Empreender com crianças do jardim-de-infância: experiência na formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/2311 |
Resumo: | O empreendedorismo é tema que acompanha o nosso país há alguns anos. A sua integração no sistema educativo ainda não foi concretizada de modo global. No entanto esta inclusão tem sido operacionalizada em algumas regiões do país. No Alto Minho desenvolve-se um projeto destinado a crianças a partir dos e 3 anos e que envolve a formação de professores. O objetivo do projeto é o de contribuir para a apropriação social do espírito e cultura empreendedora por crianças dos 3 aos 12 anos da região. Esta capacitação faz-se no sentido de desenvolver os soft skills das crianças. Dada a importância desta temática, fez-se a sua inclusão na formação inicial de professores da escolaridade básica, onde os futuros professores seguiram a mesma metodologia de trabalho que se espera possam utilizar nos contextos educativos. A metodologia de trabalho utilizada organizou-se em doze passos: Estimular ideias; Partilhar ideias; O meu projeto; Os estados de espírito; Escuta ativa; Aprender a transmitir o projeto; Aprender a trabalhar com os colaboradores; Descobrir necessidades para fazer ofertas; Protótipos para partilhar o projeto; Rede de colaboradores; Ciclos de trabalho; Liderança. As crianças envolveram-se entusiasmadas e concretizaram os seus projetos. |
id |
RCAP_412a1fb97e8ce71986242b5bf92e7b95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/2311 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Empreender com crianças do jardim-de-infância: experiência na formação inicial de professoresO empreendedorismo é tema que acompanha o nosso país há alguns anos. A sua integração no sistema educativo ainda não foi concretizada de modo global. No entanto esta inclusão tem sido operacionalizada em algumas regiões do país. No Alto Minho desenvolve-se um projeto destinado a crianças a partir dos e 3 anos e que envolve a formação de professores. O objetivo do projeto é o de contribuir para a apropriação social do espírito e cultura empreendedora por crianças dos 3 aos 12 anos da região. Esta capacitação faz-se no sentido de desenvolver os soft skills das crianças. Dada a importância desta temática, fez-se a sua inclusão na formação inicial de professores da escolaridade básica, onde os futuros professores seguiram a mesma metodologia de trabalho que se espera possam utilizar nos contextos educativos. A metodologia de trabalho utilizada organizou-se em doze passos: Estimular ideias; Partilhar ideias; O meu projeto; Os estados de espírito; Escuta ativa; Aprender a transmitir o projeto; Aprender a trabalhar com os colaboradores; Descobrir necessidades para fazer ofertas; Protótipos para partilhar o projeto; Rede de colaboradores; Ciclos de trabalho; Liderança. As crianças envolveram-se entusiasmadas e concretizaram os seus projetos.Universidade de Aveiro2019-04-01T00:00:00Zjournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/2311oai:proa.ua.pt:article/2311CEE: Conferência sobre Educação para o Empreendedorismo; 2017: CEE'2017: Proceedings of Conference on Entrepreneurship Education; 178-184CEE: Conferência sobre Educação para o Empreendedorismo; 2017: CEE'2017: Atas da Conferência Educação para o Empreendedorismo; 178-184reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/2311https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/2311/1816https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Lina2022-09-20T14:48:55Zoai:proa.ua.pt:article/2311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:12.054581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Empreender com crianças do jardim-de-infância: experiência na formação inicial de professores |
title |
Empreender com crianças do jardim-de-infância: experiência na formação inicial de professores |
spellingShingle |
Empreender com crianças do jardim-de-infância: experiência na formação inicial de professores Fonseca, Lina |
title_short |
Empreender com crianças do jardim-de-infância: experiência na formação inicial de professores |
title_full |
Empreender com crianças do jardim-de-infância: experiência na formação inicial de professores |
title_fullStr |
Empreender com crianças do jardim-de-infância: experiência na formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
Empreender com crianças do jardim-de-infância: experiência na formação inicial de professores |
title_sort |
Empreender com crianças do jardim-de-infância: experiência na formação inicial de professores |
author |
Fonseca, Lina |
author_facet |
Fonseca, Lina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Lina |
description |
O empreendedorismo é tema que acompanha o nosso país há alguns anos. A sua integração no sistema educativo ainda não foi concretizada de modo global. No entanto esta inclusão tem sido operacionalizada em algumas regiões do país. No Alto Minho desenvolve-se um projeto destinado a crianças a partir dos e 3 anos e que envolve a formação de professores. O objetivo do projeto é o de contribuir para a apropriação social do espírito e cultura empreendedora por crianças dos 3 aos 12 anos da região. Esta capacitação faz-se no sentido de desenvolver os soft skills das crianças. Dada a importância desta temática, fez-se a sua inclusão na formação inicial de professores da escolaridade básica, onde os futuros professores seguiram a mesma metodologia de trabalho que se espera possam utilizar nos contextos educativos. A metodologia de trabalho utilizada organizou-se em doze passos: Estimular ideias; Partilhar ideias; O meu projeto; Os estados de espírito; Escuta ativa; Aprender a transmitir o projeto; Aprender a trabalhar com os colaboradores; Descobrir necessidades para fazer ofertas; Protótipos para partilhar o projeto; Rede de colaboradores; Ciclos de trabalho; Liderança. As crianças envolveram-se entusiasmadas e concretizaram os seus projetos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/2311 oai:proa.ua.pt:article/2311 |
url |
https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/2311 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/2311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/2311 https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/2311/1816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
CEE: Conferência sobre Educação para o Empreendedorismo; 2017: CEE'2017: Proceedings of Conference on Entrepreneurship Education; 178-184 CEE: Conferência sobre Educação para o Empreendedorismo; 2017: CEE'2017: Atas da Conferência Educação para o Empreendedorismo; 178-184 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130365756964864 |