A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2090 |
Resumo: | O presente relatório surge como resultado de dois estágios profissionalizantes em contexto de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, no sentido da construção da profissionalização docente. Para o efeito, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, naturalista e exploratória que convergiu numa intervenção pautada pela intencionalidade educativa, visando a promoção de experiências de aprendizagem ativas e significativas em ambos os grupos em estudo. Este documento pretende fazer uma reflexão sobre a ação que foi realizada nos contextos de estágio, tendo por base diversos pressupostos teóricos, que serão explorados neste documento. Partindo do pressuposto que os educadores e professores estão a formar crianças para serem futuros cidadãos cultos e instruídos, é importante que lhes incutam a curiosidade e o gosto por aprenderem mais. Assim, de entre os diversos conceitos analisados, sobressai a importância da motivação como conceito fundamental para o docente generalista uma vez que é transversal e bidirecional em ambos os contextos. Plasma-se, também, neste documento uma evidente aplicação da teoria defendida, na prática efetuada, assim como uma reflexão sistematizada tendo como horizonte a articulação entre os dois contextos e a natureza do docente generalista. |
id |
RCAP_7a888aa13092f9f9d6e417be286a56df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2090 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básicoPrática pedagógicaDocente generalistaO presente relatório surge como resultado de dois estágios profissionalizantes em contexto de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, no sentido da construção da profissionalização docente. Para o efeito, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, naturalista e exploratória que convergiu numa intervenção pautada pela intencionalidade educativa, visando a promoção de experiências de aprendizagem ativas e significativas em ambos os grupos em estudo. Este documento pretende fazer uma reflexão sobre a ação que foi realizada nos contextos de estágio, tendo por base diversos pressupostos teóricos, que serão explorados neste documento. Partindo do pressuposto que os educadores e professores estão a formar crianças para serem futuros cidadãos cultos e instruídos, é importante que lhes incutam a curiosidade e o gosto por aprenderem mais. Assim, de entre os diversos conceitos analisados, sobressai a importância da motivação como conceito fundamental para o docente generalista uma vez que é transversal e bidirecional em ambos os contextos. Plasma-se, também, neste documento uma evidente aplicação da teoria defendida, na prática efetuada, assim como uma reflexão sistematizada tendo como horizonte a articulação entre os dois contextos e a natureza do docente generalista.2015-03-28T11:07:00Z2015-02-01T00:00:00Z2015-03-28T00:00:00Z2015-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2090TID:201421364porMoreira, Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:51Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:56.203893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico |
title |
A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico Moreira, Rita Prática pedagógica Docente generalista |
title_short |
A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A transversalidade da motivação nas aprendizagens em contexto de educação pré- escolar e 1º ciclo do ensino básico |
author |
Moreira, Rita |
author_facet |
Moreira, Rita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Docente generalista |
topic |
Prática pedagógica Docente generalista |
description |
O presente relatório surge como resultado de dois estágios profissionalizantes em contexto de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, no sentido da construção da profissionalização docente. Para o efeito, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, naturalista e exploratória que convergiu numa intervenção pautada pela intencionalidade educativa, visando a promoção de experiências de aprendizagem ativas e significativas em ambos os grupos em estudo. Este documento pretende fazer uma reflexão sobre a ação que foi realizada nos contextos de estágio, tendo por base diversos pressupostos teóricos, que serão explorados neste documento. Partindo do pressuposto que os educadores e professores estão a formar crianças para serem futuros cidadãos cultos e instruídos, é importante que lhes incutam a curiosidade e o gosto por aprenderem mais. Assim, de entre os diversos conceitos analisados, sobressai a importância da motivação como conceito fundamental para o docente generalista uma vez que é transversal e bidirecional em ambos os contextos. Plasma-se, também, neste documento uma evidente aplicação da teoria defendida, na prática efetuada, assim como uma reflexão sistematizada tendo como horizonte a articulação entre os dois contextos e a natureza do docente generalista. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-28T11:07:00Z 2015-02-01T00:00:00Z 2015-03-28T00:00:00Z 2015-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2090 TID:201421364 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2090 |
identifier_str_mv |
TID:201421364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131623141146624 |