The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shehadeh, Amal
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Amado, Héctor, Morales, Miguel, Hernández, Rocael, Guetl, Christian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7823
Resumo: Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"
id RCAP_40da49fed74a1f7a694d1760aa676afb
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7823
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challengesCloud-based servicesMassive online learningService compositionService orchestrationCompatibilityServiços baseados na nuvemAprendizagem online massivaComposição de serviçosOrquestração de serviçosCompatibilidadeNúmero especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"MOOCs have become a widely used form of online education offering open education. Cloud-based tools are broadly used for business and private purposes, and can also enrich learning experiences and engage learners. In this paper, we pursue the original ideal of c-MOOCs and explore the advantages and issues – on both the teaching and the technological dimensions - of using cloud-based tools in a MOOC setting. To this end we have conducted research as part of the MOOC Maker project combining a literature survey and the instrument of questionnaires among the project partners. Our findings reveal advantages, such as enlarging the variety of learning activities and outsourcing of services. The drawbacks include security and privacy issues plus the effort involved in administering several external tools.Os MOOCs tornaram-se uma forma amplamente utilizada de educação online que permite levar a cabo uma oferta de educação aberta. As ferramentas baseadas na nuvem, que são amplamente utilizadas para fins comerciais e particulares, também podem enriquecer as experiências de aprendizagem e promover o envolvimento dos estudantes. Neste artigo perseguimos o ideal original dos c-MOOCs e exploramos as vantagens e os problemas - tanto ao nível do ensino como no que diz respeito às dimensões tecnológicas - da utilização de ferramentas baseadas na nuvem num ambiente MOOC. Com esta finalidade, realizámos pesquisas (como parte do projeto MOOC Maker) combinando revisão de literatura e aplicação de questionários entre os parceiros do projeto. Os nossos resultados revelam vantagens, como ampliar a variedade de atividades de aprendizagem e a terceirização de serviços. As desvantagens incluem questões de segurança e privacidade, além do esforço envolvido na administração de várias ferramentas externas.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoShehadeh, AmalAmado, HéctorMorales, MiguelHernández, RocaelGuetl, Christian2019-01-04T16:00:22Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7823porShehadeh, Amal; [et. al.] - The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 23-402182-4967https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp23-40info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:02.423997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges
title The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges
spellingShingle The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges
Shehadeh, Amal
Cloud-based services
Massive online learning
Service composition
Service orchestration
Compatibility
Serviços baseados na nuvem
Aprendizagem online massiva
Composição de serviços
Orquestração de serviços
Compatibilidade
title_short The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges
title_full The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges
title_fullStr The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges
title_full_unstemmed The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges
title_sort The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges
author Shehadeh, Amal
author_facet Shehadeh, Amal
Amado, Héctor
Morales, Miguel
Hernández, Rocael
Guetl, Christian
author_role author
author2 Amado, Héctor
Morales, Miguel
Hernández, Rocael
Guetl, Christian
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Shehadeh, Amal
Amado, Héctor
Morales, Miguel
Hernández, Rocael
Guetl, Christian
dc.subject.por.fl_str_mv Cloud-based services
Massive online learning
Service composition
Service orchestration
Compatibility
Serviços baseados na nuvem
Aprendizagem online massiva
Composição de serviços
Orquestração de serviços
Compatibilidade
topic Cloud-based services
Massive online learning
Service composition
Service orchestration
Compatibility
Serviços baseados na nuvem
Aprendizagem online massiva
Composição de serviços
Orquestração de serviços
Compatibilidade
description Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-01-04T16:00:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7823
url http://hdl.handle.net/10400.2/7823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Shehadeh, Amal; [et. al.] - The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 23-40
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp23-40
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135059370835968