Interações e desenvolvimento de competências socio emocionais na creche e no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Vânia Patrícia Cardoso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77921
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_f91fb1a788e27e732c86e59b5e0deb01
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77921
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interações e desenvolvimento de competências socio emocionais na creche e no jardim de infânciaInteractions and development of socio-emotional skills in daycare and kindergartenCompetências socio emocionaisEducação pré-escolarInteraçõesInteractionsPreschool educationSocio-emotional skillsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório insere-se no âmbito do Estágio, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e intitula-se: Interações e desenvolvimento de competências socio emocionais na creche e no Jardim de Infância. Ao longo deste relatório apresenta-se o projeto de intervenção pedagógica supervisionada desenvolvido ao longo do estágio, levado a cabo em Creche e, posteriormente, em Jardim de Infância. Com o desenvolvimento do projeto em Creche ambicionei averiguar a importância das interações adulto-criança e a sua influência na aprendizagem de competências de empatia, iniciativa e autonomia das crianças. Em contexto de Jardim de Infância, pretendi compreender o contributo do trabalho de projeto para o desenvolvimento de competências socio emocionais de cooperação, empatia, resolução de conflitos, iniciativa e autonomia das crianças. Em Creche o grupo era constituído por 14 crianças entre os 5 e os 16 meses de idade e em Jardim de Infância o grupo era composto por 18 crianças na faixa etária dos 3 aos 6 anos. As atividades e estratégias de intervenção serão fundamentadas, descritas e avaliadas procurando revelar o contributo que deram para a mudança de alguns comportamentos de interação e para o desenvolvimento de relações interpessoais mais positivas.This internship report is part of the Internship,theMaster's degree in Preschool Education, and is entitled: Interactions and development of socio-emotional skills in daycare and Kindergarten. Throughout this report, the supervised pedagogical intervention carried out in Daycare and, later, in Kindergarten. Interactions and development of socio-emotional skills in daycare and Kindergarten Abstract The main objectives that I intended to promote with the development of the project in Daycare were: to investigate the importance of adult-child interactions in the socio-emotional development of children and to analyze how these interactions influence the learning of emotional socio-emotional competencies of empathy, initiative and autonomy of children. In the context of Kindergarten, I wanted to investigate the importance of project work in the socio-emotional development of children and analyze how the project work supports/promotes the development of socio-emotional competencies of cooperation, empathy, conflict resolution, initiative and autonomy. In daycare the group consisted of 14 children between 5 and 16 months of age and in Kindergarten the group consisted of 18 children aged 3 to 6 years. The activities and strategies implemented during the intervention will be described and evaluated. The strategies used contributed to significant changes in some social behaviors and conflict resolution, which resulted in the development of more positive interpersonal relationships implemented in a greater autonomy of children to solve problems and conflicts.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoTeixeira, Vânia Patrícia Cardoso20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77921por202988384info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:01.251036Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interações e desenvolvimento de competências socio emocionais na creche e no jardim de infância
Interactions and development of socio-emotional skills in daycare and kindergarten
title Interações e desenvolvimento de competências socio emocionais na creche e no jardim de infância
spellingShingle Interações e desenvolvimento de competências socio emocionais na creche e no jardim de infância
Teixeira, Vânia Patrícia Cardoso
Competências socio emocionais
Educação pré-escolar
Interações
Interactions
Preschool education
Socio-emotional skills
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Interações e desenvolvimento de competências socio emocionais na creche e no jardim de infância
title_full Interações e desenvolvimento de competências socio emocionais na creche e no jardim de infância
title_fullStr Interações e desenvolvimento de competências socio emocionais na creche e no jardim de infância
title_full_unstemmed Interações e desenvolvimento de competências socio emocionais na creche e no jardim de infância
title_sort Interações e desenvolvimento de competências socio emocionais na creche e no jardim de infância
author Teixeira, Vânia Patrícia Cardoso
author_facet Teixeira, Vânia Patrícia Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Vânia Patrícia Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Competências socio emocionais
Educação pré-escolar
Interações
Interactions
Preschool education
Socio-emotional skills
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Competências socio emocionais
Educação pré-escolar
Interações
Interactions
Preschool education
Socio-emotional skills
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77921
url https://hdl.handle.net/1822/77921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202988384
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133096327512064