Liderança servidora nas vendas e logística do Lidl - Regional de Sintra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Nuno Manuel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/31207
Resumo: No mundo empresarial atual, a liderança influencia diretamente o sucesso de uma organização. A empresa Lidl, alvo desta pesquisa, não é exceção, enfrentando desafios diários ligados não só à competitividade do mercado, mas também à liderança de um conjunto diversificado de colaboradores. A abordagem da liderança servidora, que coloca as necessidades dos colaboradores em primeiro plano, surge como uma resposta aos desafios enfrentados. Os líderes servidores escutam, apoiam e valorizam as suas equipas, criando um ambiente de trabalho mais motivador. A importância desta abordagem é evidente porque os colaboradores sentem que são ouvidos e valorizados, tendem a estar mais comprometidos e satisfeitos com o seu trabalho, o que se reflete positivamente no desempenho da organização (Eisenbeiss et al., 2008). Especialmente numa empresa como o Lidl, onde a procura por eficiência e qualidade é constante, a liderança servidora pode fazer a diferença, equilibrando os bons resultados com o bem-estar dos colaboradores. Este estudo visa analisar como a liderança servidora está a ser percecionada e aplicada no Lidl, particularmente na regional de Sintra, abrangendo as operações, mais especificamente nas vendas (com as suas 62 lojas) e na logística, e, em identificar áreas de melhoria para que esta abordagem possa ser ainda mais eficaz no futuro e quem sabe, ampliar a compreensão da sua relevância no setor do retalho, propondo, quando necessário, estratégias de melhoria nas práticas de liderança da empresa. Os resultados evidenciam que existe uma autoperceção de uma liderança servidora forte tanto nos chefes de vendas como nos chefes de departamento, contudo, as heteroavaliações dos chefes de loja e coordenadores de área demonstram existir uma necessidade de melhoria nos seus líderes. O projeto de intervenção apresenta um plano de formação e determinadas ações para colmatar esses gaps. “A primeira e mais importante escolha que um líder faz é a escolha de servir, sem a qual a sua capacidade de liderar é severamente limitada.” Robert Greenleaf, 1977
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