Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sofia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2091
Resumo: Numa primeira parte, no enquadramento teórico, são abordados temas que são importantes para a prática docente, uma vez que os estágios foram realizados numa sala de 3 anos e depois numa turma do 1º ano, fazendo todo o sentido refletir sobre a importância das histórias na educação. Assim sendo, é apresentada uma contextualização da literatura infantil, a importância da hora do conto, métodos de iniciação à leitura/escrita e os modelos curriculares. Numa segunda e terceira parte é evidenciada a metodologia de investigação que foi usada e a intervenção que a estudante realizou, tanto ao nível da caracterização do contexto organizacional como na descrição da prática realizada segundo as etapas: observar, planear, agir e avaliar. No fim, nas considerações finais, é feita uma reflexão onde a estudante refletiu sobre a prática docente e sobre temas importantes na construção da profissionalização, nomeadamente: na transmissão de valores, envolvimento parental, a importância do brincar, a aprendizagem cooperativa, conceito de educação e o papel do docente generalista.
id RCAP_4154e158d01eab5dabb61d7d52ede97a
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2091
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagensDocente generalistaLiteratura Infanto JuvenilPrática pedagógicaNuma primeira parte, no enquadramento teórico, são abordados temas que são importantes para a prática docente, uma vez que os estágios foram realizados numa sala de 3 anos e depois numa turma do 1º ano, fazendo todo o sentido refletir sobre a importância das histórias na educação. Assim sendo, é apresentada uma contextualização da literatura infantil, a importância da hora do conto, métodos de iniciação à leitura/escrita e os modelos curriculares. Numa segunda e terceira parte é evidenciada a metodologia de investigação que foi usada e a intervenção que a estudante realizou, tanto ao nível da caracterização do contexto organizacional como na descrição da prática realizada segundo as etapas: observar, planear, agir e avaliar. No fim, nas considerações finais, é feita uma reflexão onde a estudante refletiu sobre a prática docente e sobre temas importantes na construção da profissionalização, nomeadamente: na transmissão de valores, envolvimento parental, a importância do brincar, a aprendizagem cooperativa, conceito de educação e o papel do docente generalista.2015-03-28T11:15:12Z2015-02-01T00:00:00Z2015-03-28T00:00:00Z2015-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2091TID:201451565porSilva, Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:51Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:56.254273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens
title Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens
spellingShingle Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens
Silva, Sofia
Docente generalista
Literatura Infanto Juvenil
Prática pedagógica
title_short Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens
title_full Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens
title_fullStr Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens
title_full_unstemmed Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens
title_sort Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens
author Silva, Sofia
author_facet Silva, Sofia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Docente generalista
Literatura Infanto Juvenil
Prática pedagógica
topic Docente generalista
Literatura Infanto Juvenil
Prática pedagógica
description Numa primeira parte, no enquadramento teórico, são abordados temas que são importantes para a prática docente, uma vez que os estágios foram realizados numa sala de 3 anos e depois numa turma do 1º ano, fazendo todo o sentido refletir sobre a importância das histórias na educação. Assim sendo, é apresentada uma contextualização da literatura infantil, a importância da hora do conto, métodos de iniciação à leitura/escrita e os modelos curriculares. Numa segunda e terceira parte é evidenciada a metodologia de investigação que foi usada e a intervenção que a estudante realizou, tanto ao nível da caracterização do contexto organizacional como na descrição da prática realizada segundo as etapas: observar, planear, agir e avaliar. No fim, nas considerações finais, é feita uma reflexão onde a estudante refletiu sobre a prática docente e sobre temas importantes na construção da profissionalização, nomeadamente: na transmissão de valores, envolvimento parental, a importância do brincar, a aprendizagem cooperativa, conceito de educação e o papel do docente generalista.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-28T11:15:12Z
2015-02-01T00:00:00Z
2015-03-28T00:00:00Z
2015-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2091
TID:201451565
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2091
identifier_str_mv TID:201451565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623142195200