A influência da estratégia de internacionalização no rebranding de uma agência de produto digital local: o caso da Untile

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria Inês e Barros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/77047
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
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spelling A influência da estratégia de internacionalização no rebranding de uma agência de produto digital local: o caso da UntileThe influence of the internationalization strategy in the rebranding of a digital product local agency: the case of UntileInternacionalizaçãoMarcaRebrandingEstratégia digitalPequena-média empresaInternationalizationBrandDigital strategySmall-medium enterprisesCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios InternacionaisAs empresas portuguesas, em particular as pequenas-médias empresas, têm tido cada vez mais a necessidade de crescimento e de expansão dados os rápidos avanços tecnológicos, uma elevada concorrência e grande procura por parte dos consumidores dos seus produtos e serviços. Para tal, as empresas recorrem à internacionalização dos seus serviços, sendo por vezes necessário repensar a estratégia das marcas para que estas se consigam adaptar aos mercados estrangeiros. Como tal, tornase pertinente a investigação do fenómeno da internacionalização, da identidade das empresas/marcas locais e da estratégia digital associada a ambos os conceitos para aceder a novos mercados. O relatório de estágio tem por base um estudo de caso, realizado numa agência de produto digital local portuguesa, e tem como principal objetivo perceber de que forma a decisão de internacionalização de uma agência local poderá ter influência na decisão de rebranding da marca, tendo como base o estudo de caso de uma agência que, para conseguir atingir o seu objetivo de se internacionalizar e adaptar aos mercados no estrangeiro, fez um rebranding completo da sua marca inicialmente estabelecida. O estudo tem como principais objetivos perceber como decorre o processo de internacionalização das empresas e de que forma a estratégia de internacionalização pode ter um papel relevante nas decisões de marca organizacional, especificamente no seu rebranding. Desta forma, exploro como os elementos fundamentais de uma marca mudam durante o processo de rebranding e tento perceber qual a influência do rebranding na construção de um plano digital de comunicação internacional. A recolha de dados partiu da minha observação direta enquanto estagiária da agência, de dados secundários obtidos através das agências parceiras no processo de rebranding e de entrevistas realizadas a um elemento-chave da agência nos processos de internacionalização e rebranding. Os dados recolhidos permitem-me concluir que a decisão de internacionalização e o respetivo processo tiveram uma forte influência na decisão de rebranding da agência deste estudo de caso em específico, que teve de se adaptar aquando da entrada em mercados internacionais.Portuguese companies, in particular small-medium companies, have increasingly needed growth and expansion due to rapid technological advances, high competition and high consumer demand for their products and services. To this end, companies resort to the internationalization of their services, and it is sometimes necessary to rethink the strategy of brands so that they can adapt to foreign markets. As such, it is important to study the phenomenon of internationalization, the identity of local companies/brands and the digital strategy associated with both concepts to access new markets. This internship report is based on a case study, carried out in a Portuguese local digital product agency, and its main objective is to understand how the decision to internationalize a local agency may influence the decision to rebrand the brand. This case study is based on an agency that, to achieve its goal of internationalizing and adapting to foreign markets, carried out a complete rebranding of its initially established brand. The study's main objectives are to understand how the internationalization process of companies takes place and how the internationalization strategy can play a relevant role in organizational brand decisions, specifically in its rebranding. As such, I explore how the fundamental elements of a brand change during the rebranding process and try to understand the influence of rebranding in the construction of a digital plan for international communication. Data collection was based on my direct observation as an intern at the agency, secondary data obtained from partner agencies in the rebranding process and interviews carried out with a key element of the agency in the internationalization and rebranding processes. The data collected allowed me to conclude that the internationalization decision and the respective process had a strong influence on the agency's decision to rebrand in this case, which had to adapt when entering international markets.Pereira, OlgaAzevedo, António Joaquim Araújo deUniversidade do MinhoSoares, Maria Inês e Barros20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/77047por202911543info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:36.975707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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