A queixa na saúde : "sólida... ou a desfazer-se no ar... ?"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/4110 |
Resumo: | Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 21 (2000). - p. 11-32 |
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A queixa na saúde : "sólida... ou a desfazer-se no ar... ?"Direito à saúde - PortugalCidadania - PortugalServiços nacionais de saúde - Reclamações - Portugal - SetúbalServiços nacionais de saúde - Portugal - SetúbalPolítica de saúde - PortugalIntervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 21 (2000). - p. 11-32O artigo faz parte da minha tese de Mestrado em Serviço Social que tem por título "A Ilusão do Direito à Saúde " e por temática a política de saúde nacional, analisada a partir das reclamações dos utentes dos Centros de Saúde da Sub-Região de Saúde de Setúbal, isto é, existentes no Gabinete do Utente que é um Serviço de reclamações. No ponto de vista do utente, o Gabinete do Utente é um serviço que contribui para a legitimação dos seus direitos de cidadania na saúde ou, pelo contrário, é um serviço controlador e hegemónico da instituição e dos próprios profissionais que a servem? Como forma de participação na saúde, qual é a função útil da reclamação/queixa? Que legitimidade e visibilidade tem? Que capacidade de decisão têm tido os queixosos na protecção da sua saúde, na participação e controlo dos seus serviços? Será a reclamação um meio pelo qual se exerce o direito que os indivíduos e a comunidade têm de participar na definição da política de saúde e no controlo do funcionamento dos serviços? E uma forma de mediação na modernidade (Estado /Sociedade /poder /dominação) ? Como se estabelece a relação comando - obediência? Há um espaço de participação no sentido da satisfação das necessidades da população envolvida, ou não?2018-08-08T10:12:09Z2018-08-081999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4110http://hdl.handle.net/11067/4110porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria Teresa Nobre Loução, 1948-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:49:09Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:30.652208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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