Intervenção de conservação e restauro na pintura de fingidos (marmoreados) do piso térreo do Picadeiro Real, Museu Nacional dos Coches

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Maria Margarida Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41094
Resumo: A investigação desenvolvida para a presente Dissertação, realizada durante o trabalho prático de restauro e estudo analítico da pintura de fingidos marmoreados, Stucco-Lustro a óleo, decorre no âmbito do estágio efetuado no Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches (MNC). O edifício neoclássico projetado pelo arquiteto italiano Giovanni Azzolini (1787), passou por três fases, construção/uso do imóvel, “Picadeiro” (1726 e 1766), “Picaria Real” c.1786 e “Museu dos Coches Reaes” c 1905. A execução da pintura, atribuída ao pintor Manuel José Rufino Pereira (1911-1912) corresponde às Campanhas dirigidas por Luciano Freire, como diretor do Museu Nacional dos Coches (dir.1910-1938), completando o projeto de Rosendo Carvalheira (1903-1904). O uso do espaço e envelhecimento natural do edifício, com destaque para infiltrações ascensionais, concorre para o mau estado de conservação da pintura. As principais anomalias estão relacionadas com exposição a condições adversas, de Tº e HR e sensibilidade dos constituintes da obra. Bem como, a função do espaço museológico, semi-aberto e desta forma, sujeito a grandes flutuações higrotérmicas, responsáveis pela contaminação biológica e levantamentos de estrato pictórico. A ação de restauros inadequados, evidente através de extensas manchas de repintes e lixiviação, denota adulteração de respeito estético-filológico pela obra, causando ruido visual na apreciação da pintura. O valor histórico e patrimonial e mau estado de conservação do revestimento, justificam a intervenção de restauro e estudo de análise e caracterização técnica e material, na mitigação e apreciação de fenómenos de alteração, através de FTIR-ATR, XRF e OM. Os resultados analíticos, corroborando com registos documentais, datam a obra entre finais do séc. XIX e início do séc. XX. A intervenção de restauro compreendeu: Pré-fixação da camada pictórica; Testes de solubilidade; Limpeza química e mecânica superficial (eliminar repintes, material oxidado e depósitos de sujidade); Colagem e preenchimento de fissuras e lacunas e reintegração volumétrica ao nível do suporte (ornato); Reintegração cromática; Aplicação pontual de verniz como proteção final. A implementação de estratégias conservativas permitiu restituir a funcionalidade e perpetuar no tempo, o legado deixado por D. Amélia d’Orleães e Bragança.
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A execução da pintura, atribuída ao pintor Manuel José Rufino Pereira (1911-1912) corresponde às Campanhas dirigidas por Luciano Freire, como diretor do Museu Nacional dos Coches (dir.1910-1938), completando o projeto de Rosendo Carvalheira (1903-1904). O uso do espaço e envelhecimento natural do edifício, com destaque para infiltrações ascensionais, concorre para o mau estado de conservação da pintura. As principais anomalias estão relacionadas com exposição a condições adversas, de Tº e HR e sensibilidade dos constituintes da obra. Bem como, a função do espaço museológico, semi-aberto e desta forma, sujeito a grandes flutuações higrotérmicas, responsáveis pela contaminação biológica e levantamentos de estrato pictórico. A ação de restauros inadequados, evidente através de extensas manchas de repintes e lixiviação, denota adulteração de respeito estético-filológico pela obra, causando ruido visual na apreciação da pintura. O valor histórico e patrimonial e mau estado de conservação do revestimento, justificam a intervenção de restauro e estudo de análise e caracterização técnica e material, na mitigação e apreciação de fenómenos de alteração, através de FTIR-ATR, XRF e OM. Os resultados analíticos, corroborando com registos documentais, datam a obra entre finais do séc. XIX e início do séc. XX. A intervenção de restauro compreendeu: Pré-fixação da camada pictórica; Testes de solubilidade; Limpeza química e mecânica superficial (eliminar repintes, material oxidado e depósitos de sujidade); Colagem e preenchimento de fissuras e lacunas e reintegração volumétrica ao nível do suporte (ornato); Reintegração cromática; Aplicação pontual de verniz como proteção final. A implementação de estratégias conservativas permitiu restituir a funcionalidade e perpetuar no tempo, o legado deixado por D. Amélia d’Orleães e Bragança.The research developed for the present Dissertation, carried out during the practical work of restoration and analytical study of the painting of fake marbled Stucco-Lustro in oil, takes place within the scope of the internship carried out at the Royal Riding Arena of the National Coach Museum (MNC). The neoclassical building designed by the Italian architect Giovanni Azzolini (1787), went through three phases, construction/use of the property, “Picadeiro” (1726 and 1766), “Picaria Real” c.1786 and “Museu dos Coches Reaes” c.1905. The execution of the painting, attributed to the painter Manuel José Rufino Pereira (1911-1912) corresponds to the Campaigns directed by Luciano Freire, as director of the National Coach Museum (dir.1910-1938), completing the project by Rosendo Carvalheira (1903-1904). The use of space and the natural aging of the building, especially the ascending infiltrations to which it was subjected, contributed to the poor state of conservation of the painting. The main anomalies are related to exposure to adverse conditions, of Tº and HR and sensitivity of the constituents of the work. As well as the function of the museum space, semi-open and thus subject to large hygrothermal fluctuations, responsible for biological contamination and surveys of the pictorial layer. The action of inadequate restorations, evident through large stains of repainting and leaching, denotes tampering with the aesthetic-philological respect for the work, causing visual noise in the appreciation of the painting. The historical and patrimonial value and poor state of conservation of the coating, justify the intervention of restoration and study of analysis and technical and material characterization, in the appreciation of alteration phenomena, through FTIR-ATR, XRF and OM. The analytical results, corroborating documentary records, date the work to the beginning of the 19th century. XX. The restoration intervention comprised: Pre-fixation of the pictorial layer; Solubility tests; Chemical and mechanical surface cleaning (eliminate overpainting, oxidized material, and dirt deposits); Gluing and filling cracks and gaps and volumetric reintegration at the support level (ornament); Chromatic reintegration; Punctual application of varnish as final protection. The implementation of conservative strategies made it possible to restore functionality and perpetuate in time, the legacy left by D. Amélia d'Orleães e Bragança.Mendes, Nuno Filipe CamarneiroVieira, EduardaAugusto, NunoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNunes, Maria Margarida Fernandes2023-05-11T10:27:28Z2023-01-252022-102023-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41094TID:203272234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:40Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:46.304678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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