Impacto das práticas parentais maternas e paternas na motivação de pré-adolescentes: papel mediador da regulação emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Telma Filipa Leite
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4589
Resumo: O presente estudo fundamenta-se na Teoria da Autodeterminação de Deci e Ryan (1985). Esta teoria postula que a motivação varia segundo um continuum entre a amotivação e a motivação intrínseca, às quais correspondem formas de regulação menos ou mais autode- terminadas, respetivamente (Ryan & Deci, 2017). A investigação procurou explorar o impacto mediador da regulação emocional dos pré-adolescentes na relação entre as práticas parentais e a motivação destes, analisando este efeito de forma independente para as prá- ticas parentais maternas e paternas. A amostra foi constituída por 97 pré-adolescentes, com idades compreendidas entre os 10 a 12 anos de idade, sendo 50.5% do sexo feminino. Estes responderam a um protocolo de investigação constituído por um questionário socio- demográfico e três questionários de autorrelato cujo objetivo foi avaliar a motivação, a re- gulação emocional e as perceções acerca das práticas parentais da mãe e do pai. Os re- sultados desta investigação demonstraram que as práticas parentais influenciam a orienta- ção motivacional do pré-adolescente, através do impacto têm na regulação emocional do mesmo. De forma particular, a regulação emocional do pré-adolescente, nomeadamente a sua autoconsciência emocional, mostrou mediar a relação entre as práticas parentais (i.e., suporte emocional materno e rejeição paterna) e a amotivação dos pré-adolescentes. Estas evidências dão pistas para a intervenção na motivação dos pré-adolescentes, a qual pode ser conseguida quer através da promoção de práticas parentais de suporte emocional e prevenção de práticas parentais de rejeitantes, quer através da promoção, junto dos préadolescentes, de estratégias de regulação emocional, particularmente na autoconsciência emocional.
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