A experiência sensorial das crianças na creche e no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Filipa Mendes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48556
Resumo: O Relatório do Projeto de Investigação, intitula-se: A experiência sensorial das crianças na creche e no jardim de infância. Enuncia o percurso de uma pesquisa empírica, transversal aos contextos de estudo, nos quais foram desenvolvidos os estágios em creche e em jardim de infância. Este estudo teve como intencionalidade compreender e interpretar de que forma as conceções pedagógicas das educadoras sobre a experiência sensorial das crianças, se refletem no quotidiano das suas práticas e como essas experiências são promovidas, nas salas com as crianças, quer sejam auto iniciadas por elas, quer sejam por experiências intencionalmente propostas pelas educadoras. A temática em estudo pode ser traduzida pelo problema de investigação, “De que forma podem ser potencializadas as experiências sensoriais das crianças, na creche e no jardim de infância?”. O estudo teve com participantes as educadoras cooperantes dos estágios e as crianças dos contextos de estudo. Insere-se no paradigma interpretativo, de metodologia qualitativa num processo de investigação-ação. Como fontes de recolha de informação, elegemos os inquéritos por questionário às Educadoras, a observação participante, as notas de campo e a análise documental. Articulam-se, a intervenção da investigadora e as situações experienciadas e vivenciadas nos contextos, as quais são apresentadas e interpretadas à luz de aspetos fundamentais da perspetiva teórica. Inferimos que com este estudo, a exploração sensorial é valorizada e reconhecida nas conceções e nas práticas pedagógicas das educadoras participantes do estudo, como mecanismo essencial e imprescindível no processo de desenvolvimento/aprendizagem das crianças.
id RCAP_6a4cb17c99a52fc05a55b06ca3629ea3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48556
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A experiência sensorial das crianças na creche e no jardim de infânciaExperiência sensorialCrecheJardim de InfânciaInvestigação-açãoSensory experienceNurseryKindergartenAction-ResearchO Relatório do Projeto de Investigação, intitula-se: A experiência sensorial das crianças na creche e no jardim de infância. Enuncia o percurso de uma pesquisa empírica, transversal aos contextos de estudo, nos quais foram desenvolvidos os estágios em creche e em jardim de infância. Este estudo teve como intencionalidade compreender e interpretar de que forma as conceções pedagógicas das educadoras sobre a experiência sensorial das crianças, se refletem no quotidiano das suas práticas e como essas experiências são promovidas, nas salas com as crianças, quer sejam auto iniciadas por elas, quer sejam por experiências intencionalmente propostas pelas educadoras. A temática em estudo pode ser traduzida pelo problema de investigação, “De que forma podem ser potencializadas as experiências sensoriais das crianças, na creche e no jardim de infância?”. O estudo teve com participantes as educadoras cooperantes dos estágios e as crianças dos contextos de estudo. Insere-se no paradigma interpretativo, de metodologia qualitativa num processo de investigação-ação. Como fontes de recolha de informação, elegemos os inquéritos por questionário às Educadoras, a observação participante, as notas de campo e a análise documental. Articulam-se, a intervenção da investigadora e as situações experienciadas e vivenciadas nos contextos, as quais são apresentadas e interpretadas à luz de aspetos fundamentais da perspetiva teórica. Inferimos que com este estudo, a exploração sensorial é valorizada e reconhecida nas conceções e nas práticas pedagógicas das educadoras participantes do estudo, como mecanismo essencial e imprescindível no processo de desenvolvimento/aprendizagem das crianças.The Research Project Report, which is presented, is entitled: The sensory experience of children in nursery and kindergarten. It outlines the course of an empirical research, transversal to the study contexts, in which the internships in Nursery and Kindergarten were developed. This study aimed to understand and interpret how the educators' pedagogical conceptions about children's sensory experience are reflected in their daily practices, and how these experiences are promoted in classrooms with children. Whether they are self-initiated by them, or through experiences intentionally proposed by the educators. The theme under study can be translated by the research problem, "How can children's sensory experiences be potentiated in Nursery and kindergarten?”. The participants of the study were the cooperating educators of the internships and the children of the study contexts. It is part of the interpretative paradigm, of qualitative methodology in an action-research process. As sources of information collection, we chose questionnaire surveys to Educators, participant observation, field notes and document analysis. The researcher's intervention and situations experienced and lived in contexts are articulated, which are presented and interpreted in the light of fundamental aspects of the theoretical perspective. We infer that with this study, sensory exploration is valued and recognized in the conceptions and pedagogical practices of the educators participating in the study, as an essential and essential mechanism in the development/learning process of children.Rodrigues, IldaRepositório ComumSantos, Ana Filipa Mendes2023-12-19T11:08:57Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48556TID:203474120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T06:02:09Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48556Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:26.215185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A experiência sensorial das crianças na creche e no jardim de infância
title A experiência sensorial das crianças na creche e no jardim de infância
spellingShingle A experiência sensorial das crianças na creche e no jardim de infância
Santos, Ana Filipa Mendes
Experiência sensorial
Creche
Jardim de Infância
Investigação-ação
Sensory experience
Nursery
Kindergarten
Action-Research
title_short A experiência sensorial das crianças na creche e no jardim de infância
title_full A experiência sensorial das crianças na creche e no jardim de infância
title_fullStr A experiência sensorial das crianças na creche e no jardim de infância
title_full_unstemmed A experiência sensorial das crianças na creche e no jardim de infância
title_sort A experiência sensorial das crianças na creche e no jardim de infância
author Santos, Ana Filipa Mendes
author_facet Santos, Ana Filipa Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ilda
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Filipa Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência sensorial
Creche
Jardim de Infância
Investigação-ação
Sensory experience
Nursery
Kindergarten
Action-Research
topic Experiência sensorial
Creche
Jardim de Infância
Investigação-ação
Sensory experience
Nursery
Kindergarten
Action-Research
description O Relatório do Projeto de Investigação, intitula-se: A experiência sensorial das crianças na creche e no jardim de infância. Enuncia o percurso de uma pesquisa empírica, transversal aos contextos de estudo, nos quais foram desenvolvidos os estágios em creche e em jardim de infância. Este estudo teve como intencionalidade compreender e interpretar de que forma as conceções pedagógicas das educadoras sobre a experiência sensorial das crianças, se refletem no quotidiano das suas práticas e como essas experiências são promovidas, nas salas com as crianças, quer sejam auto iniciadas por elas, quer sejam por experiências intencionalmente propostas pelas educadoras. A temática em estudo pode ser traduzida pelo problema de investigação, “De que forma podem ser potencializadas as experiências sensoriais das crianças, na creche e no jardim de infância?”. O estudo teve com participantes as educadoras cooperantes dos estágios e as crianças dos contextos de estudo. Insere-se no paradigma interpretativo, de metodologia qualitativa num processo de investigação-ação. Como fontes de recolha de informação, elegemos os inquéritos por questionário às Educadoras, a observação participante, as notas de campo e a análise documental. Articulam-se, a intervenção da investigadora e as situações experienciadas e vivenciadas nos contextos, as quais são apresentadas e interpretadas à luz de aspetos fundamentais da perspetiva teórica. Inferimos que com este estudo, a exploração sensorial é valorizada e reconhecida nas conceções e nas práticas pedagógicas das educadoras participantes do estudo, como mecanismo essencial e imprescindível no processo de desenvolvimento/aprendizagem das crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19T11:08:57Z
2023-12
2023-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48556
TID:203474120
url http://hdl.handle.net/10400.26/48556
identifier_str_mv TID:203474120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137162624499712