Projeto de uma célula robotizada de soldadura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, André Filipe Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13826
Resumo: A implementação de sistemas automáticos destinados à execução de tarefas na indústria automóvel tem diversas vantagens em relação aos processos manuais. Apesar do aumento da produtividade ser uma melhoria considerável, não é a principal razão para substituir o ser humano por sistemas automáticos. A qualidade e a fiabilidade do processo surgem como duas vantagens importantes no uso de sistemas automáticos. Desde que a segurança se tornou a prioridade número um dos padrões europeus, estes dois fatores têm uma importância enorme na indústria automóvel. Além dos veículos mais comuns produzidos em massa pelos grandes grupos da indústria automóvel, veículos especiais (tais como autocarros, ambulâncias e camiões de recolha de resíduos) circulam diariamente nas estradas de todo mundo. Estes são produzidos por empresas mais pequenas e especializadas em um ou mais tipos de veículos. A produção de pequenas séries, com elevado grau de personalização por cada cliente faz com que seja impossível usar linhas de produção completamente automatizadas. No entanto, os requisitos legais para produzir estes veículos especificam tolerâncias dimensionais e padrões de qualidade que começam a ser difíceis de atingir com trabalhadores humanos. As empresas estão a encontrar a solução para este problema no uso de células de fabrico flexíveis capazes de executar as tarefas mais importantes. Além das vantagens mencionadas anteriormente, estas células de fabrico permitem adaptar a sua produção às necessidades momentâneas da empresa. Este estudo teve como objetivos determinar as vantagens associadas ao uso de uma célula robotizada de soldadura para produzir estruturas de carroçarias para autocarros e acompanhar o processo de desenvolvimento e implementação da solução no processo produtivo. De forma a realizar uma comparação fidedigna, foi escolhida uma subestrutura do compartimento de bagagem de um autocarro para efetuar todos os testes necessários. Além disso, a utilização de um robô fora de serviço também foi estudada uma vez que o equipamento, que já estava na posse da empresa, apresentava todas as características necessária para executar as tarefas propostas, permitindo valorizar o desempenho global do projeto e prolongar o tempo de vida útil de ferramentas importantes com custos elevados. O método inclui o desenvolvimento de uma simulação com recurso a software, um teste com recurso à célula robotizada de soldadura e dez testes com recurso a um soldador. O tempo de ciclo medido no uso da célula é considerado constante e o tempo de ciclo associado ao soldador é calculado através da média dos dez testes. O tempo de preparação não foi considerado para este estudo devido à possibilidade de serem usados os mesmos meios auxiliares de produção para ambos os testes. As peças utilizadas nos testes foram analisadas através de ensaios não-destrutivos e destrutivos para recolher informação sobre a qualidade da junta de soldadura: porosidade, penetração e acabamento. No final deste estudo, constatou-se a existência de uma redução significativa do tempo necessário para produzir uma peça e uma melhoria significativa da qualidade do produto. O tempo de ciclo mais reduzido apresenta um beneficio económico: o baixo custo de produção e as maiores margens de lucro permitem que a empresa evolua para novos mercados e novos clientes. Espera-se que a redução seja significativa, permitindo uma rápida amortização do investimento. O aumento da qualidade é justificado pelo uso de processos de fabrico altamente precisos, que se tornam possíveis devido ao uso de controlos robotizados. Esta vantagem contribui para o aumento da competitividade da empresa e torna possível cumprir com os standards europeus cada vez mais exigentes.
