Marketing territorial : uma estratégia para Viseu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/3334 |
Resumo: | Vivemos na era da globalização, em que as cidades desenvolvem iniciativas de promoção dos seus territórios e produtos. O marketing territorial constitui uma ferramenta essencial para ajudar o desenvolvimento sustentável dos territórios. Ele auxilia na elaboração das estratégias, na identificação de necessidades, desejos e interesses dos diferentes stakeholders, estudando os elementos essenciais para que um lugar se torne atrativo, competitivo e diferenciado. É neste contexto que devem surgir as estratégias de desenvolvimento local, pensando globalmente, agindo localmente, considerando o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida e a imagem do território. A presente investigação focar-se-á no estudo de um caso em particular, o desenvolvimento de Viseu, através do marketing territorial e a consequente utilização de ferramentas para implementar uma estratégia de marketing assente no branding territorial. O projeto segue uma abordagem metodológica qualitativa, sustentada em entrevistas semiestruturadas em profundidade, realizadas a entidades públicas e privadas da região, que contribuem no desenvolvimento e visibilidade de Viseu. Os objetivos desta investigação são, portanto, a criação de uma estratégia para Viseu, compreendendo as principais caraterísticas definidoras e o potencial do território, tornando-o mais atrativo para os residentes, turistas e investidores. |
id |
RCAP_40975d19c1e731d9839c3cd2c9ecf65e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3334 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing territorial : uma estratégia para ViseuMarketing TerritorialMarcaDesenvolvimento SustentávelComunicaçãoPlaneamento EstratégicoViseuTerritorial marketingstrategic planningBranddevelopmentsustainable developmentcommunicationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoVivemos na era da globalização, em que as cidades desenvolvem iniciativas de promoção dos seus territórios e produtos. O marketing territorial constitui uma ferramenta essencial para ajudar o desenvolvimento sustentável dos territórios. Ele auxilia na elaboração das estratégias, na identificação de necessidades, desejos e interesses dos diferentes stakeholders, estudando os elementos essenciais para que um lugar se torne atrativo, competitivo e diferenciado. É neste contexto que devem surgir as estratégias de desenvolvimento local, pensando globalmente, agindo localmente, considerando o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida e a imagem do território. A presente investigação focar-se-á no estudo de um caso em particular, o desenvolvimento de Viseu, através do marketing territorial e a consequente utilização de ferramentas para implementar uma estratégia de marketing assente no branding territorial. O projeto segue uma abordagem metodológica qualitativa, sustentada em entrevistas semiestruturadas em profundidade, realizadas a entidades públicas e privadas da região, que contribuem no desenvolvimento e visibilidade de Viseu. Os objetivos desta investigação são, portanto, a criação de uma estratégia para Viseu, compreendendo as principais caraterísticas definidoras e o potencial do território, tornando-o mais atrativo para os residentes, turistas e investidores.Abstract Territorial marketing is an essential tool to support the sustainable development of territories. It assists in the preparation of strategies, to identify needs, wants and interests of different stakeholders and studies the essentials elements that make a place attractive, competitive and differentiated. In this context, local development strategies should emerge, by thinking globally, acting locally, considering the sustainable development, quality of life and the image of the territory. This research will be focused on the study of a particular case, which is the development of Viseu through the branding and territorial marketing as well as the most important tools for the development of a marketing strategy. This project will follow a qualitative approach, supported in semi-structured in-depth interviews conducted with public and private entities in the region, contributing for the development and visibility of Viseu. Therefore, the goals of this research are: the creation of a strategy for Viseu, understanding the key defining characteristics and the potential of the territory, making it more attractive for residents, tourists and investors.Ferreira, IvoneRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPinto, Cláudia da Conceição Lameira2016-09-07T14:34:23Z2016-03-302016-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3334TID:201240513porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:42Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:24.020718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing territorial : uma estratégia para Viseu |
title |
Marketing territorial : uma estratégia para Viseu |
spellingShingle |
Marketing territorial : uma estratégia para Viseu Pinto, Cláudia da Conceição Lameira Marketing Territorial Marca Desenvolvimento Sustentável Comunicação Planeamento Estratégico Viseu Territorial marketing strategic planning Brand development sustainable development communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Marketing territorial : uma estratégia para Viseu |
title_full |
Marketing territorial : uma estratégia para Viseu |
title_fullStr |
Marketing territorial : uma estratégia para Viseu |
title_full_unstemmed |
Marketing territorial : uma estratégia para Viseu |
title_sort |
Marketing territorial : uma estratégia para Viseu |
author |
Pinto, Cláudia da Conceição Lameira |
author_facet |
Pinto, Cláudia da Conceição Lameira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Ivone Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Cláudia da Conceição Lameira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Territorial Marca Desenvolvimento Sustentável Comunicação Planeamento Estratégico Viseu Territorial marketing strategic planning Brand development sustainable development communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Marketing Territorial Marca Desenvolvimento Sustentável Comunicação Planeamento Estratégico Viseu Territorial marketing strategic planning Brand development sustainable development communication Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Vivemos na era da globalização, em que as cidades desenvolvem iniciativas de promoção dos seus territórios e produtos. O marketing territorial constitui uma ferramenta essencial para ajudar o desenvolvimento sustentável dos territórios. Ele auxilia na elaboração das estratégias, na identificação de necessidades, desejos e interesses dos diferentes stakeholders, estudando os elementos essenciais para que um lugar se torne atrativo, competitivo e diferenciado. É neste contexto que devem surgir as estratégias de desenvolvimento local, pensando globalmente, agindo localmente, considerando o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida e a imagem do território. A presente investigação focar-se-á no estudo de um caso em particular, o desenvolvimento de Viseu, através do marketing territorial e a consequente utilização de ferramentas para implementar uma estratégia de marketing assente no branding territorial. O projeto segue uma abordagem metodológica qualitativa, sustentada em entrevistas semiestruturadas em profundidade, realizadas a entidades públicas e privadas da região, que contribuem no desenvolvimento e visibilidade de Viseu. Os objetivos desta investigação são, portanto, a criação de uma estratégia para Viseu, compreendendo as principais caraterísticas definidoras e o potencial do território, tornando-o mais atrativo para os residentes, turistas e investidores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-07T14:34:23Z 2016-03-30 2016-03-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/3334 TID:201240513 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/3334 |
identifier_str_mv |
TID:201240513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130891096686592 |