O ballet na trissomia 21
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28437 |
Resumo: | A arte da dança, especificamente o Ballet, sempre me fascinou e é algo que conheço já que frequentei durante alguns anos, aulas de Ballet no Conservatório de Setúbal. A aluna do nosso estudo tem 18 anos, é portadora de Trissomia 21 e desde muito pequena pratica Ballet. Segundo Vargas (2003:1), a dança “(…) ajuda a desenvolver a personalidade de maneira equilibrada, propícia a aquisição de conhecimento, conceituação, entendimento e aceitação do próprio indivíduo”. O objetivo do nosso estudo foi identificar o impacto do Ballet na qualidade de vida de uma criança/adolescente com trissomia 21, dos 6 aos 18 anos. O tipo de estudo foi qualitativo consubstanciado num estudo de caso longitudinal dos 6 aos 18 anos. A técnica de recolha de dados utilizada foi a análise documental e os instrumentos construídos foram as grelhas de análise que utilizámos no tratamento dos dados dos 27 relatórios, cuja análise foi a base do nosso estudo. Como resultados a nossa investigação permite-nos referir que o ballet teve impacto a nível físico, emocional e social na qualidade de vida da Branca. Porém os resultados também nos permitem deixar como recomendações a continuação de apoio individualizado, sempre que necessário, não esquecendo a sensibilidade da aluna ao reforço positivo já que estamos perante uma adolescente com trissomia 21. |
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O ballet na trissomia 21Trissomia 21DançaInclusãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA arte da dança, especificamente o Ballet, sempre me fascinou e é algo que conheço já que frequentei durante alguns anos, aulas de Ballet no Conservatório de Setúbal. A aluna do nosso estudo tem 18 anos, é portadora de Trissomia 21 e desde muito pequena pratica Ballet. Segundo Vargas (2003:1), a dança “(…) ajuda a desenvolver a personalidade de maneira equilibrada, propícia a aquisição de conhecimento, conceituação, entendimento e aceitação do próprio indivíduo”. O objetivo do nosso estudo foi identificar o impacto do Ballet na qualidade de vida de uma criança/adolescente com trissomia 21, dos 6 aos 18 anos. O tipo de estudo foi qualitativo consubstanciado num estudo de caso longitudinal dos 6 aos 18 anos. A técnica de recolha de dados utilizada foi a análise documental e os instrumentos construídos foram as grelhas de análise que utilizámos no tratamento dos dados dos 27 relatórios, cuja análise foi a base do nosso estudo. Como resultados a nossa investigação permite-nos referir que o ballet teve impacto a nível físico, emocional e social na qualidade de vida da Branca. Porém os resultados também nos permitem deixar como recomendações a continuação de apoio individualizado, sempre que necessário, não esquecendo a sensibilidade da aluna ao reforço positivo já que estamos perante uma adolescente com trissomia 21.Dores, Maria AugustaRepositório ComumSoares, Paula2019-05-07T16:08:12Z2016-10-262016-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28437TID:201555700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:09.534878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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