Liderança servidora nas vendas e logística do Lidl - Regional de Sintra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/31207 |
Resumo: | No mundo empresarial atual, a liderança influencia diretamente o sucesso de uma organização. A empresa Lidl, alvo desta pesquisa, não é exceção, enfrentando desafios diários ligados não só à competitividade do mercado, mas também à liderança de um conjunto diversificado de colaboradores. A abordagem da liderança servidora, que coloca as necessidades dos colaboradores em primeiro plano, surge como uma resposta aos desafios enfrentados. Os líderes servidores escutam, apoiam e valorizam as suas equipas, criando um ambiente de trabalho mais motivador. A importância desta abordagem é evidente porque os colaboradores sentem que são ouvidos e valorizados, tendem a estar mais comprometidos e satisfeitos com o seu trabalho, o que se reflete positivamente no desempenho da organização (Eisenbeiss et al., 2008). Especialmente numa empresa como o Lidl, onde a procura por eficiência e qualidade é constante, a liderança servidora pode fazer a diferença, equilibrando os bons resultados com o bem-estar dos colaboradores. Este estudo visa analisar como a liderança servidora está a ser percecionada e aplicada no Lidl, particularmente na regional de Sintra, abrangendo as operações, mais especificamente nas vendas (com as suas 62 lojas) e na logística, e, em identificar áreas de melhoria para que esta abordagem possa ser ainda mais eficaz no futuro e quem sabe, ampliar a compreensão da sua relevância no setor do retalho, propondo, quando necessário, estratégias de melhoria nas práticas de liderança da empresa. Os resultados evidenciam que existe uma autoperceção de uma liderança servidora forte tanto nos chefes de vendas como nos chefes de departamento, contudo, as heteroavaliações dos chefes de loja e coordenadores de área demonstram existir uma necessidade de melhoria nos seus líderes. O projeto de intervenção apresenta um plano de formação e determinadas ações para colmatar esses gaps. “A primeira e mais importante escolha que um líder faz é a escolha de servir, sem a qual a sua capacidade de liderar é severamente limitada.” Robert Greenleaf, 1977 |
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Liderança servidora nas vendas e logística do Lidl - Regional de SintraGestão de operaçõesEmpresa -- CompanyVenda a retalho -- Retail saleOperationsServant leadershipNo mundo empresarial atual, a liderança influencia diretamente o sucesso de uma organização. A empresa Lidl, alvo desta pesquisa, não é exceção, enfrentando desafios diários ligados não só à competitividade do mercado, mas também à liderança de um conjunto diversificado de colaboradores. A abordagem da liderança servidora, que coloca as necessidades dos colaboradores em primeiro plano, surge como uma resposta aos desafios enfrentados. Os líderes servidores escutam, apoiam e valorizam as suas equipas, criando um ambiente de trabalho mais motivador. A importância desta abordagem é evidente porque os colaboradores sentem que são ouvidos e valorizados, tendem a estar mais comprometidos e satisfeitos com o seu trabalho, o que se reflete positivamente no desempenho da organização (Eisenbeiss et al., 2008). Especialmente numa empresa como o Lidl, onde a procura por eficiência e qualidade é constante, a liderança servidora pode fazer a diferença, equilibrando os bons resultados com o bem-estar dos colaboradores. Este estudo visa analisar como a liderança servidora está a ser percecionada e aplicada no Lidl, particularmente na regional de Sintra, abrangendo as operações, mais especificamente nas vendas (com as suas 62 lojas) e na logística, e, em identificar áreas de melhoria para que esta abordagem possa ser ainda mais eficaz no futuro e quem sabe, ampliar a compreensão da sua relevância no setor do retalho, propondo, quando necessário, estratégias de melhoria nas práticas de liderança da empresa. Os resultados evidenciam que existe uma autoperceção de uma liderança servidora forte tanto nos chefes de vendas como nos chefes de departamento, contudo, as heteroavaliações dos chefes de loja e coordenadores de área demonstram existir uma necessidade de melhoria nos seus líderes. O projeto de intervenção apresenta um plano de formação e determinadas ações para colmatar esses gaps. “A primeira e mais importante escolha que um líder faz é a escolha de servir, sem a qual a sua capacidade de liderar é severamente limitada.” Robert Greenleaf, 1977In the current business world, leadership directly influences the success of an organization. The company Lidl, the focus of this research, is no exception, facing daily challenges related not only to market competitiveness but also to leading a diverse group of employees. The servant leadership approach, which prioritizes the needs of employees, emerges as a response to these challenges. Servant leaders listen, support, and value their teams, creating a more motivating work environment. The importance of this approach is evident because employees who feel heard and valued tend to be more committed and satisfied with their work, which positively reflects on the organization's performance (Eisenbeiss et al., 2008). Especially in a company like Lidl, where the demand for efficiency and quality is constant, servant leadership can make a difference, balancing good results with the well-being of employees. This study aims to analyze how servant leadership is being perceived and applied at Lidl, in the Sintra region, covering operations, more specifically in sales (with its 62 stores) and logistics, and identifying areas for improvement so that this approach can be even more effective in the future. This might broaden the understanding of its relevance in the retail sector, proposing, when necessary, strategies to improve the company's leadership practices. The results show that there is a self-perception of strong servant leadership among sales managers and department heads, however, the assessments by store managers and area coordinators show a need for improvement in their leaders. The intervention project presents a training plan and specific actions to bridge these gaps. “The first and most important choice a leader makes is the choice to serve, without which one's capacity to lead is severely limited,” Robert Greenleaf, 19772024-02-29T11:38:28Z2023-12-14T00:00:00Z2023-12-142023-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/31207TID:203536142porFernandes, Nuno Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-03T01:16:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/31207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:14.090205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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