Relatório de Estágio Pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tânia Isabel Ferreira dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6519
Resumo: Resumo Capítulo 1 Todo o trabalho foi elaborado com a intensão de descrever e refletir sobre o trabalho realizado ao longo de todo o ano letivo, ou seja, no Estágio Pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão no ano letivo 2014/2015. O documento está dividido essencialmente em cinco partes, introdução, objetivos, metodologia, reflexão e considerações finais. Em que a maioria delas está subdividida nos pontos principais do que foi este estágio. Uma das partes fulcrais deste documento é a metodologia que fala da caracterização, da lecionação, amostra, planificação, entre outras, que demonstram todo o trabalho realizado ao longo deste ano. O objetivo do estágio realizado ao longo deste ano foi preparar-nos para experiências e situações futuras enquanto professores de Educação Física. Resumo Capítulo 2 O projeto de seminário é um processo fundamental para percebermos melhor a realidade do contexto escolar. É um projeto que nos ajudará a perceber os métodos e técnicas aplicadas por professores experientes e professores inexperientes, através da realização de entrevistas e da análise das respostas mencionadas. A amostra passa por três professores experientes com mais de sete anos de lecionação da escola na qual estamos a estagiar, Agrupamento de Escolas do Fundão, e três professores inexperientes com menos de três anos de lecionação. Para além da amostra selecionada, é descrito neste projeto todo o processo da entrevista e o planeamento, bem como o material a utilizar. De uma forma mais específica, neste estudo será importante perceber qual a melhor forma de melhorar uma aula de Educação Física, não só na sua organização bem como o tipo de exercícios a realizar para aumentar o aproveitamento e empenhamento nas aulas. A escolha de exercícios, e a motivação que esses mesmos criam nos alunos é um aspeto fundamental no contexto escolar. Este estudo vai-nos permitir perceber melhor a planificação e a metodologia utilizada nas aulas de Educação Física por professores experientes e inexperientes.
id RCAP_a7b9f9d2f90ac9c736c3b2c71d6fef60
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico: Agrupamento de Escolas do FundãoEducação FísicaProfessor ExperienteProfessor InexperienteDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisResumo Capítulo 1 Todo o trabalho foi elaborado com a intensão de descrever e refletir sobre o trabalho realizado ao longo de todo o ano letivo, ou seja, no Estágio Pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão no ano letivo 2014/2015. O documento está dividido essencialmente em cinco partes, introdução, objetivos, metodologia, reflexão e considerações finais. Em que a maioria delas está subdividida nos pontos principais do que foi este estágio. Uma das partes fulcrais deste documento é a metodologia que fala da caracterização, da lecionação, amostra, planificação, entre outras, que demonstram todo o trabalho realizado ao longo deste ano. O objetivo do estágio realizado ao longo deste ano foi preparar-nos para experiências e situações futuras enquanto professores de Educação Física. Resumo Capítulo 2 O projeto de seminário é um processo fundamental para percebermos melhor a realidade do contexto escolar. É um projeto que nos ajudará a perceber os métodos e técnicas aplicadas por professores experientes e professores inexperientes, através da realização de entrevistas e da análise das respostas mencionadas. A amostra passa por três professores experientes com mais de sete anos de lecionação da escola na qual estamos a estagiar, Agrupamento de Escolas do Fundão, e três professores inexperientes com menos de três anos de lecionação. Para além da amostra selecionada, é descrito neste projeto todo o processo da entrevista e o planeamento, bem como o material a utilizar. De uma forma mais específica, neste estudo será importante perceber qual a melhor forma de melhorar uma aula de Educação Física, não só na sua organização bem como o tipo de exercícios a realizar para aumentar o aproveitamento e empenhamento nas aulas. A escolha de exercícios, e a motivação que esses mesmos criam nos alunos é um aspeto fundamental no contexto escolar. Este estudo vai-nos permitir perceber melhor a planificação e a metodologia utilizada nas aulas de Educação Física por professores experientes e inexperientes.Abstract Chapter 1 Every work was done with the intention of describing and reflecting about what we have realized during that year, so in the stage realized in Fundão School’s Group in year 2014/15. This document is divided essentially in five parts, introduction, objective, methodology, reflection and final considerations. The most part of them is subdivided in the principal points that were the stage. One of the fundamentally parts of that document is the methodology that has characterization, teaching, sample, pacification, and