Trissomia 21 na adultícia : o sucesso à luz da qualidade de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Carla Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33375
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
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spelling Trissomia 21 na adultícia : o sucesso à luz da qualidade de vidaTrissomia 21Qualidade de vidaJovens adultosTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018A deficiência, ou nomeadamente a Trissomia 21, na adultícia tem sido menos aprofundada do que noutras faixas etárias, menos ainda são visíveis estudos que, por um lado, dêem voz ao próprio adulto com trissomia 21 e, por outro lado, tenham o foco no nas suas potencialidades, ou seja, nos sucessos que estes jovens alcançam. Neste sentido, o presente estudo pretende dar um contributo neste campo, procurando clarificar os indicadores associados ao sucesso dos jovens adultos com Trissomia 21. Para operacionalizar esses indicadores e sustentar este trabalho num referencial teórico sólido, recorremos ao conceito de Qualidade de Vida proposto por Shalock (1996), através do qual se estruturaram as dimensões a analisar. Com base na conceptualização da Qualidade de Vida, pretende-se responder à seguinte questão: quais as dimensões relacionadas com o sucesso dos jovens com Trissomia 21, sendo estas operacionalizadas em termos de Qualidade de Vida? Para responder a esta questão foi realizado um estudo de caso, com o objectivo de aprofundar o conhecimento acerca da Qualidade de Vida de um jovem adulto com Trissomia 21. Como principais resultados realçamos toda o enquadramento de J, nomeadamente, o suporte dos pais e técnicos para a aquisição de determinados critérios de sucesso, seja a obtenção do 9º ano de escolaridade, seja a autonomia. Por outro, devemos salientar as características endógenas de J, sejam físicas ou mentais, as quais se traduzem numa carga genética favorável ao seu bom desenvolvimento, tanto físico, como mental ou social. Por último, podemos destacar que a inclusão social, fomentada pela família, técnicos e instituições frequentadas por J ao longo de todo o seu percurso educacional, profissional ou desportivo, está relacionada com outros factores de sucesso, tais como a actividade extra laboral ou a manutenção de um emprego remunerado.Disability, or in particular Trisomy 21, has contemplated less extensive research as far as adulthood than other age groups. On the other hand, there are even less visible studies in what concerns giving voice or empowering the adult with Trisomy 21. showing focus on their capacities and the success they can achieve. In order to give a purpose to the indicators and support to this work through a solid theoretical framework, we use the concept of Quality of Life proposed by Shalock (1996) the dimensions of which the analysis are to be structured on. Taking into account the concept of Quality of Life, it is our intention to answer the following question: which evaluation degrees are related with the success of Trisomy 21 young adults, in terms of Quality of Life? To answer this question, a case study was conducted the objective of deepening the knowledge about the Quality of Life of a Trisomy 21 young adult. As main results, we highlight the whole J framework, namely, the support of parents and technicians for the acquisition of certain criteria for success, whether attainment of the 9th form of schooling or autonomy. On the other hand, we must emphasize the endogenous characteristics of J, either physical or mental, which translate into a genetic load favourable to its development, physical, mental or social. Finally, we can enhance that social inclusion, fostered by the family, technicians and institutions attended by J throughout his educational, professional and sporting career, are factors of success, such as extra work, maintenance of paid employment.Carvalho, Carolina, 1960-Repositório da Universidade de LisboaVieira, Carla Ribeiro2018-05-15T09:52:47Z20182017-10-122018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33375TID:201912490porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:27.462749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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