Marketing territorial : uma estratégia para Viseu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Cláudia da Conceição Lameira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/3334
Resumo: Vivemos na era da globalização, em que as cidades desenvolvem iniciativas de promoção dos seus territórios e produtos. O marketing territorial constitui uma ferramenta essencial para ajudar o desenvolvimento sustentável dos territórios. Ele auxilia na elaboração das estratégias, na identificação de necessidades, desejos e interesses dos diferentes stakeholders, estudando os elementos essenciais para que um lugar se torne atrativo, competitivo e diferenciado. É neste contexto que devem surgir as estratégias de desenvolvimento local, pensando globalmente, agindo localmente, considerando o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida e a imagem do território. A presente investigação focar-se-á no estudo de um caso em particular, o desenvolvimento de Viseu, através do marketing territorial e a consequente utilização de ferramentas para implementar uma estratégia de marketing assente no branding territorial. O projeto segue uma abordagem metodológica qualitativa, sustentada em entrevistas semiestruturadas em profundidade, realizadas a entidades públicas e privadas da região, que contribuem no desenvolvimento e visibilidade de Viseu. Os objetivos desta investigação são, portanto, a criação de uma estratégia para Viseu, compreendendo as principais caraterísticas definidoras e o potencial do território, tornando-o mais atrativo para os residentes, turistas e investidores.
id RCAP_40975d19c1e731d9839c3cd2c9ecf65e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3334
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing territorial : uma estratégia para ViseuMarketing TerritorialMarcaDesenvolvimento SustentávelComunicaçãoPlaneamento EstratégicoViseuTerritorial marketingstrategic planningBranddevelopmentsustainable developmentcommunicationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoVivemos na era da globalização, em que as cidades desenvolvem iniciativas de promoção dos seus territórios e produtos. O marketing territorial constitui uma ferramenta essencial para ajudar o desenvolvimento sustentável dos territórios. Ele auxilia na elaboração das estratégias, na identificação de necessidades, desejos e interesses dos diferentes stakeholders, estudando os elementos essenciais para que um lugar se torne atrativo, competitivo e diferenciado. É neste contexto que devem surgir as estratégias de desenvolvimento local, pensando globalmente, agindo localmente, considerando o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida e a imagem do território. A presente investigação focar-se-á no estudo de um caso em particular, o desenvolvimento de Viseu, através do marketing territorial e a consequente utilização de ferramentas para implementar uma estratégia de marketing assente no branding territorial. O projeto segue uma abordagem metodológica qualitativa, sustentada em entrevistas semiestruturadas em profundidade, realizadas a entidades públicas e privadas da região, que contribuem no desenvolvimento e visibilidade de Viseu. Os objetivos desta investigação são, portanto, a criação de uma estratégia para Viseu, compreendendo as principais caraterísticas definidoras e o potencial do território, tornando-o mais atrativo para os residentes, turistas e investidores.Abstract Territorial marketing is an essential tool to support the sustainable development of territories. It assists in the preparation of strategies, to identify needs, wants and interests of different stakeholders and studies the essentials elements that make a place attractive, competitive and differentiated. In this context, local development strategies should emerge, by thinking globally, acting locally, considering the sustainable development, quality of life and the image of the territory. This research will be focused on the study of a particular case, which is the development of Viseu through the branding and territorial marketing as well as the most important tools for the development of a marketing strategy. This project will follow a qualitative approach, supported in semi-structured in-depth interviews conducted with public and private entities in the region, contributing for the development and visibility of Viseu. Therefore, the goals of this research are: the creation of a strategy for Viseu, understanding the key defining characteristics and the potential of the territory, making it more attractive for residents, tourists and investors.Ferreira, IvoneRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPinto, Cláudia da Conceição Lameira2016-09-07T14:34:23Z2016-03-302016-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3334TID:201240513porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:42Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:24.020718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing territorial : uma estratégia para Viseu
title Marketing territorial : uma estratégia para Viseu
spellingShingle Marketing territorial : uma estratégia para Viseu
Pinto, Cláudia da Conceição Lameira
Marketing Territorial
Marca
Desenvolvimento Sustentável
Comunicação
Planeamento Estratégico
Viseu
Territorial marketing
strategic planning
Brand
development
sustainable development
communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Marketing territorial : uma estratégia para Viseu
title_full Marketing territorial : uma estratégia para Viseu
title_fullStr Marketing territorial : uma estratégia para Viseu
title_full_unstemmed Marketing territorial : uma estratégia para Viseu
title_sort Marketing territorial : uma estratégia para Viseu
author Pinto, Cláudia da Conceição Lameira
author_facet Pinto, Cláudia da Conceição Lameira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Ivone
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Cláudia da Conceição Lameira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Territorial
Marca
Desenvolvimento Sustentável
Comunicação
Planeamento Estratégico
Viseu
Territorial marketing
strategic planning
Brand
development
sustainable development
communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Marketing Territorial
Marca
Desenvolvimento Sustentável
Comunicação
Planeamento Estratégico
Viseu
Territorial marketing
strategic planning
Brand
development
sustainable development
communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Vivemos na era da globalização, em que as cidades desenvolvem iniciativas de promoção dos seus territórios e produtos. O marketing territorial constitui uma ferramenta essencial para ajudar o desenvolvimento sustentável dos territórios. Ele auxilia na elaboração das estratégias, na identificação de necessidades, desejos e interesses dos diferentes stakeholders, estudando os elementos essenciais para que um lugar se torne atrativo, competitivo e diferenciado. É neste contexto que devem surgir as estratégias de desenvolvimento local, pensando globalmente, agindo localmente, considerando o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida e a imagem do território. A presente investigação focar-se-á no estudo de um caso em particular, o desenvolvimento de Viseu, através do marketing territorial e a consequente utilização de ferramentas para implementar uma estratégia de marketing assente no branding territorial. O projeto segue uma abordagem metodológica qualitativa, sustentada em entrevistas semiestruturadas em profundidade, realizadas a entidades públicas e privadas da região, que contribuem no desenvolvimento e visibilidade de Viseu. Os objetivos desta investigação são, portanto, a criação de uma estratégia para Viseu, compreendendo as principais caraterísticas definidoras e o potencial do território, tornando-o mais atrativo para os residentes, turistas e investidores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-07T14:34:23Z
2016-03-30
2016-03-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/3334
TID:201240513
url http://hdl.handle.net/10400.19/3334
identifier_str_mv TID:201240513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130891096686592