Redes de cooperação, ação e educação: o caso da ONGD ORBIS-cooperação e desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cosme, Djamira Moreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28440
Resumo: Nas décadas de 80 e 90, o terceiro setor ganhou um destaque muito grande devido às mudanças demográficas, económicas e sociais em Portugal e também pela importância das suas atividades na sociedade. O presente documento baseia-se na experiência de estágio curricular realizado na Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) ORBIS, e pretende analisar o papel das ONGD no âmbito da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Mais especificamente, aborda-se o papel das ONGD com base na ação da ORBIS no âmbito da promoção da educação e empoderamento de práticas conducentes a uma melhor qualidade vida nas zonas onde desenvolveu e desenvolve projetos de cooperação. O referido estágio teve o seu início no dia 15 de outubro de 2018 e término no dia 10 de junho cumprindo assim o estabelecido no acordo de protocolo de estágio assinado entre a Universidade de Aveiro e a ORBIS. Durante este período as atividades de estágio decorreram de segunda à sexta durante a manhã e a tarde, com a duração de oito horas por dia. Para a realização deste estudo adotou-se como método de recolha de dados, a entrevista semiestruturada, e foram entrevistadas um total de quatro pessoas. Este trabalho evidencia igualmente as especificidades e respetivas dificuldades das ONG e ONGD no enquadramento (jurídico) deste tipo de organizações quando comparadas com outras da Administração Pública ou do sector privado. Abarca a literatura existente sobre financiamento e (gestão de) recursos humanos – uma vez que a maioria das ONG e ONGD trabalha com recurso a trabalho voluntário e ao recrutamento informal – revela a dificuldade destas organizações na obtenção de fundos e canalização de técnicos para a operacionalização dos seus objetivos. Não obstante, o trabalho realizado da ORBIS, como exemplo de estudo de caso de uma ONGD, é ilustrado a sua contribuição na concretização de alguns dos objetivos da Agenda 2030, como a educação de qualidade. Contudo, apesar dos estudos realizados nas últimas décadas sobre as ONGD, pouco se sabe sobre o funcionamento interno destas organizações, principalmente no que diz respeito ao processo de recrutamento e seleção dos seus membros, a questão do seu financiamento, bem como a própria gestão das ONGD. Este trabalho constata que existe uma relação de causa e efeito muito significativa entre os recursos humanos, o financiamento e o desempenho organizacional de uma ONGD.
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Mais especificamente, aborda-se o papel das ONGD com base na ação da ORBIS no âmbito da promoção da educação e empoderamento de práticas conducentes a uma melhor qualidade vida nas zonas onde desenvolveu e desenvolve projetos de cooperação. O referido estágio teve o seu início no dia 15 de outubro de 2018 e término no dia 10 de junho cumprindo assim o estabelecido no acordo de protocolo de estágio assinado entre a Universidade de Aveiro e a ORBIS. Durante este período as atividades de estágio decorreram de segunda à sexta durante a manhã e a tarde, com a duração de oito horas por dia. Para a realização deste estudo adotou-se como método de recolha de dados, a entrevista semiestruturada, e foram entrevistadas um total de quatro pessoas. Este trabalho evidencia igualmente as especificidades e respetivas dificuldades das ONG e ONGD no enquadramento (jurídico) deste tipo de organizações quando comparadas com outras da Administração Pública ou do sector privado. Abarca a literatura existente sobre financiamento e (gestão de) recursos humanos – uma vez que a maioria das ONG e ONGD trabalha com recurso a trabalho voluntário e ao recrutamento informal – revela a dificuldade destas organizações na obtenção de fundos e canalização de técnicos para a operacionalização dos seus objetivos. Não obstante, o trabalho realizado da ORBIS, como exemplo de estudo de caso de uma ONGD, é ilustrado a sua contribuição na concretização de alguns dos objetivos da Agenda 2030, como a educação de qualidade. Contudo, apesar dos estudos realizados nas últimas décadas sobre as ONGD, pouco se sabe sobre o funcionamento interno destas organizações, principalmente no que diz respeito ao processo de recrutamento e seleção dos seus membros, a questão do seu financiamento, bem como a própria gestão das ONGD. Este trabalho constata que existe uma relação de causa e efeito muito significativa entre os recursos humanos, o financiamento e o desempenho organizacional de uma ONGD.During the 1980s and 1990s, the third sector has gained a lot of prominence due to demographic, economic and social changes in Portugal and by the importance of its activities in society. This paper is based on the internship experience of the Non-Governmental Development Organization (NGOD) ORBIS and intends to analyze the role of these type of organizations in the context of International Cooperation for Development. More specifically, the role of NGOD based on ORBIS 'action in promoting education and empowerment of practices leading to a better quality of life in the areas where it has developed and develops cooperation projects. This internship began on October 15, 2018 and ended on June 10, thus fulfilling the provisions of the internship protocol agreement signed between the University of Aveiro and ORBIS. During this period the internship activities took place from Monday to Friday in the morning and in the afternoon, lasting eight hours a day. For this study, the semi-structured interview was adopted as a data collection method, and a total of four people were interviewed. This work also highlights the specificities and respective difficulties of NGO and NGOD in stabling or having recognized the (legal) framework of this type of organizations when compared to those of the public or private sectors. The meager existing literature on funding and (management) of human resources - as most NGO and NGODs work through voluntary work and informal recruitment - reveals the difficulty of these organizations in obtaining funding and channeling technicians for operationalization of their goals. Nevertheless, the work done by ORBIS as an example of an NGOD case study illustrates its contribution to the achievement of some of the goals of Agenda 2030, , such as quality education. However, despite the recent studies on NGOD, little is known on the internal functioning of these organizations, particularly as regards the process of recruitment and selection of their members, the question of their funding, and management of NGODs themselves. This paper finds that there is a very significant cause-and-effect relationship among the human resources, funding, and the organizational performance of an NGO.2020-05-08T09:54:39Z2019-12-04T00:00:00Z2019-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28440porCosme, Djamira Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:55:01Zoai:ria.ua.pt:10773/28440Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:59.315555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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