Envelhecimento e Terceiro Setor: a construção de inovação e competência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2245 |
Resumo: | A responsabilidade social externa das organizações de carater social é visível e imprescindível na organização dos cuidados às pessoas mais velhas. Estas organizações necessitam de desenvolver a sua responsabilidade social interna, incidindo sobre a necessidade de melhorar os processos que cuidam das suas pessoas, dos seus trabalhadores, ao mesmo tempo que as preparam para melhor providenciar serviços às pessoas mais velhas. Os crescentes e multifacetados desafios associados ao envelhecimento impelem estas organizações para uma necessidade de inovar e de desenvolver novos processos de trabalho alicerçados por trabalhadores competentes e com capacidade de construir competência coletiva. Este estudo pretender perceber como é que as organizações sociais sem fins lucrativos desenvolvem competência individual e coletiva e inovam. O objetivo desta investigação é compreender o processo de construção de competências individuais e coletivas, bem como a relevância da inovação nas organizações sociais. Esta investigação decorreu sob a forma de um estudo de caso numa organização social do Norte de Portugal. Foram desenvolvidas entrevistas estruturadas e a análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo. Os dados analisados apresentam um conjunto de competências individuais relevantes que contribuem para a construção de um perfil de um trabalhador na área social. Estas competências individuais, concretamente o trabalho em equipa, a missão institucional/ objetivos organizacionais e as competências de gestão contribuem para a construção de uma competência coletiva nas organizações sociais. Adicionalmente são apresentados os determinantes percebidos para inovar, o contributo dos colaboradores para o processo de inovação e medidas de inovação organizacional percebidas. |
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Envelhecimento e Terceiro Setor: a construção de inovação e competênciaCompetência individualCompetência coletivaInovaçãoTerceiro setorGerontologia SocialEstudo de casoIndividual competenceCollective competenceInnovationThird sectorSocial GerontologyCase studyA responsabilidade social externa das organizações de carater social é visível e imprescindível na organização dos cuidados às pessoas mais velhas. Estas organizações necessitam de desenvolver a sua responsabilidade social interna, incidindo sobre a necessidade de melhorar os processos que cuidam das suas pessoas, dos seus trabalhadores, ao mesmo tempo que as preparam para melhor providenciar serviços às pessoas mais velhas. Os crescentes e multifacetados desafios associados ao envelhecimento impelem estas organizações para uma necessidade de inovar e de desenvolver novos processos de trabalho alicerçados por trabalhadores competentes e com capacidade de construir competência coletiva. Este estudo pretender perceber como é que as organizações sociais sem fins lucrativos desenvolvem competência individual e coletiva e inovam. O objetivo desta investigação é compreender o processo de construção de competências individuais e coletivas, bem como a relevância da inovação nas organizações sociais. Esta investigação decorreu sob a forma de um estudo de caso numa organização social do Norte de Portugal. Foram desenvolvidas entrevistas estruturadas e a análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo. Os dados analisados apresentam um conjunto de competências individuais relevantes que contribuem para a construção de um perfil de um trabalhador na área social. Estas competências individuais, concretamente o trabalho em equipa, a missão institucional/ objetivos organizacionais e as competências de gestão contribuem para a construção de uma competência coletiva nas organizações sociais. Adicionalmente são apresentados os determinantes percebidos para inovar, o contributo dos colaboradores para o processo de inovação e medidas de inovação organizacional percebidas.The external social responsibility of social organizations is visible and essential in the organization of care for the elderly. These organizations need to develop their internal social responsibility, focusing on the need to improve processes that take care of their people and their workers, while preparing them to better provide services to older people. The increasing and multifaceted challenges associated with aging impel these organizations to a need to innovate and to develop new work processes based on competent workers with capacity to build collective competence. This study aims to understand how nonprofit social organizations develop individual and collective competence and innovate. The aim of this research is to understand the process of building individual and collective competences, as well as the relevance of innovation in social organizations. This research took the form of a case study in a social organization in northern Portugal. Structured interviews were developed and data analysis was performed through content analysis. The analyzed data present a set of relevant individual competences that contribute to the construction of a social worker profile. These individual skills, namely teamwork, institutional mission / organizational objectives and management skills contribute to the construction of collective competence in social organizations. Additionally, the perceived determinants for innovation, the contribution of employees to the innovation process, and perceived organizational innovation measures are presented.2019-11-14T11:49:06Z2019-07-12T00:00:00Z2019-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2245TID:202302261porPereira, Ana Sofia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-14T07:40:23Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:04.528645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A responsabilidade social externa das organizações de carater social é visível e imprescindível na organização dos cuidados às pessoas mais velhas. Estas organizações necessitam de desenvolver a sua responsabilidade social interna, incidindo sobre a necessidade de melhorar os processos que cuidam das suas pessoas, dos seus trabalhadores, ao mesmo tempo que as preparam para melhor providenciar serviços às pessoas mais velhas. Os crescentes e multifacetados desafios associados ao envelhecimento impelem estas organizações para uma necessidade de inovar e de desenvolver novos processos de trabalho alicerçados por trabalhadores competentes e com capacidade de construir competência coletiva. Este estudo pretender perceber como é que as organizações sociais sem fins lucrativos desenvolvem competência individual e coletiva e inovam. O objetivo desta investigação é compreender o processo de construção de competências individuais e coletivas, bem como a relevância da inovação nas organizações sociais. Esta investigação decorreu sob a forma de um estudo de caso numa organização social do Norte de Portugal. Foram desenvolvidas entrevistas estruturadas e a análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo. Os dados analisados apresentam um conjunto de competências individuais relevantes que contribuem para a construção de um perfil de um trabalhador na área social. Estas competências individuais, concretamente o trabalho em equipa, a missão institucional/ objetivos organizacionais e as competências de gestão contribuem para a construção de uma competência coletiva nas organizações sociais. Adicionalmente são apresentados os determinantes percebidos para inovar, o contributo dos colaboradores para o processo de inovação e medidas de inovação organizacional percebidas. |
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