Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6540 |
Resumo: | Capítulo 1 Neste capítulo encontra-se sintetizado o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão (AEF), durante o ano letivo 2014/2015, orientado pelo professor António Belo. Este estágio pedagógico resultou numa experiência indispensável, que contribuiu bastante para o meu crescimento profissional, pessoal e social, proporcionando-me vivências reais daquilo que é o contexto escolar e o processo de ensino-aprendizagem. Assim, ao longo deste documento descrevo os objetivos que tracei para o desenvolvimento do ano escolar referido, os da própria escola e do grupo de educação física - como foi realizado toda a avaliação dos alunos, todos os meus pontos fortes e fracos, terminando com todas as atividades onde estive inserido. Em suma, este relatório surge do esforço de uma reflexão de todo o trabalho produzido na escola durante o ano letivo, focando as adversidades sentidas e ultrapassadas, tal como os aspetos positivos desta experiência. Capítulo 2 O projeto de seminário é um processo fundamental para compreendermos melhor a realidade do contexto escolar. Ajuda-nos a perceber os métodos e técnicas aplicadas por professores experientes e professores inexperientes, através da realização de entrevistas e da análise das respostas obtidas. A amostra passa por três professores experientes com mais de sete anos de lecionação da escola na qual estamos a estagiar, o Agrupamento de Escolas do Fundão, e três professores inexperientes com menos de três anos de lecionação. Para além da amostra selecionada, é descrito neste projeto todo o processo da entrevista e o planeamento, bem como o material a utilizar. De uma forma mais específica, neste estudo será importante perceber qual a melhor forma de melhorar uma aula de Educação Física, não só na sua organização, mas também com o tipo de exercícios a realizar para aumentar o aproveitamento e empenho nas aulas, por parte dos alunos. A seleção de exercícios e a motivação que esses mesmos criam nos discentes é um aspeto fundamental no contexto escolar, pois vai-nos permitir perceber melhor a planificação e a metodologia utilizada nas aulas de Educação Física por parte de professores com diferentes tipos de abordagens e experiência. |
id |
RCAP_41a2468f652d120568c74d07cf390c18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6540 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do FundãoEducação FísicaProfessor ExperienteProfessor InexperienteDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisCapítulo 1 Neste capítulo encontra-se sintetizado o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão (AEF), durante o ano letivo 2014/2015, orientado pelo professor António Belo. Este estágio pedagógico resultou numa experiência indispensável, que contribuiu bastante para o meu crescimento profissional, pessoal e social, proporcionando-me vivências reais daquilo que é o contexto escolar e o processo de ensino-aprendizagem. Assim, ao longo deste documento descrevo os objetivos que tracei para o desenvolvimento do ano escolar referido, os da própria escola e do grupo de educação física - como foi realizado toda a avaliação dos alunos, todos os meus pontos fortes e fracos, terminando com todas as atividades onde estive inserido. Em suma, este relatório surge do esforço de uma reflexão de todo o trabalho produzido na escola durante o ano letivo, focando as adversidades sentidas e ultrapassadas, tal como os aspetos positivos desta experiência. Capítulo 2 O projeto de seminário é um processo fundamental para compreendermos melhor a realidade do contexto escolar. Ajuda-nos a perceber os métodos e técnicas aplicadas por professores experientes e professores inexperientes, através da realização de entrevistas e da análise das respostas obtidas. A amostra passa por três professores experientes com mais de sete anos de lecionação da escola na qual estamos a estagiar, o Agrupamento de Escolas do Fundão, e três professores inexperientes com menos de três anos de lecionação. Para além da amostra selecionada, é descrito neste projeto todo o processo da entrevista e o planeamento, bem como o material a utilizar. De uma forma mais específica, neste estudo será importante perceber qual a melhor forma de melhorar uma aula de Educação Física, não só na sua organização, mas também com o tipo de exercícios a realizar para aumentar o aproveitamento e empenho nas aulas, por parte dos alunos. A seleção de exercícios e a motivação que esses mesmos criam nos discentes é um aspeto fundamental no contexto escolar, pois vai-nos permitir perceber melhor a planificação e a metodologia utilizada nas aulas de Educação Física por parte de professores com diferentes tipos de abordagens e experiência.Chapter 1 In this chapter, the work developed during the pedagogical internship at School Group of Fundão (AEF) is covered, which took place during the academic year 2015/2015, and was guided by Professor António Belo. This pedagogical internship resulted in an indispensable experience, contributing for both professional and personal accomplishment, as well as social development, by giving me the real life experience of what is the scholarly context and the process of teaching and learning. Within this document I describe the objectives I drew for the academic year in place, as well as the school’s objectives and specially the physical education department objectives – how the evaluation