Conhecer as extensões da esfera dos média: Testando conhecimentos a partir de um quiz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Fábio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moura, Pedro Filipe Ribeiro de, Santos, Luís António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/56036
Resumo: A avaliação dos conhecimentos sobre os média é uma atividade em crescimento, mesmo havendo poucos consensos sobre o que medir e como o fazer. Os questionários são, contudo, comummente usados. Neste artigo problematizam-se os principais resultados de um quiz sobre o mundo dos média, no qual participaram 48 jogadores. Esta experiência permitiu constatar indícios de (re)conhecimentos sobre os média, testando o jogo enquanto instrumento de investigação. Os resultados sugerem que as questões envolvendo imagens foram mais facilmente reconhecidas, sobretudo se comparadas com as perguntas que usavam sons. É também possível falar de símbolos “universais” e de conteúdos cuja similitude de formas originou respostas aproximadas. O quiz e a competição com outrem revelaram-se particularmente úteis na promoção do empenho dos respondentes.
id RCAP_40d46a519c34ecd99b977bc2c8d4d7e0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56036
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecer as extensões da esfera dos média: Testando conhecimentos a partir de um quizUnderstanding the media sphere’s extensions: Testing knowledge by a quizConocer las extensiones de la esfera de los medios: Testeando conocimientos a partir de un quizentretenimentoavaliaçãoaprendizagemjogopesquisaentertainmentevaluationlearninggameresearchCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA avaliação dos conhecimentos sobre os média é uma atividade em crescimento, mesmo havendo poucos consensos sobre o que medir e como o fazer. Os questionários são, contudo, comummente usados. Neste artigo problematizam-se os principais resultados de um quiz sobre o mundo dos média, no qual participaram 48 jogadores. Esta experiência permitiu constatar indícios de (re)conhecimentos sobre os média, testando o jogo enquanto instrumento de investigação. Os resultados sugerem que as questões envolvendo imagens foram mais facilmente reconhecidas, sobretudo se comparadas com as perguntas que usavam sons. É também possível falar de símbolos “universais” e de conteúdos cuja similitude de formas originou respostas aproximadas. O quiz e a competição com outrem revelaram-se particularmente úteis na promoção do empenho dos respondentes.The evaluation of knowledges regarding the media sphere is a growing activity, despite little consensus about how to do it. Notwithstanding these uncertainties, surveys are regularly used. This article presents the main outcomes of a quiz about the media. The game was played by 48 youngsters and adults. This experience sought to explore what people recognize in the media sphere and how can a game help in the task of assessing it. The analysis suggests that positive answers were mostly found among visual-based questions, in contrast to the ones related to sounds. This research also suggests the existence of “universal symbols”, recognizable by (almost) everyone. As a research method, the quiz was helpful to foster engagement, particularly when it became a one-o-one challenge.La evaluación de los conocimientos sobre los medios es una actividad en crecimiento, aunque haya pocos consensos sobre qué medir y cómo hacerlo. Los cuestionarios se utilizan comúnmente. En este artículo se cuestionan los principales resultados de un concurso sobre el mundo de los medios, en el que participaron 48 jugadores. Esta experiencia permitió constatar indicios de (re) conocimientos sobre los medios, probando el juego como instrumento de investigación. Los resultados sugieren que las cuestiones relacionadas con las imágenes fueron más fácilmente reconocidas, sobre todo si se comparan con las preguntas que usaban sonidos. Es también posible hablar de símbolos "universales" y de contenidos cuya similitud de formas originó respuestas aproximadas. El concurso y la competencia con otros se revelaron particularmente útiles en la promoción del compromiso de los encuestados.info:eu-repo/semantics/publishedVersionCentro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL)Universidade do MinhoRibeiro, FábioMoura, Pedro Filipe Ribeiro deSantos, Luís António2018-072018-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56036por1390-10791390-924Xhttp://revistachasqui.org/index.php/chasqui/article/view/3397info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:02.166060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecer as extensões da esfera dos média: Testando conhecimentos a partir de um quiz
Understanding the media sphere’s extensions: Testing knowledge by a quiz
Conocer las extensiones de la esfera de los medios: Testeando conocimientos a partir de un quiz
title Conhecer as extensões da esfera dos média: Testando conhecimentos a partir de um quiz
spellingShingle Conhecer as extensões da esfera dos média: Testando conhecimentos a partir de um quiz
Ribeiro, Fábio
entretenimento
avaliação
aprendizagem
jogo
pesquisa
entertainment
evaluation
learning
game
research
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Conhecer as extensões da esfera dos média: Testando conhecimentos a partir de um quiz
title_full Conhecer as extensões da esfera dos média: Testando conhecimentos a partir de um quiz
title_fullStr Conhecer as extensões da esfera dos média: Testando conhecimentos a partir de um quiz
title_full_unstemmed Conhecer as extensões da esfera dos média: Testando conhecimentos a partir de um quiz
title_sort Conhecer as extensões da esfera dos média: Testando conhecimentos a partir de um quiz
author Ribeiro, Fábio
author_facet Ribeiro, Fábio
Moura, Pedro Filipe Ribeiro de
Santos, Luís António
author_role author
author2 Moura, Pedro Filipe Ribeiro de
Santos, Luís António
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Fábio
Moura, Pedro Filipe Ribeiro de
Santos, Luís António
dc.subject.por.fl_str_mv entretenimento
avaliação
aprendizagem
jogo
pesquisa
entertainment
evaluation
learning
game
research
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic entretenimento
avaliação
aprendizagem
jogo
pesquisa
entertainment
evaluation
learning
game
research
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A avaliação dos conhecimentos sobre os média é uma atividade em crescimento, mesmo havendo poucos consensos sobre o que medir e como o fazer. Os questionários são, contudo, comummente usados. Neste artigo problematizam-se os principais resultados de um quiz sobre o mundo dos média, no qual participaram 48 jogadores. Esta experiência permitiu constatar indícios de (re)conhecimentos sobre os média, testando o jogo enquanto instrumento de investigação. Os resultados sugerem que as questões envolvendo imagens foram mais facilmente reconhecidas, sobretudo se comparadas com as perguntas que usavam sons. É também possível falar de símbolos “universais” e de conteúdos cuja similitude de formas originou respostas aproximadas. O quiz e a competição com outrem revelaram-se particularmente úteis na promoção do empenho dos respondentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07
2018-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/56036
url http://hdl.handle.net/1822/56036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1390-1079
1390-924X
http://revistachasqui.org/index.php/chasqui/article/view/3397
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL)
publisher.none.fl_str_mv Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132703276138496