Diagnóstico de enfermagem: risco de infeção no doente crítico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32553 |
Resumo: | Objetivo: Refletir criticamente sobre o percurso formativo e sua influência no desenvolvimento e aquisição das competências comuns e específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica - Pessoa em Situação Crítica e Mestre em Enfermagem. Metodologia: O presente relatório apoiou-se numa metodologia descritiva e reflexiva referente ao processo formativo e atividades desenvolvidas. Para o desenvolvimento da Intervenção Profissional Major, sobre risco de infeção no doente crítico, recorremos há metodologia de trabalho de projeto. Resultados: Mencionou-se como foram adquiridas e desenvolvidas as competências em questão, durante o período teórico, estágio I em Serviço de Urgência, e estágio final em Unidade de Cuidados Intensivos. A implementação do Projeto de Intervenção Major pretendeu, uniformização das intervenções, atualização e consolidação de conhecimentos dos enfermeiros, no âmbito da temática, de acordo com evidência científica recente. Conclusão: Refletiu-se sobre as atividades desenvolvidas no percurso de aquisição e desenvolvimento de competências, considerando-se atingidos os objetivos fixados; Abstract: Nursing Diagnosis: Risk of Infection in the Critically ill Patients Objective: To critically reflect on the training course and its influence on the development and acquisition of common and specific skills as a Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing - Person in Critical Situation and Master in Nursing. Methodology: This report was based on a descriptive and reflective methodology related to the training process and activities developed. For the development of the Major Professional Intervention, on the risk of infection in critically ill patients, we used a project work methodology. Results: It was mentioned how the skills in question were acquired and developed during the theoretical period, stage I in the Emergency Department, and final stage in the Intensive Care Unit. The implementation of the Major Intervention Project aimed to standardize interventions, update and consolidate nurses' knowledge, within the scope of the theme, according to recent scientific evidence. Conclusion: It was reflected on the activities developed in the course of acquisition and development of competences, considering that the objectives set were achieved. |
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