Ensino básico de canto: quais as estratégias utilizadas pelos professores a nível nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33288 |
Resumo: | Este projeto tem como objetivo a obtenção de um conjunto de estratégias de ensino que auxilie os docentes de canto no lecionamento de aulas a alunos que se encontrem no período de mudança vocal. Aqui serão apresentados os diversos constituintes do trato vocal e o seu funcionamento, bem como alguns aspetos específicos da produção de voz cantada segundo a técnica erudita e segundo a técnica do teatro musical. Será também abordada a adolescência e as mudanças físicas e psicológicas que se verificam durante a mesma, nomeadamente a nível da voz, e as diferenças observadas entre o sexo masculino e feminino. Por fim será explorado o ensino do canto, com especial foco no ensino vocal durante a puberdade. |
id |
RCAP_40d6a58d4d10c69f12fa37a2db95add8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/33288 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino básico de canto: quais as estratégias utilizadas pelos professores a nível nacionalPedagogia vocalCantoTécnicas vocaisAdolescênciaPuberdadeIdentidadeMudança de vozHormonas na puberdadeEnsino de cantoEste projeto tem como objetivo a obtenção de um conjunto de estratégias de ensino que auxilie os docentes de canto no lecionamento de aulas a alunos que se encontrem no período de mudança vocal. Aqui serão apresentados os diversos constituintes do trato vocal e o seu funcionamento, bem como alguns aspetos específicos da produção de voz cantada segundo a técnica erudita e segundo a técnica do teatro musical. Será também abordada a adolescência e as mudanças físicas e psicológicas que se verificam durante a mesma, nomeadamente a nível da voz, e as diferenças observadas entre o sexo masculino e feminino. Por fim será explorado o ensino do canto, com especial foco no ensino vocal durante a puberdade.This project aims to achieve a set of teaching strategies to help singing lecturers in the teaching of lessons focused on students who are undergoing their voice change period. The various constituents of the vocal tract and their functioning will be herein presented, as well as some specific aspects of the production of the sung voice according to the classical technique and the musical theatre technique. Adolescence and the physical and psychological changes that occur during this period will also be discussed, in particular in terms of the voice, and the differences observed between the male and female gender. Finally, the teaching of singing will be explored, with special focus on vocal teaching during puberty.2022-02-25T09:50:57Z2021-06-01T00:00:00Z2021-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33288porSeco, Andreia Vanessa Tomásinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:59Zoai:ria.ua.pt:10773/33288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:43.607585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino básico de canto: quais as estratégias utilizadas pelos professores a nível nacional |
title |
Ensino básico de canto: quais as estratégias utilizadas pelos professores a nível nacional |
spellingShingle |
Ensino básico de canto: quais as estratégias utilizadas pelos professores a nível nacional Seco, Andreia Vanessa Tomás Pedagogia vocal Canto Técnicas vocais Adolescência Puberdade Identidade Mudança de voz Hormonas na puberdade Ensino de canto |
title_short |
Ensino básico de canto: quais as estratégias utilizadas pelos professores a nível nacional |
title_full |
Ensino básico de canto: quais as estratégias utilizadas pelos professores a nível nacional |
title_fullStr |
Ensino básico de canto: quais as estratégias utilizadas pelos professores a nível nacional |
title_full_unstemmed |
Ensino básico de canto: quais as estratégias utilizadas pelos professores a nível nacional |
title_sort |
Ensino básico de canto: quais as estratégias utilizadas pelos professores a nível nacional |
author |
Seco, Andreia Vanessa Tomás |
author_facet |
Seco, Andreia Vanessa Tomás |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seco, Andreia Vanessa Tomás |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia vocal Canto Técnicas vocais Adolescência Puberdade Identidade Mudança de voz Hormonas na puberdade Ensino de canto |
topic |
Pedagogia vocal Canto Técnicas vocais Adolescência Puberdade Identidade Mudança de voz Hormonas na puberdade Ensino de canto |
description |
Este projeto tem como objetivo a obtenção de um conjunto de estratégias de ensino que auxilie os docentes de canto no lecionamento de aulas a alunos que se encontrem no período de mudança vocal. Aqui serão apresentados os diversos constituintes do trato vocal e o seu funcionamento, bem como alguns aspetos específicos da produção de voz cantada segundo a técnica erudita e segundo a técnica do teatro musical. Será também abordada a adolescência e as mudanças físicas e psicológicas que se verificam durante a mesma, nomeadamente a nível da voz, e as diferenças observadas entre o sexo masculino e feminino. Por fim será explorado o ensino do canto, com especial foco no ensino vocal durante a puberdade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01T00:00:00Z 2021-06 2022-02-25T09:50:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/33288 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/33288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137702593953792 |