Competências sócio-emocionais de crianças em idade pré-escolar: efeitos de dois programas de intervenção - psicomotricidade e dança criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Lorena Feitosa dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23206
Resumo: As competências sócio-emocionais em crianças englobam habilidades sociais e emocionais das quais depende sobretudo o seu bom funcionamento social, sendo a idade pré-escolar uma fase fundamental para o seu desenvolvimento. Objetivo: O presente estudo pretende analisar os efeitos de dois programas de intervenção (Psicomotricidade e Dança Criativa), nas competências sócio-emocionais de pré-escolares. Métodos: Participaram no estudo 50 crianças (41 aos 69 meses), matriculadas num estabelecimento de ensino pré-escolar no Alentejo (Portugal), alocadas a três grupos: Intervenção Psicomotricidade, Intervenção Dança Criativa e Controlo. Foram avaliadas as aptidões sociais, empatia, expressão emocional e Teoria da Mente. Resultados: Observou-se uma diminuição no contágio emocional (empatia) no grupo Dança Criativa e uma melhoria ao nível da Teoria da Mente em ambos os grupos experimentais, nomeadamente na capacidade de perceção da subjetividade das crenças (p<0.05). Conclusões: Conclui-se que a intervenção Dança Criativa pode ser eficaz na diminuição do contágio emocional de crianças em idade pré-escolar. Ambos os programas se revelam eficientes na melhoria da Teoria da Mente em crianças nesta idade; Socio-emotional development of preschool children: Effects of two intervention programs – psychomotricity and creative dance Abstract: Children socio-emotional skills consist in social and emotional habilities on wich their social functioning depends. The pre-school age is an essential development phase for these skills. Goal: The present study aims to analyse the effects of two intervention programs (psychomotricity and creative dance) on the socio-emotional skills of pre-schoolers. Methods: Fifty children (41-69 months) enrolled in a pre-school education institution in Alentejo, Portugal, were assigned to three groups: Psychomotricity Intervention, Creative Dance Intervention and Control Group. Social competences, empathy, emotional expression and Theory of Mind were evaluated. Results: It was found a decrease in emotional contagion (empathy) in the Creative Dance group and an improvement in Theory of Mind in both experimental groups, as regards in the capacity to perceive the subjectivity of beliefs (p <0.05). Conclusions: It is concluted that creative dance can be effective in the emotional contagion decrease of pre-schoolers. Both intervention programs prove effective in improving the Theory of Mind in children at this age.
id RCAP_412cfe10520a1d6453f8ae5de5f60e02
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23206
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências sócio-emocionais de crianças em idade pré-escolar: efeitos de dois programas de intervenção - psicomotricidade e dança criativaCompetências sócio-emocionaisPsicomotricidadeDança criativaCriançasPré-escolarSocio-emotional skillsPsychomotricityCreative danceKidsPreschoolAs competências sócio-emocionais em crianças englobam habilidades sociais e emocionais das quais depende sobretudo o seu bom funcionamento social, sendo a idade pré-escolar uma fase fundamental para o seu desenvolvimento. Objetivo: O presente estudo pretende analisar os efeitos de dois programas de intervenção (Psicomotricidade e Dança Criativa), nas competências sócio-emocionais de pré-escolares. Métodos: Participaram no estudo 50 crianças (41 aos 69 meses), matriculadas num estabelecimento de ensino pré-escolar no Alentejo (Portugal), alocadas a três grupos: Intervenção Psicomotricidade, Intervenção Dança Criativa e Controlo. Foram avaliadas as aptidões sociais, empatia, expressão emocional e Teoria da Mente. Resultados: Observou-se uma diminuição no contágio emocional (empatia) no grupo Dança Criativa e uma melhoria ao nível da Teoria da Mente em ambos os grupos experimentais, nomeadamente na capacidade de perceção da subjetividade das crenças (p<0.05). Conclusões: Conclui-se que a intervenção Dança Criativa pode ser eficaz na diminuição do contágio emocional de crianças em idade pré-escolar. Ambos os programas se revelam eficientes na melhoria da Teoria da Mente em crianças nesta idade; Socio-emotional development of preschool children: Effects of two intervention programs – psychomotricity and creative dance Abstract: Children socio-emotional skills consist in social and emotional habilities on wich their social functioning depends. The pre-school age is an essential development phase for these skills. Goal: The present study aims to analyse the effects of two intervention programs (psychomotricity and creative dance) on the socio-emotional skills of pre-schoolers. Methods: Fifty children (41-69 months) enrolled in a pre-school education institution in Alentejo, Portugal, were assigned to three groups: Psychomotricity Intervention, Creative Dance Intervention and Control Group. Social competences, empathy, emotional expression and Theory of Mind were evaluated. Results: It was found a decrease in emotional contagion (empathy) in the Creative Dance group and an improvement in Theory of Mind in both experimental groups, as regards in the capacity to perceive the subjectivity of beliefs (p <0.05). Conclusions: It is concluted that creative dance can be effective in the emotional contagion decrease of pre-schoolers. Both intervention programs prove effective in improving the Theory of Mind in children at this age.Universidade de Évora2018-05-22T10:51:55Z2018-05-222018-04-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23206http://hdl.handle.net/10174/23206TID:201918420porDepartamento de Desporto e Saúdeanalorenafeitosa@gmail.com251Santos, Ana Lorena Feitosa dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:15:08Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:04.167007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências sócio-emocionais de crianças em idade pré-escolar: efeitos de dois programas de intervenção - psicomotricidade e dança criativa
