Contributos da literatura para a infância e do trabalho por projeto na promoção da literacia ambiental no 1.º ciclo do ensino básico
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47688 |
Resumo: | A sensibilização ambiental é uma etapa essencial no desenvolvimento da literacia ambiental em crianças. A sua participação ativa em processos de construção de saberes e hábitos ambientalmente sustentáveis, abre novos caminhos a aprendizagens significativas. A literatura para a infância, pela sua capacidade de criar redes de sentido sobre a realidade, joga um papel de ancoragem no processo educativo. Com base nestes pressupostos desenvolveu-se um projeto de investigação de natureza qualitativa com o objetivo de reconhecer as potencialidades da literatura para a infância na promoção da sensibilização ambiental. O estudo centrou-se na metodologia de trabalho por projeto com uma turma do 4° ano de escolaridade, cujas dinâmicas se baseavam no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. A questão inicial procurou potenciar o efeito de inter-relação das três dimensões do projeto "Poderá a literatura para a infância, aliada à metedologia de trabalho por projeto, contribuir para o desenvolvimento da literacia ambiental em crianças de uma turma de 1.ºCEB? O ponto de partida do projeto foi a leitura do livro "Planeta Azul?" de Isabel de Magalhães. As crianças planificaram e implementaram, cooperativamente, as diversas fases: pesquisaram, selecionaram e analisaram informação sobre factos ambientais e sociais; elaboraram e apresentaram cartazes informativos; produziram e ilustraram pequenos textos compilados num livro de turma. A análise do processo e dos resultados expressos nos textos produzidos permitiu reconhecer que as crianças compreenderam as problemáticas ambientais em análise e a premência da adoção de hábitos ambientalmente sustentáveis. Conclui-se que as crianças, ao se envolverem com as tarefas por elas assumidas, desenvolveram capacidades investigativas e argumentativas necessárias a um/a cidadão/ã competente, responsável e informado/a, bem como competências intrínsecas à literacia ambiental. |
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Contributos da literatura para a infância e do trabalho por projeto na promoção da literacia ambiental no 1.º ciclo do ensino básicoLiteratura para a infânciaMovimento da Escola ModernaMetodologia de Trabalho por ProjetoLiteracia ambientalLiterature for childhoodProject-Based MethodologyModern School MovementEnvironmental LiteracyA sensibilização ambiental é uma etapa essencial no desenvolvimento da literacia ambiental em crianças. A sua participação ativa em processos de construção de saberes e hábitos ambientalmente sustentáveis, abre novos caminhos a aprendizagens significativas. A literatura para a infância, pela sua capacidade de criar redes de sentido sobre a realidade, joga um papel de ancoragem no processo educativo. Com base nestes pressupostos desenvolveu-se um projeto de investigação de natureza qualitativa com o objetivo de reconhecer as potencialidades da literatura para a infância na promoção da sensibilização ambiental. O estudo centrou-se na metodologia de trabalho por projeto com uma turma do 4° ano de escolaridade, cujas dinâmicas se baseavam no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. A questão inicial procurou potenciar o efeito de inter-relação das três dimensões do projeto "Poderá a literatura para a infância, aliada à metedologia de trabalho por projeto, contribuir para o desenvolvimento da literacia ambiental em crianças de uma turma de 1.ºCEB? O ponto de partida do projeto foi a leitura do livro "Planeta Azul?" de Isabel de Magalhães. As crianças planificaram e implementaram, cooperativamente, as diversas fases: pesquisaram, selecionaram e analisaram informação sobre factos ambientais e sociais; elaboraram e apresentaram cartazes informativos; produziram e ilustraram pequenos textos compilados num livro de turma. A análise do processo e dos resultados expressos nos textos produzidos permitiu reconhecer que as crianças compreenderam as problemáticas ambientais em análise e a premência da adoção de hábitos ambientalmente sustentáveis. Conclui-se que as crianças, ao se envolverem com as tarefas por elas assumidas, desenvolveram capacidades investigativas e argumentativas necessárias a um/a cidadão/ã competente, responsável e informado/a, bem como competências intrínsecas à literacia ambiental.Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de CoimbraRepositório ComumMetela, BeatrizSilveira, SusanaTeixeira, Filomena2023-10-30T16:02:41Z20222022-01-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:09:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:09:04Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A sensibilização ambiental é uma etapa essencial no desenvolvimento da literacia ambiental em crianças. A sua participação ativa em processos de construção de saberes e hábitos ambientalmente sustentáveis, abre novos caminhos a aprendizagens significativas. A literatura para a infância, pela sua capacidade de criar redes de sentido sobre a realidade, joga um papel de ancoragem no processo educativo. Com base nestes pressupostos desenvolveu-se um projeto de investigação de natureza qualitativa com o objetivo de reconhecer as potencialidades da literatura para a infância na promoção da sensibilização ambiental. O estudo centrou-se na metodologia de trabalho por projeto com uma turma do 4° ano de escolaridade, cujas dinâmicas se baseavam no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. A questão inicial procurou potenciar o efeito de inter-relação das três dimensões do projeto "Poderá a literatura para a infância, aliada à metedologia de trabalho por projeto, contribuir para o desenvolvimento da literacia ambiental em crianças de uma turma de 1.ºCEB? O ponto de partida do projeto foi a leitura do livro "Planeta Azul?" de Isabel de Magalhães. As crianças planificaram e implementaram, cooperativamente, as diversas fases: pesquisaram, selecionaram e analisaram informação sobre factos ambientais e sociais; elaboraram e apresentaram cartazes informativos; produziram e ilustraram pequenos textos compilados num livro de turma. A análise do processo e dos resultados expressos nos textos produzidos permitiu reconhecer que as crianças compreenderam as problemáticas ambientais em análise e a premência da adoção de hábitos ambientalmente sustentáveis. Conclui-se que as crianças, ao se envolverem com as tarefas por elas assumidas, desenvolveram capacidades investigativas e argumentativas necessárias a um/a cidadão/ã competente, responsável e informado/a, bem como competências intrínsecas à literacia ambiental. |
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