Análise da usabilidade de um sistema de gestão documental em consultoria empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, João Alberto Caldas Canedo Mateus
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/32391
Resumo: A Solução de Gestão de Documentos em análise debruça-se com problemas de Usabilidade. Esta intervenção, inserida no âmbito de um relatório de estágio, pretende endereçar essa problemática, tendo como referência os seguintes objetivos: primeiro, uma melhoria da Usabilidade e da Experiência do Utilizador da solução; segundo, desenhar uma interface e uma experiência que melhore significativamente a Usabilidade referida anteriormente e terceiro, produção de uma referência de futuro quer para o produto quer para o meio académico. Ao longo do Mestrado em Design de Interação frequentado no IADE – Universidade Europeia foram adquiridas competências sobre metodologias de design de interação, Design Thinking, Experiência do Utilizador e Usabilidade que tiveram como base o estudo, metodologias os conteúdos desenvolvidos por autores de referência, nomeadamente Ben Schneiderman (1997), Jacob Nielsen (1999) e Don Norman (2013). Os avanços sociais no estudo das emoções nas ciências comportamentais, permitem-nos hoje aferir que a forma como estas afetam o ser humano a nível cognitivo (positivamente e negativamente) faz com que possam moldar e estar diretamente relacionadas com a forma como os utilizadores interagem com sistemas. Desta forma, a análise da Solução de Gestão de Documentos apresentada neste documento, centrar-se-á na medição da sua Usabilidade e Experiência do Utilizador como lecionadas à luz das boas práticas inerentes a estas temáticas. Pretende-se assim que ao melhorar a Usabilidade e a Experiência do Utilizador, a interação por parte do utilizador também melhore, dado serem duas características que geram vantagem competitiva.
id RCAP_40ca277b6f4d8d7d81aafb2dd7eac6db
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/32391
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da usabilidade de um sistema de gestão documental em consultoria empresarialUsabilidadeUser experienceDesign de interaçãoSistema de gestão documentalUser centered designRelatório de estágioA Solução de Gestão de Documentos em análise debruça-se com problemas de Usabilidade. Esta intervenção, inserida no âmbito de um relatório de estágio, pretende endereçar essa problemática, tendo como referência os seguintes objetivos: primeiro, uma melhoria da Usabilidade e da Experiência do Utilizador da solução; segundo, desenhar uma interface e uma experiência que melhore significativamente a Usabilidade referida anteriormente e terceiro, produção de uma referência de futuro quer para o produto quer para o meio académico. Ao longo do Mestrado em Design de Interação frequentado no IADE – Universidade Europeia foram adquiridas competências sobre metodologias de design de interação, Design Thinking, Experiência do Utilizador e Usabilidade que tiveram como base o estudo, metodologias os conteúdos desenvolvidos por autores de referência, nomeadamente Ben Schneiderman (1997), Jacob Nielsen (1999) e Don Norman (2013). Os avanços sociais no estudo das emoções nas ciências comportamentais, permitem-nos hoje aferir que a forma como estas afetam o ser humano a nível cognitivo (positivamente e negativamente) faz com que possam moldar e estar diretamente relacionadas com a forma como os utilizadores interagem com sistemas. Desta forma, a análise da Solução de Gestão de Documentos apresentada neste documento, centrar-se-á na medição da sua Usabilidade e Experiência do Utilizador como lecionadas à luz das boas práticas inerentes a estas temáticas. Pretende-se assim que ao melhorar a Usabilidade e a Experiência do Utilizador, a interação por parte do utilizador também melhore, dado serem duas características que geram vantagem competitiva.The Document Management under review addresses usability issues. This intervention, inserted in the scope of an internship report, aims to address this problem, having as reference the following objectives: first, a significant improvement in the Usability and User Experience of the solution; secondly, to design an interface and experience that significantly improves the aforementioned Usability; and third, to produce a future reference for both the product and academia. Throughout the M.Sc. in Interaction Design attended at IADE - Universidade Europeia, skills were acquired on Interaction Design, Design Thinking, User Experience and Usability based on the study, methodologies and contents developed by reference