A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Rita
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2090
Resumo: O presente relatório surge como resultado de dois estágios profissionalizantes em contexto de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, no sentido da construção da profissionalização docente. Para o efeito, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, naturalista e exploratória que convergiu numa intervenção pautada pela intencionalidade educativa, visando a promoção de experiências de aprendizagem ativas e significativas em ambos os grupos em estudo. Este documento pretende fazer uma reflexão sobre a ação que foi realizada nos contextos de estágio, tendo por base diversos pressupostos teóricos, que serão explorados neste documento. Partindo do pressuposto que os educadores e professores estão a formar crianças para serem futuros cidadãos cultos e instruídos, é importante que lhes incutam a curiosidade e o gosto por aprenderem mais. Assim, de entre os diversos conceitos analisados, sobressai a importância da motivação como conceito fundamental para o docente generalista uma vez que é transversal e bidirecional em ambos os contextos. Plasma-se, também, neste documento uma evidente aplicação da teoria defendida, na prática efetuada, assim como uma reflexão sistematizada tendo como horizonte a articulação entre os dois contextos e a natureza do docente generalista.
id RCAP_7a888aa13092f9f9d6e417be286a56df
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2090
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básicoPrática pedagógicaDocente generalistaO presente relatório surge como resultado de dois estágios profissionalizantes em contexto de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, no sentido da construção da profissionalização docente. Para o efeito, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, naturalista e exploratória que convergiu numa intervenção pautada pela intencionalidade educativa, visando a promoção de experiências de aprendizagem ativas e significativas em ambos os grupos em estudo. Este documento pretende fazer uma reflexão sobre a ação que foi realizada nos contextos de estágio, tendo por base diversos pressupostos teóricos, que serão explorados neste documento. Partindo do pressuposto que os educadores e professores estão a formar crianças para serem futuros cidadãos cultos e instruídos, é importante que lhes incutam a curiosidade e o gosto por aprenderem mais. Assim, de entre os diversos conceitos analisados, sobressai a importância da motivação como conceito fundamental para o docente generalista uma vez que é transversal e bidirecional em ambos os contextos. Plasma-se, também, neste documento uma evidente aplicação da teoria defendida, na prática efetuada, assim como uma reflexão sistematizada tendo como horizonte a articulação entre os dois contextos e a natureza do docente generalista.2015-03-28T11:07:00Z2015-02-01T00:00:00Z2015-03-28T00:00:00Z2015-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2090TID:201421364porMoreira, Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:51Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:56.203893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico
title A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico
Moreira, Rita
Prática pedagógica
Docente generalista
title_short A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_full A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_sort A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico
author Moreira, Rita
author_facet Moreira, Rita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Docente generalista
topic Prática pedagógica
Docente generalista
description O presente relatório surge como resultado de dois estágios profissionalizantes em contexto de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, no sentido da construção da profissionalização docente. Para o efeito, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, naturalista e exploratória que convergiu numa intervenção pautada pela intencionalidade educativa, visando a promoção de experiências de aprendizagem ativas e significativas em ambos os grupos em estudo. Este documento pretende fazer uma reflexão sobre a ação que foi realizada nos contextos de estágio, tendo por base diversos pressupostos teóricos, que serão explorados neste documento. Partindo do pressuposto que os educadores e professores estão a formar crianças para serem futuros cidadãos cultos e instruídos, é importante que lhes incutam a curiosidade e o gosto por aprenderem mais. Assim, de entre os diversos conceitos analisados, sobressai a importância da motivação como conceito fundamental para o docente generalista uma vez que é transversal e bidirecional em ambos os contextos. Plasma-se, também, neste documento uma evidente aplicação da teoria defendida, na prática efetuada, assim como uma reflexão sistematizada tendo como horizonte a articulação entre os dois contextos e a natureza do docente generalista.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-28T11:07:00Z
2015-02-01T00:00:00Z
2015-03-28T00:00:00Z
2015-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2090
TID:201421364
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2090
identifier_str_mv TID:201421364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623141146624