Confiança e uso dos media na União Europeia: Determinantes socio-mediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, J. C.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pinto-Martinho, A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27979
Resumo: Compreender quais são os factores sócio-mediáticos que impactam na confiança dos cidadãos nas autoridades locais e regionais revela-se de extrema importância, em sociedades crescentemente polarizadas. O presente trabalho pretende, através do uso de dados do Eurobarómetro, com um total de 27.746 participantes dos 28 Estados-Membro da União Europeia, contribuir para uma clarificação do papel dos media na confiança nas instituições locais e regionais. A operacionalização passa pela implementação de um modelo de regressão logística, que permita medir o impacto dos media e determinantes sócio-educacionais na confiança nestas instituições de proximidade. A demonstração empírica permitiu concluir que quem confia e usa os media tradicionais tende a ter maiores probabilidades de confiar nas autoridades locais e regionais. Estas evidências remetem-nos para a ideia de que os maiores utilizadores dos media digitais devem ser o foco de políticas públicas que visem a literacia mediática e digital. Deste combate depende a democraticidade das sociedades europeias.
id RCAP_40fc2672037a4da5fd0cb6ac527eee64
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Confiança e uso dos media na União Europeia: Determinantes socio-mediáticas da confiança nas autoridades locais e regionaisConfiança nos mediaUso dos mediaConfiança nas autoridades locais/regionaisEurobarómetroCompreender quais são os factores sócio-mediáticos que impactam na confiança dos cidadãos nas autoridades locais e regionais revela-se de extrema importância, em sociedades crescentemente polarizadas. O presente trabalho pretende, através do uso de dados do Eurobarómetro, com um total de 27.746 participantes dos 28 Estados-Membro da União Europeia, contribuir para uma clarificação do papel dos media na confiança nas instituições locais e regionais. A operacionalização passa pela implementação de um modelo de regressão logística, que permita medir o impacto dos media e determinantes sócio-educacionais na confiança nestas instituições de proximidade. A demonstração empírica permitiu concluir que quem confia e usa os media tradicionais tende a ter maiores probabilidades de confiar nas autoridades locais e regionais. Estas evidências remetem-nos para a ideia de que os maiores utilizadores dos media digitais devem ser o foco de políticas públicas que visem a literacia mediática e digital. Deste combate depende a democraticidade das sociedades europeias.Understanding which socio-media factors can impact citizens’ trust in local and regional authorities is extremely important in increasingly polarized societies. The present work aims, through the use of Eurobarometer data, with a total of 27,746 participants from the 28 Member States of the European Union, to contribute to a clarification of the role of the media in promoting trust in local and regional institutions. Operationalization involves the implementation of a logistic regression model, which makes it possible to measure the impact of the media and socio-educational determinants on trust in these proximity institutions. The empirical demonstration allowed us to conclude that those who trust and use traditional media tend more likely to trust local and regional authorities. This evidence leads us to the idea that the biggest consumers of digital media should be the focus of public policies aimed at media and digital literacy. The democracy of European societies depends on this struggle.Centro de Investigação Media e Jornalismo2023-02-20T10:17:05Z2022-01-01T00:00:00Z20222023-02-20T10:15:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27979por1645-568110.14195/2183-5462_41_9Sousa, J. C.Pinto-Martinho, A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:29:31Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:11.734016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Confiança e uso dos media na União Europeia: Determinantes socio-mediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais
title Confiança e uso dos media na União Europeia: Determinantes socio-mediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais
spellingShingle Confiança e uso dos media na União Europeia: Determinantes socio-mediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais
Sousa, J. C.
Confiança nos media
Uso dos media
Confiança nas autoridades locais/regionais
Eurobarómetro
title_short Confiança e uso dos media na União Europeia: Determinantes socio-mediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais
title_full Confiança e uso dos media na União Europeia: Determinantes socio-mediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais
title_fullStr Confiança e uso dos media na União Europeia: Determinantes socio-mediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais
title_full_unstemmed Confiança e uso dos media na União Europeia: Determinantes socio-mediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais
title_sort Confiança e uso dos media na União Europeia: Determinantes socio-mediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais
author Sousa, J. C.
author_facet Sousa, J. C.
Pinto-Martinho, A.
author_role author
author2 Pinto-Martinho, A.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, J. C.
Pinto-Martinho, A.
dc.subject.por.fl_str_mv Confiança nos media
Uso dos media
Confiança nas autoridades locais/regionais
Eurobarómetro
topic Confiança nos media
Uso dos media
Confiança nas autoridades locais/regionais
Eurobarómetro
description Compreender quais são os factores sócio-mediáticos que impactam na confiança dos cidadãos nas autoridades locais e regionais revela-se de extrema importância, em sociedades crescentemente polarizadas. O presente trabalho pretende, através do uso de dados do Eurobarómetro, com um total de 27.746 participantes dos 28 Estados-Membro da União Europeia, contribuir para uma clarificação do papel dos media na confiança nas instituições locais e regionais. A operacionalização passa pela implementação de um modelo de regressão logística, que permita medir o impacto dos media e determinantes sócio-educacionais na confiança nestas instituições de proximidade. A demonstração empírica permitiu concluir que quem confia e usa os media tradicionais tende a ter maiores probabilidades de confiar nas autoridades locais e regionais. Estas evidências remetem-nos para a ideia de que os maiores utilizadores dos media digitais devem ser o foco de políticas públicas que visem a literacia mediática e digital. Deste combate depende a democraticidade das sociedades europeias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2022
2023-02-20T10:17:05Z
2023-02-20T10:15:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/27979
url http://hdl.handle.net/10071/27979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-5681
10.14195/2183-5462_41_9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Media e Jornalismo
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Media e Jornalismo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134687670566912