Contributos da literatura para a infância e do trabalho por projeto na promoção da literacia ambiental no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Metela, Beatriz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silveira, Susana, Teixeira, Filomena
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47688
Resumo: A sensibilização ambiental é uma etapa essencial no desenvolvimento da literacia ambiental em crianças. A sua participação ativa em processos de construção de saberes e hábitos ambientalmente sustentáveis, abre novos caminhos a aprendizagens significativas. A literatura para a infância, pela sua capacidade de criar redes de sentido sobre a realidade, joga um papel de ancoragem no processo educativo. Com base nestes pressupostos desenvolveu-se um projeto de investigação de natureza qualitativa com o objetivo de reconhecer as potencialidades da literatura para a infância na promoção da sensibilização ambiental. O estudo centrou-se na metodologia de trabalho por projeto com uma turma do 4° ano de escolaridade, cujas dinâmicas se baseavam no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. A questão inicial procurou potenciar o efeito de inter-relação das três dimensões do projeto "Poderá a literatura para a infância, aliada à metedologia de trabalho por projeto, contribuir para o desenvolvimento da literacia ambiental em crianças de uma turma de 1.ºCEB? O ponto de partida do projeto foi a leitura do livro "Planeta Azul?" de Isabel de Magalhães. As crianças planificaram e implementaram, cooperativamente, as diversas fases: pesquisaram, selecionaram e analisaram informação sobre factos ambientais e sociais; elaboraram e apresentaram cartazes informativos; produziram e ilustraram pequenos textos compilados num livro de turma. A análise do processo e dos resultados expressos nos textos produzidos permitiu reconhecer que as crianças compreenderam as problemáticas ambientais em análise e a premência da adoção de hábitos ambientalmente sustentáveis. Conclui-se que as crianças, ao se envolverem com as tarefas por elas assumidas, desenvolveram capacidades investigativas e argumentativas necessárias a um/a cidadão/ã competente, responsável e informado/a, bem como competências intrínsecas à literacia ambiental.
id RCAP_40c05f25b4778b0c66af6fa3402b6c3a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47688
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da literatura para a infância e do trabalho por projeto na promoção da literacia ambiental no 1.º ciclo do ensino básicoLiteratura para a infânciaMovimento da Escola ModernaMetodologia de Trabalho por ProjetoLiteracia ambientalLiterature for childhoodProject-Based MethodologyModern School MovementEnvironmental LiteracyA sensibilização ambiental é uma etapa essencial no desenvolvimento da literacia ambiental em crianças. A sua participação ativa em processos de construção de saberes e hábitos ambientalmente sustentáveis, abre novos caminhos a aprendizagens significativas. A literatura para a infância, pela sua capacidade de criar redes de sentido sobre a realidade, joga um papel de ancoragem no processo educativo. Com base nestes pressupostos desenvolveu-se um projeto de investigação de natureza qualitativa com o objetivo de reconhecer as potencialidades da literatura para a infância na promoção da sensibilização ambiental. O estudo centrou-se na metodologia de trabalho por projeto com uma turma do 4° ano de escolaridade, cujas dinâmicas se baseavam no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. A questão inicial procurou potenciar o efeito de inter-relação das três dimensões do projeto "Poderá a literatura para a infância, aliada à metedologia de trabalho por projeto, contribuir para o desenvolvimento da literacia ambiental em crianças de uma turma de 1.ºCEB? O ponto de partida do projeto foi a leitura do livro "Planeta Azul?" de Isabel de Magalhães. As crianças planificaram e implementaram, cooperativamente, as diversas fases: pesquisaram, selecionaram e analisaram informação sobre factos ambientais e sociais; elaboraram e apresentaram cartazes informativos; produziram e ilustraram pequenos textos compilados num livro de turma. A análise do processo e dos resultados expressos nos textos produzidos permitiu reconhecer que as crianças compreenderam as problemáticas ambientais em análise e a premência da adoção de hábitos ambientalmente sustentáveis. Conclui-se que as crianças, ao se envolverem com as tarefas por elas assumidas, desenvolveram capacidades investigativas e argumentativas necessárias a um/a cidadão/ã competente, responsável e informado/a, bem como competências intrínsecas à literacia ambiental.Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de CoimbraRepositório ComumMetela, BeatrizSilveira, SusanaTeixeira, Filomena2023-10-30T16:02:41Z20222022-01-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:09:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:09:04Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da literatura para a infância e do trabalho por projeto na promoção da literacia ambiental no 1.º ciclo do ensino básico
