A representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram: o caso da #vaparaforacadentro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/153405 |
Resumo: | A evolução da Tecnologia da Informação e da Internet traz consigo oportunidades de crescimento da sociedade como um todo. O surgimento dos media sociais tem transformado a forma de comunicação e interação dos indivíduos que as utilizam e, mais do que isso, influenciam na maneira com que as pessoas expressam as suas preferências, valores e crenças em diversas esferas como a economia, cultura, turismo, entre outras. O presente estudo teve o objetivo de analisar a representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram, tendo como caso de investigação a hashtag #vaparaforacadentro”, inicialmente criada para fomento do turismo interno em Portugal. Para tanto, foram utilizados os métodos digitais para coleta e extração de dados via hashtag, para análise qualitativa e quantitativa, a considerar a sua cultura de utilização e apropriações para outros fins que não sejam os que deram ensejo à sua criação. Os resultados demonstraram que os utilizadores se apropriaram da hashtag analisada para expressar elementos que representam a cultura portuguesa. |
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A representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram: o caso da #vaparaforacadentroMedia sociaisInstagramHashtagApropriação de hashtagCulturaTurismoPortugalSocial mediaHashtag appropriationCultureTourismDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaA evolução da Tecnologia da Informação e da Internet traz consigo oportunidades de crescimento da sociedade como um todo. O surgimento dos media sociais tem transformado a forma de comunicação e interação dos indivíduos que as utilizam e, mais do que isso, influenciam na maneira com que as pessoas expressam as suas preferências, valores e crenças em diversas esferas como a economia, cultura, turismo, entre outras. O presente estudo teve o objetivo de analisar a representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram, tendo como caso de investigação a hashtag #vaparaforacadentro”, inicialmente criada para fomento do turismo interno em Portugal. Para tanto, foram utilizados os métodos digitais para coleta e extração de dados via hashtag, para análise qualitativa e quantitativa, a considerar a sua cultura de utilização e apropriações para outros fins que não sejam os que deram ensejo à sua criação. Os resultados demonstraram que os utilizadores se apropriaram da hashtag analisada para expressar elementos que representam a cultura portuguesa.The evolution of Information Technology and the Internet brings with it opportunities for the growth of society as a whole. The emergence of social media has transformed how individuals communicate and interact and, more than that, social media influence the way in which people express their preferences, values and beliefs in various spheres such as economy, culture, tourism, among others. The present study aimed to analyze the representation of Portuguese culture through the use of hashtags on Instagram, having as a case of investigation the hashtag “#vaparaforacadentro”, initially created to promote domestic tourism in Portugal. To this end, digital methods were used to collect and extract data via hashtag, for qualitative and quantitative analysis, considering its culture of use and appropriations for purposes other than those that gave rise to its creation. The results show that users appropriated the analyzed hashtag to express elements that represent Portuguese culture.Flores, Ana Marta MoreiraVargas, Carlos Manuel dos SantosRUNGil, Leandra Petry2023-06-01T16:01:50Z2022-12-192022-09-272022-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/153405TID:203145046porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:35:57Zoai:run.unl.pt:10362/153405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:16.580761Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A evolução da Tecnologia da Informação e da Internet traz consigo oportunidades de crescimento da sociedade como um todo. O surgimento dos media sociais tem transformado a forma de comunicação e interação dos indivíduos que as utilizam e, mais do que isso, influenciam na maneira com que as pessoas expressam as suas preferências, valores e crenças em diversas esferas como a economia, cultura, turismo, entre outras. O presente estudo teve o objetivo de analisar a representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram, tendo como caso de investigação a hashtag #vaparaforacadentro”, inicialmente criada para fomento do turismo interno em Portugal. Para tanto, foram utilizados os métodos digitais para coleta e extração de dados via hashtag, para análise qualitativa e quantitativa, a considerar a sua cultura de utilização e apropriações para outros fins que não sejam os que deram ensejo à sua criação. Os resultados demonstraram que os utilizadores se apropriaram da hashtag analisada para expressar elementos que representam a cultura portuguesa. |
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