A Obra Literária de Rómulo de Carvalho Subtítulo Ligação às Metas Curriculares De Física E De Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ângelo Miguel Pessoa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/92576
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_40ffc0dab5d1f5e35ed9f04079c034c5
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/92576
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Obra Literária de Rómulo de Carvalho Subtítulo Ligação às Metas Curriculares De Física E De QuímicaThe Literary Work of Rómulo de Carvalho Subtitle Link to the Curricular Goals of Physics and ChemistryAprendizagens EssenciaisPrograma de Física e Química A do 11ºanoExperiência de OerstedExperiência de FaradayRómulo de CarvalhoEssential Learning11th grade Physics and Chemistry ProgramOersted ExperienceFaraday ExperienceRómulo de CarvalhoRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e TecnologiaNas “Aprendizagens Essenciais” e no “Programa de Física e Química A do 11ºano”, de 2014, é sugerido, de um modo genérico, ao professor que realize atividades experimentais sobre a experiência de Oersted e a experiência de Faraday, em Física. Estas duas experiências e a lei de Faraday foram decisivas para o desenvolvimento tecnológico do século XIX e XX. Neste relatório encontram-se algumas das atividades experimentais que podem ser levadas a cabo, num contexto de ensino-aprendizagem, usando (e não usando) as novas tecnologias de aquisição e tratamento de dados.Para nos inteirarmos da abordagem tradicional a estas duas experiências, estudámos a obra científico-pedagógica e os artigos científicos assinados pelo sublime professor, pedagogo, historiador e poeta, Rómulo de Carvalho, e verificámos que ainda são bastante atuais e de grande utilidade para o professor, no domínio da evolução histórica dos conceitos e da pedagogia. Esta abordagem tradicional, à experiência de Oersted e de Faraday, foi, neste relatório, o princípio e o chão para novas abordagens, envolvendo o uso das novas tecnologias de informação e comunicação.No que diz respeito à Química, o mesmo estudo foi efetuado, mas, agora, generalizado (para o 3.º ciclo do ensino básico geral e o ensino secundário atuais) e tendo em consideração os respetivos programas e metas curriculares. Também aqui a obra de Rómulo de Carvalho revelou-se um auxílio importantíssimo no desenvolvimento curricular, nomeadamente nas reações de oxidação-redução, nas reações fotoquímicas, nas reações endotérmicas e exotérmicas e na cor dos compostos orgânicos.On “Aprendizagens Essenciais” and in “Programa de Física e Química A do 11ºano”, of 2014, it is suggested, generically to the teacher to perform experiments regarding Oersted and Faraday experiments in Physics class. These two experiments and Faradys law were decisive for the technologic development of XIX and XX centuries. On this report there can be found some experiments which are suitable for a teaching context, weather with the use of new technology on data acquisition and treatment or not.To understand the traditional approach for these experiments, the scientific and pedagogic work and articles of the great professor, pedagogue, historian and poet, was studied. Still it was verified that his work is still very up to date and of great use for the teacher, in an historical evolution perspective of the concepts and pedagogy. This traditional approach of the Oersted and Faraday experiments was for this report the cornerstone for new approaches, including the use of new information technology and communication.Regarding Chemistry, the same study was made, but in a general perspective (for the 3rd cycle of elementary school and also for high school) but always taking into account the respective curricular programs and goals. Also here the work of Rómulo de Carvalho turned out to be an important support for the curricular development, specifically on the subjects of the oxidation-reduction reactions, photochemical reactions, endothermic and exothermic reactions and the colour of organic compounds.2020-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/92576http://hdl.handle.net/10316/92576TID:202520285porAlves, Ângelo Miguel Pessoainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:55:45Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/92576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:11:38.585666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Obra Literária de Rómulo de Carvalho Subtítulo Ligação às Metas Curriculares De Física E De Química
The Literary Work of Rómulo de Carvalho Subtitle Link to the Curricular Goals of Physics and Chemistry
title A Obra Literária de Rómulo de Carvalho Subtítulo Ligação às Metas Curriculares De Física E De Química
spellingShingle A Obra Literária de Rómulo de Carvalho Subtítulo Ligação às Metas Curriculares De Física E De Química
Alves, Ângelo Miguel Pessoa
Aprendizagens Essenciais
Programa de Física e Química A do 11ºano
Experiência de Oersted
Experiência de Faraday
Rómulo de Carvalho
Essential Learning
11th grade Physics and Chemistry Program
Oersted Experience
Faraday Experience
Rómulo de Carvalho
title_short A Obra Literária de Rómulo de Carvalho Subtítulo Ligação às Metas Curriculares De Física E De Química
title_full A Obra Literária de Rómulo de Carvalho Subtítulo Ligação às Metas Curriculares De Física E De Química
title_fullStr A Obra Literária de Rómulo de Carvalho Subtítulo Ligação às Metas Curriculares De Física E De Química
title_full_unstemmed A Obra Literária de Rómulo de Carvalho Subtítulo Ligação às Metas Curriculares De Física E De Química
title_sort A Obra Literária de Rómulo de Carvalho Subtítulo Ligação às Metas Curriculares De Física E De Química
author Alves, Ângelo Miguel Pessoa
author_facet Alves, Ângelo Miguel Pessoa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ângelo Miguel Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagens Essenciais
Programa de Física e Química A do 11ºano
Experiência de Oersted
Experiência de Faraday
Rómulo de Carvalho
Essential Learning
11th grade Physics and Chemistry Program
Oersted Experience
Faraday Experience
Rómulo de Carvalho
topic Aprendizagens Essenciais
Programa de Física e Química A do 11ºano
Experiência de Oersted
Experiência de Faraday
Rómulo de Carvalho
Essential Learning
11th grade Physics and Chemistry Program
Oersted Experience
Faraday Experience
Rómulo de Carvalho
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/92576
http://hdl.handle.net/10316/92576
TID:202520285
url http://hdl.handle.net/10316/92576
identifier_str_mv TID:202520285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134013451927552