title Contributos da literatura para a infância e do trabalho por projeto na promoção da literacia ambiental no 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Contributos da literatura para a infância e do trabalho por projeto na promoção da literacia ambiental no 1.º ciclo do ensino básico
Metela, Beatriz
Literatura para a infância
Movimento da Escola Moderna
Metodologia de Trabalho por Projeto
Literacia ambiental
Literature for childhood
Project-Based Methodology
Modern School Movement
Environmental Literacy
title_short Contributos da literatura para a infância e do trabalho por projeto na promoção da literacia ambiental no 1.º ciclo do ensino básico
title_full Contributos da literatura para a infância e do trabalho por projeto na promoção da literacia ambiental no 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Contributos da literatura para a infância e do trabalho por projeto na promoção da literacia ambiental no 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Contributos da literatura para a infância e do trabalho por projeto na promoção da literacia ambiental no 1.º ciclo do ensino básico
title_sort Contributos da literatura para a infância e do trabalho por projeto na promoção da literacia ambiental no 1.º ciclo do ensino básico
author Metela, Beatriz
author_facet Metela, Beatriz
Silveira, Susana
Teixeira, Filomena
author_role author
author2 Silveira, Susana
Teixeira, Filomena
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Metela, Beatriz
Silveira, Susana
Teixeira, Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura para a infância
Movimento da Escola Moderna
Metodologia de Trabalho por Projeto
Literacia ambiental
Literature for childhood
Project-Based Methodology
Modern School Movement
Environmental Literacy
topic Literatura para a infância
Movimento da Escola Moderna
Metodologia de Trabalho por Projeto
Literacia ambiental
Literature for childhood
Project-Based Methodology
Modern School Movement
Environmental Literacy
description A sensibilização ambiental é uma etapa essencial no desenvolvimento da literacia ambiental em crianças. A sua participação ativa em processos de construção de saberes e hábitos ambientalmente sustentáveis, abre novos caminhos a aprendizagens significativas. A literatura para a infância, pela sua capacidade de criar redes de sentido sobre a realidade, joga um papel de ancoragem no processo educativo. Com base nestes pressupostos desenvolveu-se um projeto de investigação de natureza qualitativa com o objetivo de reconhecer as potencialidades da literatura para a infância na promoção da sensibilização ambiental. O estudo centrou-se na metodologia de trabalho por projeto com uma turma do 4° ano de escolaridade, cujas dinâmicas se baseavam no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. A questão inicial procurou potenciar o efeito de inter-relação das três dimensões do projeto "Poderá a literatura para a infância, aliada à metedologia de trabalho por projeto, contribuir para o desenvolvimento da literacia ambiental em crianças de uma turma de 1.ºCEB? O ponto de partida do projeto foi a leitura do livro "Planeta Azul?" de Isabel de Magalhães. As crianças planificaram e implementaram, cooperativamente, as diversas fases: pesquisaram, selecionaram e analisaram informação sobre factos ambientais e sociais; elaboraram e apresentaram cartazes informativos; produziram e ilustraram pequenos textos compilados num livro de turma. A análise do processo e dos resultados expressos nos textos produzidos permitiu reconhecer que as crianças compreenderam as problemáticas ambientais em análise e a premência da adoção de hábitos ambientalmente sustentáveis. Conclui-se que as crianças, ao se envolverem com as tarefas por elas assumidas, desenvolveram capacidades investigativas e argumentativas necessárias a um/a cidadão/ã competente, responsável e informado/a, bem como competências intrínsecas à literacia ambiental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-10-30T16:02:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47688
url http://hdl.handle.net/10400.26/47688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546171450654720