Adaptação de brinquedos para crianças com multideficiências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/11159 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Biomédica |
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Adaptação de brinquedos para crianças com multideficiênciasCrianças com multideficiênciaReabilitaçãoProduto de apoioBrincarPDADispositivos móveisDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia BiomédicaA realidade das crianças com incapacidades pode ser bastante extenuante para as próprias, e para as pessoas com quem estas convivem. Desta forma a FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) e o Centro de Medicina Física e Reabilitação do Alcoitão uniram esforços para o desenvolvimento de uma plataforma, que esperamos represente uma contribuição significativa no campo da reabilitação e no processo de aproximação das crianças com multideficiência dos seus pares, no desempenho das suas atividades, sobretudo no brincar. A utilização de dispositivos do tipo PDA (Personal Digital Assistant) como tablets e smartphones é cada vez mais comum, quer como dispositivo de dia-a-dia, quer como recurso terapêutico. Assim a nossa proposta é constituída pelo PDA e por dois tipos de módulos de interação. Um com capacidade de receber e inputs de botões, e retransmitilos ao PDA; outro com capacidade de interpretar sinais enviados pelo PDA e desta forma produzir outputs, ligando e desligando por exemplo brinquedos. Estes módulos podem revolucionar o modo de brincar das crianças pois com eles, mesmo pequenos estímulos por parte da criança, podem gerar complexas interações dos brinquedos. Isto é conseguido através da utilização de dois módulos de Bluetooth, conectando os botões nas portas lógicas do primeiro módulo e o(s) brinquedo(s) no segundo. No módulo de botões, todas as alterações dos portos lógicos são enviadas para o PDA. No módulo de brinquedos, por meio do PDA, mudamos o estado lógico dos portos do módulo, que através de eletrónica ligam e desligam os brinquedos. Estes módulos podem ser usados por apps desenhadas especificamente para as crianças e para o seu processo de reabilitação; ampliando assim a área de interação do PDA, melhorando a sua acessibilidade, e o seu aspeto lúdico!Faculdade de Ciências e TecnologiaVieira, Pedro Manuel CardosoQuaresma, CláudiaRUNProença, João Pedro da Silva Gouveia2014-01-24T10:40:36Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11159TID:201763435porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:45:31Zoai:run.unl.pt:10362/11159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:06.140523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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