Construção da carreira no ensino secundário: estudo exploratório com psicólogos e estudantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1981 |
Resumo: | A adolescência corresponde a um período do ciclo de vida em que se verifica um primeiro compromisso com a carreira e, nessa medida, a um período significativo de desenvolvimento vocacional. Face à importância e ao impacto da tomada de decisão de carreira na adolescência, a intervenção psicológica na carreira e no domínio vocacional assume grande relevância na promoção da adaptabilidade dos jovens. Assim, no presente estudo, pretendemos compreender o modo como se opera a intervenção vocacional no ensino secundário na região da Madeira, bem como as variáveis associadas a uma maior adaptabilidade na carreira nos jovens. Para o efeito, optamos por uma investigação com design misto e constituída por dois estudos. O primeiro estudo de natureza qualitativa, com recurso à técnica da entrevista, envolveu a participação de 6 psicólogas a exercerem em escolas com nível secundário da Madeira. No segundo estudo, procurámos analisar a relação entre um conjunto de variáveis sociodemográficas (zona de residência, habilitações académicas dos pais e sexo), relativas ao percurso escolar (médica escolar e retenções) e à participação em atividades de construção de carreira e a adaptabilidade. Participaram 201 estudantes do ensino secundário, com idades entre os 16 e os 23 anos (M = 17,56, DP = 0,89). Os instrumentos foram um questionário sociodemográfico e o inventário Career Adaptabilities Scale. Os resultados do primeiro estudo indicam que, na prática dos profissionais de Psicologia, existem condicionantes de uma abordagem de desenvolvimento de carreira sistemática junto dos alunos do ensino secundário; elucidam também para as necessidades no plano da intervenção vocacional neste nível de ensino nas escolas da Madeira e conduzem a reflexões com implicações para a prática. No segundo estudo, não se verificaram efeitos significativos de variáveis sociodemográficas na adaptabilidade de carreira dos jovens. Quanto às variáveis relativas ao percurso escolar, verificou-se uma associação positiva entre indicadores de sucesso escolar e a adaptabilidade. Foram identificadas limitações e elencadas sugestões de investigações futuras. Contribuímos, desta forma para a compreensão da realidade da intervenção de carreira apresentando as perspetivas dos intervenientes no processo e potenciamos a reflexão no domínio vocacional no ensino secundário na Região. |
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Construção da carreira no ensino secundário: estudo exploratório com psicólogos e estudantesDesenvolvimento vocacionalConstrução da carreiraAdaptabilidadeEnsino SecundárioAdolescênciaServiços de psicologia e orientaçãoIntervenção na carreiraVocational developmentCareer developmentAdaptabilityHigh schoolAdolescentsIntervention programsPsychological intervention in schoolsMadeira (Portugal)Psicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA adolescência corresponde a um período do ciclo de vida em que se verifica um primeiro compromisso com a carreira e, nessa medida, a um período significativo de desenvolvimento vocacional. Face à importância e ao impacto da tomada de decisão de carreira na adolescência, a intervenção psicológica na carreira e no domínio vocacional assume grande relevância na promoção da adaptabilidade dos jovens. Assim, no presente estudo, pretendemos compreender o modo como se opera a intervenção vocacional no ensino secundário na região da Madeira, bem como as variáveis associadas a uma maior adaptabilidade na carreira nos jovens. Para o efeito, optamos por uma investigação com design misto e constituída por dois estudos. O primeiro estudo de natureza qualitativa, com recurso à técnica da entrevista, envolveu a participação de 6 psicólogas a exercerem em escolas com nível secundário da Madeira. No segundo estudo, procurámos analisar a relação entre um conjunto de variáveis sociodemográficas (zona de residência, habilitações académicas dos pais e sexo), relativas ao percurso escolar (médica escolar e retenções) e à participação em atividades de construção de carreira e a adaptabilidade. Participaram 201 estudantes do ensino secundário, com idades entre os 16 e os 23 anos (M = 17,56, DP = 0,89). Os instrumentos foram um questionário sociodemográfico e o inventário Career Adaptabilities Scale. Os resultados do primeiro estudo indicam que, na prática dos profissionais de Psicologia, existem condicionantes de uma abordagem de desenvolvimento de carreira sistemática junto dos alunos do ensino secundário; elucidam também para as necessidades no plano da intervenção vocacional neste nível de ensino nas escolas da Madeira e conduzem a reflexões com implicações para a prática. No segundo estudo, não se verificaram efeitos significativos de variáveis sociodemográficas na adaptabilidade de carreira dos jovens. Quanto às variáveis relativas ao percurso escolar, verificou-se uma associação positiva entre indicadores de sucesso escolar e a adaptabilidade. Foram identificadas limitações e elencadas sugestões de investigações futuras. Contribuímos, desta forma