of the students was accomplished, my strengths and weaknesses and finishing by describing the activities and tasks in which I was involved. In conclusion, this report comes from the effort of a critical observation of all the work that was produced in the school during the academic year, by focusing on the adversities that were felt and surpassed but also on the positive aspects of this experience. Capítulo 2 O projeto de seminário é um processo fundamental para compreendermos melhor a realidade do contexto escolar. Ajuda-nos a perceber os métodos e técnicas aplicadas por professores experientes e professores inexperientes, através da realização de entrevistas e da análise das respostas obtidas. A amostra passa por três professores experientes com mais de sete anos de lecionação da escola na qual estamos a estagiar, o Agrupamento de Escolas do Fundão, e três professores inexperientes com menos de três anos de lecionação. Para além da amostra selecionada, é descrito neste projeto todo o processo da entrevista e o planeamento, bem como o material a utilizar. De uma forma mais específica, neste estudo será importante perceber qual a melhor forma de melhorar uma aula de Educação Física, não só na sua organização, mas também com o tipo de exercícios a realizar para aumentar o aproveitamento e empenho nas aulas, por parte dos alunos. A seleção de exercícios e a motivação que esses mesmos criam nos discentes é um aspeto fundamental no contexto escolar, pois vai-nos permitir perceber melhor a planificação e a metodologia utilizada nas aulas de Educação Física por parte de professores com diferentes tipos de abordagens e experiência.Martins, Júlio Manuel CardosoCosta, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho dauBibliorumBastos, Tiago André da Silva2018-11-28T16:30:01Z2015-11-112015-10-22015-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6540TID:201640104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:07Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:14.619171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão |
title |
Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão Bastos, Tiago André da Silva Educação Física Professor Experiente Professor Inexperiente Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão |
title_full |
Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão |
title_sort |
Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão |
author |
Bastos, Tiago André da Silva |
author_facet |
Bastos, Tiago André da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Júlio Manuel Cardoso Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Tiago André da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Professor Experiente Professor Inexperiente Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Educação Física Professor Experiente Professor Inexperiente Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Capítulo 1 Neste capítulo encontra-se sintetizado o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão (AEF), durante o ano letivo 2014/2015, orientado pelo professor António Belo. Este estágio pedagógico resultou numa experiência indispensável, que contribuiu bastante para o meu crescimento profissional, pessoal e social, proporcionando-me vivências reais daquilo que é o contexto escolar e o processo de ensino-aprendizagem. Assim, ao longo deste documento descrevo os objetivos que tracei para o desenvolvimento do ano escolar referido, os da própria escola e do grupo de educação física - como foi realizado toda a avaliação dos alunos, todos os meus pontos fortes e fracos, terminando com todas as atividades onde estive inserido. Em suma, este relatório surge do esforço de uma reflexão de todo o trabalho produzido na escola durante o ano letivo, focando as adversidades sentidas e ultrapassadas, tal como os aspetos positivos desta experiência. Capítulo 2 O projeto de seminário é um processo fundamental para compreendermos melhor a realidade do contexto escolar. Ajuda-nos a perceber os métodos e técnicas aplicadas por professores experientes e professores inexperientes, através da realização de entrevistas e da análise das respostas obtidas. A amostra passa por três professores experientes com mais de sete anos de lecionação da escola na qual estamos a estagiar, o Agrupamento de Escolas do Fundão, e três professores inexperientes com menos de três anos de lecionação. Para além da amostra selecionada, é descrito neste projeto todo o processo da entrevista e o planeamento, bem como o material a utilizar. De uma forma mais específica, neste estudo será importante perceber qual a melhor forma de melhorar uma aula de Educação Física, não só na sua organização, mas também com o tipo de exercícios a realizar para aumentar o aproveitamento e empenho nas aulas, por parte dos alunos. A seleção de exercícios e a motivação que esses mesmos criam nos discentes é um aspeto fundamental no contexto escolar, pois vai-nos permitir perceber melhor a planificação e a metodologia utilizada nas aulas de Educação Física por parte de professores com diferentes tipos de abordagens e experiência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-11 2015-10-2 2015-11-11T00:00:00Z 2018-11-28T16:30:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/6540 TID:201640104 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/6540 |
identifier_str_mv |
TID:201640104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136367675965440 |