title Competências sócio-emocionais de crianças em idade pré-escolar: efeitos de dois programas de intervenção - psicomotricidade e dança criativa
spellingShingle Competências sócio-emocionais de crianças em idade pré-escolar: efeitos de dois programas de intervenção - psicomotricidade e dança criativa
Santos, Ana Lorena Feitosa dos
Competências sócio-emocionais
Psicomotricidade
Dança criativa
Crianças
Pré-escolar
Socio-emotional skills
Psychomotricity
Creative dance
Kids
Preschool
title_short Competências sócio-emocionais de crianças em idade pré-escolar: efeitos de dois programas de intervenção - psicomotricidade e dança criativa
title_full Competências sócio-emocionais de crianças em idade pré-escolar: efeitos de dois programas de intervenção - psicomotricidade e dança criativa
title_fullStr Competências sócio-emocionais de crianças em idade pré-escolar: efeitos de dois programas de intervenção - psicomotricidade e dança criativa
title_full_unstemmed Competências sócio-emocionais de crianças em idade pré-escolar: efeitos de dois programas de intervenção - psicomotricidade e dança criativa
title_sort Competências sócio-emocionais de crianças em idade pré-escolar: efeitos de dois programas de intervenção - psicomotricidade e dança criativa
author Santos, Ana Lorena Feitosa dos
author_facet Santos, Ana Lorena Feitosa dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Lorena Feitosa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Competências sócio-emocionais
Psicomotricidade
Dança criativa
Crianças
Pré-escolar
Socio-emotional skills
Psychomotricity
Creative dance
Kids
Preschool
topic Competências sócio-emocionais
Psicomotricidade
Dança criativa
Crianças
Pré-escolar
Socio-emotional skills
Psychomotricity
Creative dance
Kids
Preschool
description As competências sócio-emocionais em crianças englobam habilidades sociais e emocionais das quais depende sobretudo o seu bom funcionamento social, sendo a idade pré-escolar uma fase fundamental para o seu desenvolvimento. Objetivo: O presente estudo pretende analisar os efeitos de dois programas de intervenção (Psicomotricidade e Dança Criativa), nas competências sócio-emocionais de pré-escolares. Métodos: Participaram no estudo 50 crianças (41 aos 69 meses), matriculadas num estabelecimento de ensino pré-escolar no Alentejo (Portugal), alocadas a três grupos: Intervenção Psicomotricidade, Intervenção Dança Criativa e Controlo. Foram avaliadas as aptidões sociais, empatia, expressão emocional e Teoria da Mente. Resultados: Observou-se uma diminuição no contágio emocional (empatia) no grupo Dança Criativa e uma melhoria ao nível da Teoria da Mente em ambos os grupos experimentais, nomeadamente na capacidade de perceção da subjetividade das crenças (p<0.05). Conclusões: Conclui-se que a intervenção Dança Criativa pode ser eficaz na diminuição do contágio emocional de crianças em idade pré-escolar. Ambos os programas se revelam eficientes na melhoria da Teoria da Mente em crianças nesta idade; Socio-emotional development of preschool children: Effects of two intervention programs – psychomotricity and creative dance Abstract: Children socio-emotional skills consist in social and emotional habilities on wich their social functioning depends. The pre-school age is an essential development phase for these skills. Goal: The present study aims to analyse the effects of two intervention programs (psychomotricity and creative dance) on the socio-emotional skills of pre-schoolers. Methods: Fifty children (41-69 months) enrolled in a pre-school education institution in Alentejo, Portugal, were assigned to three groups: Psychomotricity Intervention, Creative Dance Intervention and Control Group. Social competences, empathy, emotional expression and Theory of Mind were evaluated. Results: It was found a decrease in emotional contagion (empathy) in the Creative Dance group and an improvement in Theory of Mind in both experimental groups, as regards in the capacity to perceive the subjectivity of beliefs (p <0.05). Conclusions: It is concluted that creative dance can be effective in the emotional contagion decrease of pre-schoolers. Both intervention programs prove effective in improving the Theory of Mind in children at this age.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-22T10:51:55Z
2018-05-22
2018-04-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23206
http://hdl.handle.net/10174/23206
TID:201918420
url http://hdl.handle.net/10174/23206
identifier_str_mv TID:201918420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Desporto e Saúde
analorenafeitosa@gmail.com
251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136622881538048