Uma webrádio para a Universidade de Aveiro: a perspetiva dos docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12396 |
Resumo: | Este projeto teve como motivação o estudo e a observação da pertinência de um conceito de webrádio orientada para a comunidade da Universidade de Aveiro (UA). Esse estudo foca-se na perspetiva dos docentes da UA e tem como objetivo principal a conceção, prototipagem e implementação de uma webrádio experimental, no contexto da Universidade de Aveiro, recorrendo às tecnologias da Web 2.0, de acordo com os interesses e necessidades referentes ao público-alvo em estudo. No âmbito deste estudo foi criado e aplicado um questionário de suporte à caracterização da webrádio e após a realização de um conjunto de emissões experimentais, foi aplicado um outro questionário tendo por objetivo analisar o grau de interesse e de satisfação do público-alvo com o modelo adotado e com os conteúdos disponibilizados. As principais conclusões deste estudo são encorajadoras dado que se constatou que o público-alvo (docentes) ainda que não tenha enraizado o hábito de escutar webrádio, considera este meio como um potencial comunicacional e educacional a explorar no seio da comunidade universitária de Aveiro, bem como a criação e utilização de podcasts de cariz pedagógico a incluir na implementação de uma webrádio na UA. |
id |
RCAP_40d0d4631ebac17b257ebf931d93c3d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/12396 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma webrádio para a Universidade de Aveiro: a perspetiva dos docentesComunicação multimédiaRádio - Internet - Universidade de Aveiro (Portugal)Sociedade da informaçãoRecursos na InternetWeb 2.0Este projeto teve como motivação o estudo e a observação da pertinência de um conceito de webrádio orientada para a comunidade da Universidade de Aveiro (UA). Esse estudo foca-se na perspetiva dos docentes da UA e tem como objetivo principal a conceção, prototipagem e implementação de uma webrádio experimental, no contexto da Universidade de Aveiro, recorrendo às tecnologias da Web 2.0, de acordo com os interesses e necessidades referentes ao público-alvo em estudo. No âmbito deste estudo foi criado e aplicado um questionário de suporte à caracterização da webrádio e após a realização de um conjunto de emissões experimentais, foi aplicado um outro questionário tendo por objetivo analisar o grau de interesse e de satisfação do público-alvo com o modelo adotado e com os conteúdos disponibilizados. As principais conclusões deste estudo são encorajadoras dado que se constatou que o público-alvo (docentes) ainda que não tenha enraizado o hábito de escutar webrádio, considera este meio como um potencial comunicacional e educacional a explorar no seio da comunidade universitária de Aveiro, bem como a criação e utilização de podcasts de cariz pedagógico a incluir na implementação de uma webrádio na UA.This project was motivated by the observation and study of the relevance of a concept of community-oriented webradio University of Aveiro (UA). This study focuses on the perspective of teachers and the UA’s main objective is the design, prototyping and implementation of an experimental webradio in the context of the University of Aveiro, using the Web 2.0 technologies, according to the interests and needs regarding audience in the study. The new possibilities and interactions caused by radio migration in to the internet were important subject of study in the investigation of the radiomorfose phenomenon. Within this study was created and applied a questionnaire support the characterization webradio and after conducting a series of experimental broadcasts, another questionnaire was applied with the aim to analyze the degree of interest and satisfaction of the audience with the model adopted and the content provided. The main conclusions of this study are encouraging because it found that the target audience (teachers) still has not rooted in the habit of listening to webradio, sees this as a potential means of communication and education to explore within the university community of Aveiro and as the creation and use of podcasts in pedagogical support to include the implementation of a webradio in UA.Universidade de Aveiro2014-06-04T18:08:06Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12396TID:201593220porDias, Sara Miguel Limasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:35Zoai:ria.ua.pt:10773/12396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:35.539803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma webrádio para a Universidade de Aveiro: a perspetiva dos docentes |
title |
Uma webrádio para a Universidade de Aveiro: a perspetiva dos docentes |
spellingShingle |
Uma webrádio para a Universidade de Aveiro: a perspetiva dos docentes Dias, Sara Miguel Limas Comunicação multimédia Rádio - Internet - Universidade de Aveiro (Portugal) Sociedade da informação Recursos na Internet Web 2.0 |
title_short |
Uma webrádio para a Universidade de Aveiro: a perspetiva dos docentes |
title_full |
Uma webrádio para a Universidade de Aveiro: a perspetiva dos docentes |
title_fullStr |
Uma webrádio para a Universidade de Aveiro: a perspetiva dos docentes |
title_full_unstemmed |
Uma webrádio para a Universidade de Aveiro: a perspetiva dos docentes |
title_sort |
Uma webrádio para a Universidade de Aveiro: a perspetiva dos docentes |
author |
Dias, Sara Miguel Limas |
author_facet |
Dias, Sara Miguel Limas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Sara Miguel Limas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação multimédia Rádio - Internet - Universidade de Aveiro (Portugal) Sociedade da informação Recursos na Internet Web 2.0 |
topic |
Comunicação multimédia Rádio - Internet - Universidade de Aveiro (Portugal) Sociedade da informação Recursos na Internet Web 2.0 |
description |
Este projeto teve como motivação o estudo e a observação da pertinência de um conceito de webrádio orientada para a comunidade da Universidade de Aveiro (UA). Esse estudo foca-se na perspetiva dos docentes da UA e tem como objetivo principal a conceção, prototipagem e implementação de uma webrádio experimental, no contexto da Universidade de Aveiro, recorrendo às tecnologias da Web 2.0, de acordo com os interesses e necessidades referentes ao público-alvo em estudo. No âmbito deste estudo foi criado e aplicado um questionário de suporte à caracterização da webrádio e após a realização de um conjunto de emissões experimentais, foi aplicado um outro questionário tendo por objetivo analisar o grau de interesse e de satisfação do público-alvo com o modelo adotado e com os conteúdos disponibilizados. As principais conclusões deste estudo são encorajadoras dado que se constatou que o público-alvo (docentes) ainda que não tenha enraizado o hábito de escutar webrádio, considera este meio como um potencial comunicacional e educacional a explorar no seio da comunidade universitária de Aveiro, bem como a criação e utilização de podcasts de cariz pedagógico a incluir na implementação de uma webrádio na UA. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-06-04T18:08:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/12396 TID:201593220 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/12396 |
identifier_str_mv |
TID:201593220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137536589692928 |