Conta-me tu esta história - Programa de leitura dialógica de histórias em crianças de idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rato, Leonor Vargas Moniz Moreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5799
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
id RCAP_41b4a10fdc4852ae57cdc59b2c3d80d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5799
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conta-me tu esta história - Programa de leitura dialógica de histórias em crianças de idade pré-escolarLeitura dialógicaLeitura de históriasCrianças de idade pré-escolarDialogic readingStorybook readingPreschool childrenDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.O presente estudo pretendeu investigar, se um programa de leitura dialógica com crianças em idade pré-escolar, tem implicações no desenvolvimento da sua linguagem oral, especificamente, ao nível do vocabulário, compreensão e reconto de histórias. A leitura dialógica envolve uma troca de papéis entre o adulto e a criança, em que o adulto funciona como ouvinte ativo e questionador, enquanto a criança aprende a ser a “contadora” da história, sendo reconhecido pela investigação relativa aos programas de leitura dialógica que esta participação ativa durante a leitura contribui positivamente para o desenvolvimento da linguagem. A presente investigação é de natureza quase-experimental, sendo composta por várias fases sequenciais: (1) fase de pré-teste, na qual as crianças foram submetidas a uma avaliação individual; (2) fase de intervenção, na qual foram estabelecidos 2 grupos- um grupo experimental com quem foi implementado um programa de leitura dialógica e um grupo de controlo com quem foi desenvolvido um programa de leitura tradicional; (3) fase de pós-teste, com vista a uma nova reavaliação nas mesmas áreas do pré-teste. Esta investigação contou com a colaboração de 26 crianças de 5 anos de idade. A partir da análise dos resultados é notório que no pré-teste o grupo experimental e de controlo apresentam resultados relativamente próximos e que após a implementação dos programas as crianças do grupo experimental tiveram melhores resultados no vocabulário, compreensão e reconto de histórias, comparativamente com as crianças do grupo de controlo.The present study sought to test, if a dialogic Reading program with preschool children has an impact on the development of their oral language, namely on their vocabulary, comprehension and story retelling. Dialogic reading holds an exchange of roles between the adult and the child, in which the adult functions as an active listener and a questioner, while the child learns to be the storyteller. It is widely recognized by the investigation of dialogic reading programs that this active participation during reading positively contributes to the development of child language. This investigation is a quasi-experimental study, being composed of several sequential phases: (1) pre-test phase, in which the children were submitted to an individual evaluation; (2) intervention phase, in which 2 groups were established - an experimental group that was submitted to a dialogic reading program and a control group that went through a traditional reading program (3) post-test phase, in which the same areas of the pre-test were re-evaluated. This research has involved the participation of 26 five-year-old children. The results show that in the pre-test, the experimental and control groups had relatively close results and that, after the implementation of a dialogic reading program, the experimental group children had better results in their vocabulary, comprehension and story retelling, than the control group children.Martins, Margarida AlvesRepositório do ISPARato, Leonor Vargas Moniz Moreira2017-09-28T10:50:01Z2017-07-20T00:00:00Z2017-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5799201720736porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:31Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:38.490465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conta-me tu esta história - Programa de leitura dialógica de histórias em crianças de idade pré-escolar
title Conta-me tu esta história - Programa de leitura dialógica de histórias em crianças de idade pré-escolar
spellingShingle Conta-me tu esta história - Programa de leitura dialógica de histórias em crianças de idade pré-escolar
Rato, Leonor Vargas Moniz Moreira
Leitura dialógica
Leitura de histórias
Crianças de idade pré-escolar
Dialogic reading
Storybook reading
Preschool children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Conta-me tu esta história - Programa de leitura dialógica de histórias em crianças de idade pré-escolar
title_full Conta-me tu esta história - Programa de leitura dialógica de histórias em crianças de idade pré-escolar
title_fullStr Conta-me tu esta história - Programa de leitura dialógica de histórias em crianças de idade pré-escolar
title_full_unstemmed Conta-me tu esta história - Programa de leitura dialógica de histórias em crianças de idade pré-escolar
title_sort Conta-me tu esta história - Programa de leitura dialógica de histórias em crianças de idade pré-escolar
author Rato, Leonor Vargas Moniz Moreira
author_facet Rato, Leonor Vargas Moniz Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Margarida Alves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Rato, Leonor Vargas Moniz Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura dialógica
Leitura de histórias
Crianças de idade pré-escolar
Dialogic reading
Storybook reading
Preschool children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Leitura dialógica
Leitura de histórias
Crianças de idade pré-escolar
Dialogic reading
Storybook reading
Preschool children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-28T10:50:01Z
2017-07-20T00:00:00Z
2017-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/5799
201720736
url http://hdl.handle.net/10400.12/5799
identifier_str_mv 201720736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130096911515648