para a compreensão da realidade da intervenção de carreira apresentando as perspetivas dos intervenientes no processo e potenciamos a reflexão no domínio vocacional no ensino secundário na Região.Adolescence is a period of the life cycle in which a first commitment to the career emerges, corresponding to a significant period of vocational development. Given the importance and impact of career decision making in adolescence, career intervention is of great importance in promoting the adaptability of young people. Therefore, in the present study, we aim at understanding in which way the vocational intervention is performed in Madeira island secondary schools, as well as the variables associated with greater adaptability in the career of the adolescents. In this paper, two studies are presented. The first study was qualitative, using the technique of interview, which involved the participation of 6 educational psychologists that practice in secondary schools in Madeira. In the second study, we intended to analyse the correlation between a set of sociodemographic variables (area of residence, parents academic qualifications and gender), related to the school path (school average and retentions) and to the participation in career interventions and adaptability. 201 students from the secondary education level, aged between 16 and 23 (M = 17,56, DP = 0,89) participate in the study. The instruments used were a sociodemographic questionnaire and the Career Adaptabilities Scale. The results of the first study indicated that, in the practice of Psychology professionals, there are constraints related to the approach of systematic career development of secondary school students; it also elucidated the needs for vocational intervention at this level of education in the schools of Madeira, which leads to reflections for practice. In the second study, no significant effect of the sociodemographic variables on the adolescents’ career adaptability was observed. Regarding the variables related to school progress, a positive association between the school success indicators and adaptability was verified. Limitations and suggestions for future research have been identified. In this way, we contributed to the understanding of career intervention practice, presenting the perspectives of those involved in the process and fostering the reflection in the vocational field in secondary schools from Madeira island.Carvalho, Renato Gil GomesDigitUMaFernandes, Elsa Maria Macedo2018-06-26T10:29:40Z2018-03-07T00:00:00Z2018-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1981201914492porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:42Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:44.862433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A adolescência corresponde a um período do ciclo de vida em que se verifica um primeiro compromisso com a carreira e, nessa medida, a um período significativo de desenvolvimento vocacional. Face à importância e ao impacto da tomada de decisão de carreira na adolescência, a intervenção psicológica na carreira e no domínio vocacional assume grande relevância na promoção da adaptabilidade dos jovens. Assim, no presente estudo, pretendemos compreender o modo como se opera a intervenção vocacional no ensino secundário na região da Madeira, bem como as variáveis associadas a uma maior adaptabilidade na carreira nos jovens. Para o efeito, optamos por uma investigação com design misto e constituída por dois estudos. O primeiro estudo de natureza qualitativa, com recurso à técnica da entrevista, envolveu a participação de 6 psicólogas a exercerem em escolas com nível secundário da Madeira. No segundo estudo, procurámos analisar a relação entre um conjunto de variáveis sociodemográficas (zona de residência, habilitações académicas dos pais e sexo), relativas ao percurso escolar (médica escolar e retenções) e à participação em atividades de construção de carreira e a adaptabilidade. Participaram 201 estudantes do ensino secundário, com idades entre os 16 e os 23 anos (M = 17,56, DP = 0,89). Os instrumentos foram um questionário sociodemográfico e o inventário Career Adaptabilities Scale. Os resultados do primeiro estudo indicam que, na prática dos profissionais de Psicologia, existem condicionantes de uma abordagem de desenvolvimento de carreira sistemática junto dos alunos do ensino secundário; elucidam também para as necessidades no plano da intervenção vocacional neste nível de ensino nas escolas da Madeira e conduzem a reflexões com implicações para a prática. No segundo estudo, não se verificaram efeitos significativos de variáveis sociodemográficas na adaptabilidade de carreira dos jovens. Quanto às variáveis relativas ao percurso escolar, verificou-se uma associação positiva entre indicadores de sucesso escolar e a adaptabilidade. Foram identificadas limitações e elencadas sugestões de investigações futuras. Contribuímos, desta forma para a compreensão da realidade da intervenção de carreira apresentando as perspetivas dos intervenientes no processo e potenciamos a reflexão no domínio vocacional no ensino secundário na Região. |
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