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Estes são produzidos por empresas mais pequenas e especializadas em um ou mais tipos de veículos. A produção de pequenas séries, com elevado grau de personalização por cada cliente faz com que seja impossível usar linhas de produção completamente automatizadas. No entanto, os requisitos legais para produzir estes veículos especificam tolerâncias dimensionais e padrões de qualidade que começam a ser difíceis de atingir com trabalhadores humanos. As empresas estão a encontrar a solução para este problema no uso de células de fabrico flexíveis capazes de executar as tarefas mais importantes. Além das vantagens mencionadas anteriormente, estas células de fabrico permitem adaptar a sua produção às necessidades momentâneas da empresa. Este estudo teve como objetivos determinar as vantagens associadas ao uso de uma célula robotizada de soldadura para produzir estruturas de carroçarias para autocarros e acompanhar o processo de desenvolvimento e implementação da solução no processo produtivo. De forma a realizar uma comparação fidedigna, foi escolhida uma subestrutura do compartimento de bagagem de um autocarro para efetuar todos os testes necessários. Além disso, a utilização de um robô fora de serviço também foi estudada uma vez que o equipamento, que já estava na posse da empresa, apresentava todas as características necessária para executar as tarefas propostas, permitindo valorizar o desempenho global do projeto e prolongar o tempo de vida útil de ferramentas importantes com custos elevados. O método inclui o desenvolvimento de uma simulação com recurso a software, um teste com recurso à célula robotizada de soldadura e dez testes com recurso a um soldador. O tempo de ciclo medido no uso da célula é considerado constante e o tempo de ciclo associado ao soldador é calculado através da média dos dez testes. O tempo de preparação não foi considerado para este estudo devido à possibilidade de serem usados os mesmos meios auxiliares de produção para ambos os testes. As peças utilizadas nos testes foram analisadas através de ensaios não-destrutivos e destrutivos para recolher informação sobre a qualidade da junta de soldadura: porosidade, penetração e acabamento. No final deste estudo, constatou-se a existência de uma redução significativa do tempo necessário para produzir uma peça e uma melhoria significativa da qualidade do produto. O tempo de ciclo mais reduzido apresenta um beneficio económico: o baixo custo de produção e as maiores margens de lucro permitem que a empresa evolua para novos mercados e novos clientes. Espera-se que a redução seja significativa, permitindo uma rápida amortização do investimento. O aumento da qualidade é justificado pelo uso de processos de fabrico altamente precisos, que se tornam possíveis devido ao uso de controlos robotizados. Esta vantagem contribui para o aumento da competitividade da empresa e torna possível cumprir com os standards europeus cada vez mais exigentes.The implementation of automatic systems to execute tasks on the automotive industry brings many advantages when compared to humans. Although the increased productivity is a significant improvement, it is not the main reason to replace humans for automatic systems. The quality and reliability emerge as important advantages in the use of automatic systems. Since safety became the number one priority of European standards, the quality factor has an enormous importance in the automotive industry. Besides the most common vehicles which are mass produced by the largest automotive groups, special vehicles, such as buses, ambulances and garbage trucks among others, circulate daily on the roads around the world. These types of vehicles are produced by smaller companies that are specialized in a certain genre of vehicles. The small quantities of the production series and the high rate of customization per client make it impossible to use fully automated production lines. However, the legal requirements to produce these vehicles specify dimensional accuracies and quality grades that are becoming harder to achieve with human workers. These companies are finding the solution for this problem by using flexible manufacturing cells that are able to execute the most critical tasks. These cells, in addition to the advantages mentioned above, offer the ability to quickly adapt their production to the company momentary needs. This study aimed to determine the advantages of using a robotic welding cell to produce bus body structures and to follow its implementation in the production process. In order to make a reliable data comparison, it is chosen a part from the bus’s luggage to execute all necessary tests. Furthermore, the use of a robot out of service was also studied because the robot already owned presents the characteristics needed for this kind of service, allowing an enhancement of the project performance and ensuring the reusability and life-extend of some important and expansive tools. The method includes the development of a software simulation, one test using the robotic cell and ten tests using a human worker. The cycle time measured by the robotic cell is considered as a constant and the cycle time for a human worker is given by the average of the ten measures. The setup time is not considered for this study due to the possibility of using the same jigs for both tests. The test pieces are evaluated recurring to non-destructive and destructive tests to gather information about the quality of the welded joint: porosity, penetration and finishing. At the end of this study, a significant reduction on the time needed to produce one component was achieved, as well as significant improvement on the product’s quality. The reduced cycle time brings an economical benefit: lower cost of manufacturing and higher profits allows the company to evolve into new markets and clients. The reduction is expected to be significant, allowing for a quick payback of the investment. The quality improvement is achieved by the highly precise manufacturing process, which is possible due to the robotic control. This key advantage enhances the company's competitiveness and makes possible to fulfil the increasingly demanding European standards.Silva, Manuel Fernando dos SantosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCastro, André Filipe Costa2019-06-04T11:04:09Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13826TID:202165787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:56:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:43.324876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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