Comportamentos interativos mãe-filho(a) e pai-filho(a) aos 15 meses de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria João
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fuertes, Marina, Sousa, Otília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4477
Resumo: Os comportamentos diádicos são os alicerces da qualidade da relação entre os pais e a criança, e estas relações precoces são determinantes para a organização da personalidade e para o desenvolvimento da criança. Neste estudo, pretendemos descrever os comportamentos diádicos detalhadamente e em seguida categorizá-los, no intuito de comparar os modos (tipo de jogo usado, respostas verbais, tipo de contato físico) e as funções (qualidade da comunicação) da interação mãe-filho(a) e pai-filho(a). Utilizamos uma amostra de 20 díades com bebés de 15 meses (5 meninos e 5 meninas), de termo e sem condições assinaláveis de risco. As díades foram filmadas em situação de jogo livre, mãe-filho(a) e pai-filho(a) independentemente. As interações transcritas (método de narrativas), submetidas a uma grelha de análise por nós construída, permitiram o estudo quantitativo e qualitativo das interações. Os resultados apontam para a existência de caraterísticas diferentes nas interações dos pais e das mães quando brincam com os seus filhos, sendo as demaior relevo: a) as mães utilizam mais a linguagem verbal que os pais; b) os pais utilizam mais a linguagem não-verbal que as mães; c) as mães têm uma comunicação não-verbal mais expressiva; d) as mães têm tendência para estruturar o ambiente de jogo; e) os pais têm tendência para dar instruções verbais sobre o funcionamento dos brinquedos.
id RCAP_4149839a0d3c32b63d56454a24525737
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4477
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamentos interativos mãe-filho(a) e pai-filho(a) aos 15 meses de vidaInteraçõesJogoLinguagemMãe-filho(a)Pai-filho(a)Os comportamentos diádicos são os alicerces da qualidade da relação entre os pais e a criança, e estas relações precoces são determinantes para a organização da personalidade e para o desenvolvimento da criança. Neste estudo, pretendemos descrever os comportamentos diádicos detalhadamente e em seguida categorizá-los, no intuito de comparar os modos (tipo de jogo usado, respostas verbais, tipo de contato físico) e as funções (qualidade da comunicação) da interação mãe-filho(a) e pai-filho(a). Utilizamos uma amostra de 20 díades com bebés de 15 meses (5 meninos e 5 meninas), de termo e sem condições assinaláveis de risco. As díades foram filmadas em situação de jogo livre, mãe-filho(a) e pai-filho(a) independentemente. As interações transcritas (método de narrativas), submetidas a uma grelha de análise por nós construída, permitiram o estudo quantitativo e qualitativo das interações. Os resultados apontam para a existência de caraterísticas diferentes nas interações dos pais e das mães quando brincam com os seus filhos, sendo as demaior relevo: a) as mães utilizam mais a linguagem verbal que os pais; b) os pais utilizam mais a linguagem não-verbal que as mães; c) as mães têm uma comunicação não-verbal mais expressiva; d) as mães têm tendência para estruturar o ambiente de jogo; e) os pais têm tendência para dar instruções verbais sobre o funcionamento dos brinquedos.RCIPLAlves, Maria JoãoFuertes, MarinaSousa, Otília2015-04-24T09:33:17Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4477porAlves, J. M., Fuertes, M., Sousa, O. (2015) Comportamentos interativos mãe-filho(a) e pai-filho(a) aos 15 meses de vida in S., Pereira, M. Rodrigues, A., Almeida. C. Pires, C. Tomás, C. Pereira. Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (20-28) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:55.352793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos interativos mãe-filho(a) e pai-filho(a) aos 15 meses de vida
title Comportamentos interativos mãe-filho(a) e pai-filho(a) aos 15 meses de vida
spellingShingle Comportamentos interativos mãe-filho(a) e pai-filho(a) aos 15 meses de vida
Alves, Maria João
Interações
Jogo
Linguagem
Mãe-filho(a)
Pai-filho(a)
title_short Comportamentos interativos mãe-filho(a) e pai-filho(a) aos 15 meses de vida
title_full Comportamentos interativos mãe-filho(a) e pai-filho(a) aos 15 meses de vida
title_fullStr Comportamentos interativos mãe-filho(a) e pai-filho(a) aos 15 meses de vida
title_full_unstemmed Comportamentos interativos mãe-filho(a) e pai-filho(a) aos 15 meses de vida
title_sort Comportamentos interativos mãe-filho(a) e pai-filho(a) aos 15 meses de vida
author Alves, Maria João
author_facet Alves, Maria João
Fuertes, Marina
Sousa, Otília
author_role author
author2 Fuertes, Marina
Sousa, Otília
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria João
Fuertes, Marina
Sousa, Otília
dc.subject.por.fl_str_mv Interações
Jogo
Linguagem
Mãe-filho(a)
Pai-filho(a)
topic Interações
Jogo
Linguagem
Mãe-filho(a)
Pai-filho(a)
description Os comportamentos diádicos são os alicerces da qualidade da relação entre os pais e a criança, e estas relações precoces são determinantes para a organização da personalidade e para o desenvolvimento da criança. Neste estudo, pretendemos descrever os comportamentos diádicos detalhadamente e em seguida categorizá-los, no intuito de comparar os modos (tipo de jogo usado, respostas verbais, tipo de contato físico) e as funções (qualidade da comunicação) da interação mãe-filho(a) e pai-filho(a). Utilizamos uma amostra de 20 díades com bebés de 15 meses (5 meninos e 5 meninas), de termo e sem condições assinaláveis de risco. As díades foram filmadas em situação de jogo livre, mãe-filho(a) e pai-filho(a) independentemente. As interações transcritas (método de narrativas), submetidas a uma grelha de análise por nós construída, permitiram o estudo quantitativo e qualitativo das interações. Os resultados apontam para a existência de caraterísticas diferentes nas interações dos pais e das mães quando brincam com os seus filhos, sendo as demaior relevo: a) as mães utilizam mais a linguagem verbal que os pais; b) os pais utilizam mais a linguagem não-verbal que as mães; c) as mães têm uma comunicação não-verbal mais expressiva; d) as mães têm tendência para estruturar o ambiente de jogo; e) os pais têm tendência para dar instruções verbais sobre o funcionamento dos brinquedos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-24T09:33:17Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4477
url http://hdl.handle.net/10400.21/4477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alves, J. M., Fuertes, M., Sousa, O. (2015) Comportamentos interativos mãe-filho(a) e pai-filho(a) aos 15 meses de vida in S., Pereira, M. Rodrigues, A., Almeida. C. Pires, C. Tomás, C. Pereira. Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (20-28) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133396638629888