Intervenção de conservação e restauro nos revestimentos parietais em técnica de stucco-lustro (pedra) e estuques : vestíbulo do 2º piso da Casa do Vinho Verde : Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Inês Rafaela Maciel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32900
Resumo: O projeto de estágio decorreu na Casa do Vinho Verde (palacete Silva Monteiro), pertencente à Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, sita no Porto, no âmbito do qual se programou uma intervenção de conservação e restauro dos revestimentos interiores do edifício. O trabalho de estágio incidiu na intervenção de conservação e restauro dos revestimentos parietais em pintura de fingidos de pedra (mármore) em técnica de stucco-lustro do vestíbulo do 2º piso do edifício, cronologicamente enquadrados entre finais do século XIX e as primeiras décadas do século XX. A anomalia dominante nesta obra traduziu-se na oxidação da camada final de verniz de proteção. As principais etapas no primeiro contacto com a obra foram as seguintes: registo fotográfico inicial, diagnóstico do estado de conservação, mapa de danos do conjunto de paredes e seleção das que se iam intervencionar. Numa segunda fase realizamos a recolha de amostras para análise, a proposta de tratamento e, por último, a intervenção. Foram utilizados diferentes géis dando preferência a solventes de baixa toxicidade de acordo com a metodologia de Paolo Cremonesi. A intervenção prática enquadrou-se nos princípios do Código da ética do conservador-restaurador, realizando-se vários estudos e registos sobre a obra e começando a intervenção pela pintura que se encontrava em pior estado de conservação. Por se tratarem de revestimentos com valores históricos e estéticos, foram realizados vários registos iniciais importantíssimos para uma obra considerada integrada. Este estágio possibilitou a realização do restauro de aproximadamente 80% do conjunto das paredes do vestíbulo do 2º piso, num período de três meses, tendo sido integralmente cumpridos os objetivos traçados: limpeza, preenchimento do suporte e superfície, reintegração cromática pontual e aplicação de revestimento de proteção, tendo permitido a aquisição de competências específicas da área de conservação e restauro e transversais. A intervenção permitiu devolver a leitura original à obra, restituindo a harmonia do programa decorativo do espaço original.
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A anomalia dominante nesta obra traduziu-se na oxidação da camada final de verniz de proteção. As principais etapas no primeiro contacto com a obra foram as seguintes: registo fotográfico inicial, diagnóstico do estado de conservação, mapa de danos do conjunto de paredes e seleção das que se iam intervencionar. Numa segunda fase realizamos a recolha de amostras para análise, a proposta de tratamento e, por último, a intervenção. Foram utilizados diferentes géis dando preferência a solventes de baixa toxicidade de acordo com a metodologia de Paolo Cremonesi. A intervenção prática enquadrou-se nos princípios do Código da ética do conservador-restaurador, realizando-se vários estudos e registos sobre a obra e começando a intervenção pela pintura que se encontrava em pior estado de conservação. Por se tratarem de revestimentos com valores históricos e estéticos, foram realizados vários registos iniciais importantíssimos para uma obra considerada integrada. Este estágio possibilitou a realização do restauro de aproximadamente 80% do conjunto das paredes do vestíbulo do 2º piso, num período de três meses, tendo sido integralmente cumpridos os objetivos traçados: limpeza, preenchimento do suporte e superfície, reintegração cromática pontual e aplicação de revestimento de proteção, tendo permitido a aquisição de competências específicas da área de conservação e restauro e transversais. A intervenção permitiu devolver a leitura original à obra, restituindo a harmonia do programa decorativo do espaço original.The internship project took place at the Casa do Vinho Verde know as Silva Monteiro palace, which belongs to the Viticulture Commission of the Vinho Verde Region, located in Porto, under which a conservation and restoration of the interior coatings of the building was carried out. The internship work focused on the conservation and restoration of the stucco lustro wall coatings imitating stone (marble) of the second-floor hall corridor, chronologically framed between the late nineteenth century and the first decades of the twentieth century. The most important anomaly in these coatings was the oxidation of the final protective varnish layer. In the first contact with the artwork the main steps were previous photographic record, diagnosis of the condition, damage map of the set of walls and selection of those to be restored. In a second phase we carried out the sampling for analysis, the treatment proposal and, finally, the intervention. Different gels were used giving preference to low toxicity solvents according to the Paolo Cremonesi’s methodology. The conservation-restoration work was undertaken within the Conservator-Restorer Code of Ethics. It has been decided to begin the intervention on the wall coating (painting) poorly preserved. Since these are wall coatings with historical and aesthetic values, several important initial records were made considering the relevance of this integrated heritage. This internship allowed to restore circa of 80% of the walls of the 2nd floor vestibule, in a period of three months, having been fully fulfilled the following objectives: cleaning, filling of the support and surface, punctual chromatic reintegration and final protection coating application. On a personal level, the internship was very important for the acquisition of specific and tranversal skills in the area of conservation and restoration. The intervention allowed to recover the original aesthetic reading of the painting, as well to restore the harmony of the decorative program of the room.Vieira, Eduarda Maria Martins Moreira da SilvaAlmeida, Isaura da Conceição SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMagalhães, Inês Rafaela Maciel2021-05-05T10:13:01Z2020-01-2020192020-01-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32900TID:202460428porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:27.635309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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