authors, namely Ben Schneiderman (1997), Jacob Nielsen (1999) and Don Norman (2013). Social advances in the study of emotions in the behavioral sciences, allow us today to assess that the way they affect the human being at a cognitive level (positively and negatively) allows them to shape and be directly related to the way users interact with a particular system. Thus, the analysis of the Document Management Solution presented in this document, will focus on measuring its Usability and User Experience as taught regarding good practices inherent to such subjects. It is therefore intended that by improving Usability and User Experience, this solution will provide a more attractive and enjoyable interface for user interaction, as these features are an asset to stand out from its competitors.Pernencar, CláudiaRepositório ComumMarques, João Alberto Caldas Canedo Mateus2020-05-26T17:17:08Z2020-03-01T00:00:00Z2020-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32391202483118pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/32391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:26.471868Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da usabilidade de um sistema de gestão documental em consultoria empresarial
title Análise da usabilidade de um sistema de gestão documental em consultoria empresarial
spellingShingle Análise da usabilidade de um sistema de gestão documental em consultoria empresarial
Marques, João Alberto Caldas Canedo Mateus
Usabilidade
User experience
Design de interação
Sistema de gestão documental
User centered design
Relatório de estágio
title_short Análise da usabilidade de um sistema de gestão documental em consultoria empresarial
title_full Análise da usabilidade de um sistema de gestão documental em consultoria empresarial
title_fullStr Análise da usabilidade de um sistema de gestão documental em consultoria empresarial
title_full_unstemmed Análise da usabilidade de um sistema de gestão documental em consultoria empresarial
title_sort Análise da usabilidade de um sistema de gestão documental em consultoria empresarial
author Marques, João Alberto Caldas Canedo Mateus
author_facet Marques, João Alberto Caldas Canedo Mateus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pernencar, Cláudia
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, João Alberto Caldas Canedo Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Usabilidade
User experience
Design de interação
Sistema de gestão documental
User centered design
Relatório de estágio
topic Usabilidade
User experience
Design de interação
Sistema de gestão documental
User centered design
Relatório de estágio
description A Solução de Gestão de Documentos em análise debruça-se com problemas de Usabilidade. Esta intervenção, inserida no âmbito de um relatório de estágio, pretende endereçar essa problemática, tendo como referência os seguintes objetivos: primeiro, uma melhoria da Usabilidade e da Experiência do Utilizador da solução; segundo, desenhar uma interface e uma experiência que melhore significativamente a Usabilidade referida anteriormente e terceiro, produção de uma referência de futuro quer para o produto quer para o meio académico. Ao longo do Mestrado em Design de Interação frequentado no IADE – Universidade Europeia foram adquiridas competências sobre metodologias de design de interação, Design Thinking, Experiência do Utilizador e Usabilidade que tiveram como base o estudo, metodologias os conteúdos desenvolvidos por autores de referência, nomeadamente Ben Schneiderman (1997), Jacob Nielsen (1999) e Don Norman (2013). Os avanços sociais no estudo das emoções nas ciências comportamentais, permitem-nos hoje aferir que a forma como estas afetam o ser humano a nível cognitivo (positivamente e negativamente) faz com que possam moldar e estar diretamente relacionadas com a forma como os utilizadores interagem com sistemas. Desta forma, a análise da Solução de Gestão de Documentos apresentada neste documento, centrar-se-á na medição da sua Usabilidade e Experiência do Utilizador como lecionadas à luz das boas práticas inerentes a estas temáticas. Pretende-se assim que ao melhorar a Usabilidade e a Experiência do Utilizador, a interação por parte do utilizador também melhore, dado serem duas características que geram vantagem competitiva.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-26T17:17:08Z
2020-03-01T00:00:00Z
2020-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/32391
202483118
url http://hdl.handle.net/10400.26/32391
identifier_str_mv 202483118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130001441816576