others, that show every work realized during that year. The objective of the stage realized during that year was to prepare us for future experiences and situations being a teacher of physical education. Abstract Chapter 2 The seminars project is a fundamental process for us to get a better understanding of the scholarship context reality. It is a project that will help us understand the methods and teaches applied by experienced and inexperienced teachers using interviews and analyzing all the given answers. The sample is given by tree experienced teachers which have seven or more, years of teaching in the school where we are in thus, Fundão School’s Group, and also tree inexperienced teachers with less than three teaching years. Besides the given sample we also describe in this project the full process of interviewing and planning as well as all the logistics involved. In a more specific way it will be important to acknowledge in this study which will be the best way to improve a sports class, not just in its organization but also in the variety of given exercises to improve the evolution and dedication in classes. Picking the exercises and improving the motivation that they create in the students it’s a fundamental aspect in the scholar context. This study will allow us to better understand the planification and used methods by both experienced and inexperienced teachers in sports classes.Martins, Júlio Manuel CardosoCosta, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho dauBibliorumSantos, Tânia Isabel Ferreira dos2018-11-27T11:24:34Z2015-6-82015-07-152015-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6519TID:201643944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:05Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:13.614087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão
title Relatório de Estágio Pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão
Santos, Tânia Isabel Ferreira dos
Educação Física
Professor Experiente
Professor Inexperiente
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório de Estágio Pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão
title_full Relatório de Estágio Pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão
author Santos, Tânia Isabel Ferreira dos
author_facet Santos, Tânia Isabel Ferreira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tânia Isabel Ferreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Professor Experiente
Professor Inexperiente
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Educação Física
Professor Experiente
Professor Inexperiente
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Resumo Capítulo 1 Todo o trabalho foi elaborado com a intensão de descrever e refletir sobre o trabalho realizado ao longo de todo o ano letivo, ou seja, no Estágio Pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão no ano letivo 2014/2015. O documento está dividido essencialmente em cinco partes, introdução, objetivos, metodologia, reflexão e considerações finais. Em que a maioria delas está subdividida nos pontos principais do que foi este estágio. Uma das partes fulcrais deste documento é a metodologia que fala da caracterização, da lecionação, amostra, planificação, entre outras, que demonstram todo o trabalho realizado ao longo deste ano. O objetivo do estágio realizado ao longo deste ano foi preparar-nos para experiências e situações futuras enquanto professores de Educação Física. Resumo Capítulo 2 O projeto de seminário é um processo fundamental para percebermos melhor a realidade do contexto escolar. É um projeto que nos ajudará a perceber os métodos e técnicas aplicadas por professores experientes e professores inexperientes, através da realização de entrevistas e da análise das respostas mencionadas. A amostra passa por três professores experientes com mais de sete anos de lecionação da escola na qual estamos a estagiar, Agrupamento de Escolas do Fundão, e três professores inexperientes com menos de três anos de lecionação. Para além da amostra selecionada, é descrito neste projeto todo o processo da entrevista e o planeamento, bem como o material a utilizar. De uma forma mais específica, neste estudo será importante perceber qual a melhor forma de melhorar uma aula de Educação Física, não só na sua organização bem como o tipo de exercícios a realizar para aumentar o aproveitamento e empenhamento nas aulas. A escolha de exercícios, e a motivação que esses mesmos criam nos alunos é um aspeto fundamental no contexto escolar. Este estudo vai-nos permitir perceber melhor a planificação e a metodologia utilizada nas aulas de Educação Física por professores experientes e inexperientes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-6-8
2015-07-15
2015-07-15T00:00:00Z
2018-11-27T11:24:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/6519
TID:201643944
url http://hdl.handle.net/10400.6/6519
identifier_str_mv TID:201643944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136367616196608