The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/7823 |
Resumo: | Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional" |
id |
RCAP_40da49fed74a1f7a694d1760aa676afb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7823 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challengesCloud-based servicesMassive online learningService compositionService orchestrationCompatibilityServiços baseados na nuvemAprendizagem online massivaComposição de serviçosOrquestração de serviçosCompatibilidadeNúmero especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"MOOCs have become a widely used form of online education offering open education. Cloud-based tools are broadly used for business and private purposes, and can also enrich learning experiences and engage learners. In this paper, we pursue the original ideal of c-MOOCs and explore the advantages and issues – on both the teaching and the technological dimensions - of using cloud-based tools in a MOOC setting. To this end we have conducted research as part of the MOOC Maker project combining a literature survey and the instrument of questionnaires among the project partners. Our findings reveal advantages, such as enlarging the variety of learning activities and outsourcing of services. The drawbacks include security and privacy issues plus the effort involved in administering several external tools.Os MOOCs tornaram-se uma forma amplamente utilizada de educação online que permite levar a cabo uma oferta de educação aberta. As ferramentas baseadas na nuvem, que são amplamente utilizadas para fins comerciais e particulares, também podem enriquecer as experiências de aprendizagem e promover o envolvimento dos estudantes. Neste artigo perseguimos o ideal original dos c-MOOCs e exploramos as vantagens e os problemas - tanto ao nível do ensino como no que diz respeito às dimensões tecnológicas - da utilização de ferramentas baseadas na nuvem num ambiente MOOC. Com esta finalidade, realizámos pesquisas (como parte do projeto MOOC Maker) combinando revisão de literatura e aplicação de questionários entre os parceiros do projeto. Os nossos resultados revelam vantagens, como ampliar a variedade de atividades de aprendizagem e a terceirização de serviços. As desvantagens incluem questões de segurança e privacidade, além do esforço envolvido na administração de várias ferramentas externas.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoShehadeh, AmalAmado, HéctorMorales, MiguelHernández, RocaelGuetl, Christian2019-01-04T16:00:22Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7823porShehadeh, Amal; [et. al.] - The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 23-402182-4967https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp23-40info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:02.423997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges |
title |
The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges |
spellingShingle |
The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges Shehadeh, Amal Cloud-based services Massive online learning Service composition Service orchestration Compatibility Serviços baseados na nuvem Aprendizagem online massiva Composição de serviços Orquestração de serviços Compatibilidade |
title_short |
The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges |
title_full |
The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges |
title_fullStr |
The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges |
title_full_unstemmed |
The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges |
title_sort |
The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges |
author |
Shehadeh, Amal |
author_facet |
Shehadeh, Amal Amado, Héctor Morales, Miguel Hernández, Rocael Guetl, Christian |
author_role |
author |
author2 |
Amado, Héctor Morales, Miguel Hernández, Rocael Guetl, Christian |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Shehadeh, Amal Amado, Héctor Morales, Miguel Hernández, Rocael Guetl, Christian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cloud-based services Massive online learning Service composition Service orchestration Compatibility Serviços baseados na nuvem Aprendizagem online massiva Composição de serviços Orquestração de serviços Compatibilidade |
topic |
Cloud-based services Massive online learning Service composition Service orchestration Compatibility Serviços baseados na nuvem Aprendizagem online massiva Composição de serviços Orquestração de serviços Compatibilidade |
description |
Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional" |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-01-04T16:00:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/7823 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/7823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Shehadeh, Amal; [et. al.] - The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challenges. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 23-40 2182-4967 https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp23-40 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135059370835968 |