Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2091 |
Resumo: | Numa primeira parte, no enquadramento teórico, são abordados temas que são importantes para a prática docente, uma vez que os estágios foram realizados numa sala de 3 anos e depois numa turma do 1º ano, fazendo todo o sentido refletir sobre a importância das histórias na educação. Assim sendo, é apresentada uma contextualização da literatura infantil, a importância da hora do conto, métodos de iniciação à leitura/escrita e os modelos curriculares. Numa segunda e terceira parte é evidenciada a metodologia de investigação que foi usada e a intervenção que a estudante realizou, tanto ao nível da caracterização do contexto organizacional como na descrição da prática realizada segundo as etapas: observar, planear, agir e avaliar. No fim, nas considerações finais, é feita uma reflexão onde a estudante refletiu sobre a prática docente e sobre temas importantes na construção da profissionalização, nomeadamente: na transmissão de valores, envolvimento parental, a importância do brincar, a aprendizagem cooperativa, conceito de educação e o papel do docente generalista. |
id |
RCAP_4154e158d01eab5dabb61d7d52ede97a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2091 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagensDocente generalistaLiteratura Infanto JuvenilPrática pedagógicaNuma primeira parte, no enquadramento teórico, são abordados temas que são importantes para a prática docente, uma vez que os estágios foram realizados numa sala de 3 anos e depois numa turma do 1º ano, fazendo todo o sentido refletir sobre a importância das histórias na educação. Assim sendo, é apresentada uma contextualização da literatura infantil, a importância da hora do conto, métodos de iniciação à leitura/escrita e os modelos curriculares. Numa segunda e terceira parte é evidenciada a metodologia de investigação que foi usada e a intervenção que a estudante realizou, tanto ao nível da caracterização do contexto organizacional como na descrição da prática realizada segundo as etapas: observar, planear, agir e avaliar. No fim, nas considerações finais, é feita uma reflexão onde a estudante refletiu sobre a prática docente e sobre temas importantes na construção da profissionalização, nomeadamente: na transmissão de valores, envolvimento parental, a importância do brincar, a aprendizagem cooperativa, conceito de educação e o papel do docente generalista.2015-03-28T11:15:12Z2015-02-01T00:00:00Z2015-03-28T00:00:00Z2015-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2091TID:201451565porSilva, Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:51Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:56.254273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens |
title |
Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens |
spellingShingle |
Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens Silva, Sofia Docente generalista Literatura Infanto Juvenil Prática pedagógica |
title_short |
Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens |
title_full |
Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens |
title_fullStr |
Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens |
title_full_unstemmed |
Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens |
title_sort |
Contar e encantar, através da profissionalidade docente, recorrendo às histórias infantis para promover aprendizagens |
author |
Silva, Sofia |
author_facet |
Silva, Sofia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docente generalista Literatura Infanto Juvenil Prática pedagógica |
topic |
Docente generalista Literatura Infanto Juvenil Prática pedagógica |
description |
Numa primeira parte, no enquadramento teórico, são abordados temas que são importantes para a prática docente, uma vez que os estágios foram realizados numa sala de 3 anos e depois numa turma do 1º ano, fazendo todo o sentido refletir sobre a importância das histórias na educação. Assim sendo, é apresentada uma contextualização da literatura infantil, a importância da hora do conto, métodos de iniciação à leitura/escrita e os modelos curriculares. Numa segunda e terceira parte é evidenciada a metodologia de investigação que foi usada e a intervenção que a estudante realizou, tanto ao nível da caracterização do contexto organizacional como na descrição da prática realizada segundo as etapas: observar, planear, agir e avaliar. No fim, nas considerações finais, é feita uma reflexão onde a estudante refletiu sobre a prática docente e sobre temas importantes na construção da profissionalização, nomeadamente: na transmissão de valores, envolvimento parental, a importância do brincar, a aprendizagem cooperativa, conceito de educação e o papel do docente generalista. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-28T11:15:12Z 2015-02-01T00:00:00Z 2015-03-28T00:00:00Z 2015-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2091 TID:201451565 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2091 |
identifier_str_mv |
TID:201451565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131623142195200 |