A representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram: o caso da #vaparaforacadentro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Leandra Petry
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/153405
Resumo: A evolução da Tecnologia da Informação e da Internet traz consigo oportunidades de crescimento da sociedade como um todo. O surgimento dos media sociais tem transformado a forma de comunicação e interação dos indivíduos que as utilizam e, mais do que isso, influenciam na maneira com que as pessoas expressam as suas preferências, valores e crenças em diversas esferas como a economia, cultura, turismo, entre outras. O presente estudo teve o objetivo de analisar a representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram, tendo como caso de investigação a hashtag #vaparaforacadentro”, inicialmente criada para fomento do turismo interno em Portugal. Para tanto, foram utilizados os métodos digitais para coleta e extração de dados via hashtag, para análise qualitativa e quantitativa, a considerar a sua cultura de utilização e apropriações para outros fins que não sejam os que deram ensejo à sua criação. Os resultados demonstraram que os utilizadores se apropriaram da hashtag analisada para expressar elementos que representam a cultura portuguesa.
id RCAP_41508848aacd912a230510dc84002f65
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/153405
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram: o caso da #vaparaforacadentroMedia sociaisInstagramHashtagApropriação de hashtagCulturaTurismoPortugalSocial mediaHashtag appropriationCultureTourismDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaA evolução da Tecnologia da Informação e da Internet traz consigo oportunidades de crescimento da sociedade como um todo. O surgimento dos media sociais tem transformado a forma de comunicação e interação dos indivíduos que as utilizam e, mais do que isso, influenciam na maneira com que as pessoas expressam as suas preferências, valores e crenças em diversas esferas como a economia, cultura, turismo, entre outras. O presente estudo teve o objetivo de analisar a representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram, tendo como caso de investigação a hashtag #vaparaforacadentro”, inicialmente criada para fomento do turismo interno em Portugal. Para tanto, foram utilizados os métodos digitais para coleta e extração de dados via hashtag, para análise qualitativa e quantitativa, a considerar a sua cultura de utilização e apropriações para outros fins que não sejam os que deram ensejo à sua criação. Os resultados demonstraram que os utilizadores se apropriaram da hashtag analisada para expressar elementos que representam a cultura portuguesa.The evolution of Information Technology and the Internet brings with it opportunities for the growth of society as a whole. The emergence of social media has transformed how individuals communicate and interact and, more than that, social media influence the way in which people express their preferences, values and beliefs in various spheres such as economy, culture, tourism, among others. The present study aimed to analyze the representation of Portuguese culture through the use of hashtags on Instagram, having as a case of investigation the hashtag “#vaparaforacadentro”, initially created to promote domestic tourism in Portugal. To this end, digital methods were used to collect and extract data via hashtag, for qualitative and quantitative analysis, considering its culture of use and appropriations for purposes other than those that gave rise to its creation. The results show that users appropriated the analyzed hashtag to express elements that represent Portuguese culture.Flores, Ana Marta MoreiraVargas, Carlos Manuel dos SantosRUNGil, Leandra Petry2023-06-01T16:01:50Z2022-12-192022-09-272022-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/153405TID:203145046porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:35:57Zoai:run.unl.pt:10362/153405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:16.580761Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram: o caso da #vaparaforacadentro
title A representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram: o caso da #vaparaforacadentro
spellingShingle A representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram: o caso da #vaparaforacadentro
Gil, Leandra Petry
Media sociais
Instagram
Hashtag
Apropriação de hashtag
Cultura
Turismo
Portugal
Social media
Hashtag appropriation
Culture
Tourism
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
title_short A representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram: o caso da #vaparaforacadentro
title_full A representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram: o caso da #vaparaforacadentro
title_fullStr A representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram: o caso da #vaparaforacadentro
title_full_unstemmed A representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram: o caso da #vaparaforacadentro
title_sort A representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram: o caso da #vaparaforacadentro
author Gil, Leandra Petry
author_facet Gil, Leandra Petry
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Ana Marta Moreira
Vargas, Carlos Manuel dos Santos
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Leandra Petry
dc.subject.por.fl_str_mv Media sociais
Instagram
Hashtag
Apropriação de hashtag
Cultura
Turismo
Portugal
Social media
Hashtag appropriation
Culture
Tourism
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
topic Media sociais
Instagram
Hashtag
Apropriação de hashtag
Cultura
Turismo
Portugal
Social media
Hashtag appropriation
Culture
Tourism
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
description A evolução da Tecnologia da Informação e da Internet traz consigo oportunidades de crescimento da sociedade como um todo. O surgimento dos media sociais tem transformado a forma de comunicação e interação dos indivíduos que as utilizam e, mais do que isso, influenciam na maneira com que as pessoas expressam as suas preferências, valores e crenças em diversas esferas como a economia, cultura, turismo, entre outras. O presente estudo teve o objetivo de analisar a representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram, tendo como caso de investigação a hashtag #vaparaforacadentro”, inicialmente criada para fomento do turismo interno em Portugal. Para tanto, foram utilizados os métodos digitais para coleta e extração de dados via hashtag, para análise qualitativa e quantitativa, a considerar a sua cultura de utilização e apropriações para outros fins que não sejam os que deram ensejo à sua criação. Os resultados demonstraram que os utilizadores se apropriaram da hashtag analisada para expressar elementos que representam a cultura portuguesa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
2022-09-27
2022-12-19T00:00:00Z
2023-06-01T16:01:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/153405
TID:203145046
url http://hdl.handle.net/10362/153405
identifier_str_mv TID:203145046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138140152135680