Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25731 |
Resumo: | A Prática de Ensino Supervisionada (PES) apresentada neste relatório foi realizada durante o ano letivo 2017/2018, no âmbito do mestrado em Ensino de Música na variante de Música de Conjunto. Nela foram envolvidas turmas do curso de Iniciação Musical e do Curso Básico de Instrumento da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. A trabalho de pesquisa aqui apresentado visa a seleção e criação de um reportório de vocalizos que, no âmbito de um aquecimento vocal, desenvolva nos coralistas a capacidade de cantar a vozes. De acordo com a investigação que nos é solicitada no âmbito da PES, este trabalho enquadra-se num modelo de ação educativa tendo em vista a aplicação de materiais e ferramentas didáticas em sala de aula. Além das aulas lecionadas, a PES envolveu a organização e participação em atividades extracurriculares com carácter informativo e performativo |
id |
RCAP_a0b3938a7d18bcf19d2df06b80d4aeab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/25731 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozesCoroAquecimento vocalCantar a vozesA Prática de Ensino Supervisionada (PES) apresentada neste relatório foi realizada durante o ano letivo 2017/2018, no âmbito do mestrado em Ensino de Música na variante de Música de Conjunto. Nela foram envolvidas turmas do curso de Iniciação Musical e do Curso Básico de Instrumento da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. A trabalho de pesquisa aqui apresentado visa a seleção e criação de um reportório de vocalizos que, no âmbito de um aquecimento vocal, desenvolva nos coralistas a capacidade de cantar a vozes. De acordo com a investigação que nos é solicitada no âmbito da PES, este trabalho enquadra-se num modelo de ação educativa tendo em vista a aplicação de materiais e ferramentas didáticas em sala de aula. Além das aulas lecionadas, a PES envolveu a organização e participação em atividades extracurriculares com carácter informativo e performativoThe Practice of Supervised Teaching (PST) presented in this report was conducted throughout the 2017/2018 academic year, as part of the master's programme in Music Education in the Ensemble Music variant. The PST was made with classes of the course of Musical Initiation and of the Basic Course of Instrument of the Art School of the Conservatory of Music of Coimbra. The research work presented here aims the selection and creation of a repertoire of vocalizations that, in the context of a vocal warm-up, develops in choristers the ability to part-singing. According to the requested research in the context of the PST, this document fits into a model of educational action bearing in mind the application of teaching materials and tools in the classroom. In addition of the classes taught, the PST involved the organization and participation in multiple performative and informative extracurricular activities2019-04-10T08:41:32Z2018-10-19T00:00:00Z2018-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25731TID:202241033porCarvalho, Rodrigo Manuel Barrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:52Zoai:ria.ua.pt:10773/25731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:53.320548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes |
title |
Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes |
spellingShingle |
Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes Carvalho, Rodrigo Manuel Barra Coro Aquecimento vocal Cantar a vozes |
title_short |
Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes |
title_full |
Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes |
title_fullStr |
Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes |
title_full_unstemmed |
Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes |
title_sort |
Aquecimento vocal: exercícios para desenvolver a capacidade de cantar a vozes |
author |
Carvalho, Rodrigo Manuel Barra |
author_facet |
Carvalho, Rodrigo Manuel Barra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Manuel Barra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coro Aquecimento vocal Cantar a vozes |
topic |
Coro Aquecimento vocal Cantar a vozes |
description |
A Prática de Ensino Supervisionada (PES) apresentada neste relatório foi realizada durante o ano letivo 2017/2018, no âmbito do mestrado em Ensino de Música na variante de Música de Conjunto. Nela foram envolvidas turmas do curso de Iniciação Musical e do Curso Básico de Instrumento da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. A trabalho de pesquisa aqui apresentado visa a seleção e criação de um reportório de vocalizos que, no âmbito de um aquecimento vocal, desenvolva nos coralistas a capacidade de cantar a vozes. De acordo com a investigação que nos é solicitada no âmbito da PES, este trabalho enquadra-se num modelo de ação educativa tendo em vista a aplicação de materiais e ferramentas didáticas em sala de aula. Além das aulas lecionadas, a PES envolveu a organização e participação em atividades extracurriculares com carácter informativo e performativo |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-19T00:00:00Z 2018-10-19 2019-04-10T08:41:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/25731 TID:202241033 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/25731 |
identifier_str_mv |
TID:202241033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137643325292544 |