Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rodrigo Manuel Barra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25731
Resumo: A Prática de Ensino Supervisionada (PES) apresentada neste relatório foi realizada durante o ano letivo 2017/2018, no âmbito do mestrado em Ensino de Música na variante de Música de Conjunto. Nela foram envolvidas turmas do curso de Iniciação Musical e do Curso Básico de Instrumento da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. A trabalho de pesquisa aqui apresentado visa a seleção e criação de um reportório de vocalizos que, no âmbito de um aquecimento vocal, desenvolva nos coralistas a capacidade de cantar a vozes. De acordo com a investigação que nos é solicitada no âmbito da PES, este trabalho enquadra-se num modelo de ação educativa tendo em vista a aplicação de materiais e ferramentas didáticas em sala de aula. Além das aulas lecionadas, a PES envolveu a organização e participação em atividades extracurriculares com carácter informativo e performativo
id RCAP_a0b3938a7d18bcf19d2df06b80d4aeab
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25731
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozesCoroAquecimento vocalCantar a vozesA Prática de Ensino Supervisionada (PES) apresentada neste relatório foi realizada durante o ano letivo 2017/2018, no âmbito do mestrado em Ensino de Música na variante de Música de Conjunto. Nela foram envolvidas turmas do curso de Iniciação Musical e do Curso Básico de Instrumento da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. A trabalho de pesquisa aqui apresentado visa a seleção e criação de um reportório de vocalizos que, no âmbito de um aquecimento vocal, desenvolva nos coralistas a capacidade de cantar a vozes. De acordo com a investigação que nos é solicitada no âmbito da PES, este trabalho enquadra-se num modelo de ação educativa tendo em vista a aplicação de materiais e ferramentas didáticas em sala de aula. Além das aulas lecionadas, a PES envolveu a organização e participação em atividades extracurriculares com carácter informativo e performativoThe Practice of Supervised Teaching (PST) presented in this report was conducted throughout the 2017/2018 academic year, as part of the master's programme in Music Education in the Ensemble Music variant. The PST was made with classes of the course of Musical Initiation and of the Basic Course of Instrument of the Art School of the Conservatory of Music of Coimbra. The research work presented here aims the selection and creation of a repertoire of vocalizations that, in the context of a vocal warm-up, develops in choristers the ability to part-singing. According to the requested research in the context of the PST, this document fits into a model of educational action bearing in mind the application of teaching materials and tools in the classroom. In addition of the classes taught, the PST involved the organization and participation in multiple performative and informative extracurricular activities2019-04-10T08:41:32Z2018-10-19T00:00:00Z2018-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25731TID:202241033porCarvalho, Rodrigo Manuel Barrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:52Zoai:ria.ua.pt:10773/25731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:53.320548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes
title Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes
spellingShingle Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes
Carvalho, Rodrigo Manuel Barra
Coro
Aquecimento vocal
Cantar a vozes
title_short Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes
title_full Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes
title_fullStr Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes
title_full_unstemmed Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes
title_sort Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes
author Carvalho, Rodrigo Manuel Barra
author_facet Carvalho, Rodrigo Manuel Barra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Manuel Barra
dc.subject.por.fl_str_mv Coro
Aquecimento vocal
Cantar a vozes
topic Coro
Aquecimento vocal
Cantar a vozes
description A Prática de Ensino Supervisionada (PES) apresentada neste relatório foi realizada durante o ano letivo 2017/2018, no âmbito do mestrado em Ensino de Música na variante de Música de Conjunto. Nela foram envolvidas turmas do curso de Iniciação Musical e do Curso Básico de Instrumento da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. A trabalho de pesquisa aqui apresentado visa a seleção e criação de um reportório de vocalizos que, no âmbito de um aquecimento vocal, desenvolva nos coralistas a capacidade de cantar a vozes. De acordo com a investigação que nos é solicitada no âmbito da PES, este trabalho enquadra-se num modelo de ação educativa tendo em vista a aplicação de materiais e ferramentas didáticas em sala de aula. Além das aulas lecionadas, a PES envolveu a organização e participação em atividades extracurriculares com carácter informativo e performativo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-19T00:00:00Z
2018-10-19
2019-04-10T08:41:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25731
TID:202241033
url http://hdl.handle.net/10773/25731
identifier_str_mv TID:202241033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137643325292544