A Leitura dialógica de histórias no 1º Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carolina Maria Leitão Pinhanços dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7163
Resumo: Relatório da prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino de 1º Ciclo Do Ensino Básico,
id RCAP_42773aba5dc041229b2ab119ea632947
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7163
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Leitura dialógica de histórias no 1º CicloLeitura dialógicaLeitura de históriasReconto de históriasDialogic readingStorybook readingStorytellingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaRelatório da prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino de 1º Ciclo Do Ensino Básico,O presente relatório emerge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino 1º CEB no ano letivo de 2017/2018, tendo como principal objetivo dar conta do trabalho desenvolvido ao longo da prática supervisionada, realizada numa instituição privada numa turma de 1º Ano. O trabalho por mim desenvolvido e demonstrado neste relatório teve como objetivo investigar os benefícios, a nível de vocabulário e de reconto de histórias, num grupo de crianças do 1º Ciclo do ensino básico a partir um programa de leitura dialógica, por mim adaptado para esta faixa etária. Este tipo de leitura pressupõe uma troca de papeis entre o adulto e a criança no momento do reconto da história e durante o qual o adulto coloca questões à criança levando-a a recontar a história, promovendo assim desenvolvimentos ao nível da linguagem. Esta investigação foi sendo desenvolvida em diferentes momentos, a leitura da história, o reconto da história e gravação da mesma e a análise e avaliação dos dados recolhidos em tabela e posteriormente mais pormenorizado. Nesta investigação participou uma turma de 16 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos. Após a análise dos resultados obtidos, foi notável a evolução da capacidade de recontar histórias, assim como o aumento de vocabulário nas crianças.The present report emerges under the scope of the conclusion of Master degree in Pre-scholar Education and teaching of 1st CEB, in scholarship year of 2017/2018, having as a main objective to give an account of works developed along the supervised practice, held in a private institution and in a 1st year class. Work developed by myself and demonstrated in this report had, as a goal, to investigate the benefits, in terms of vocabulary and storytelling of a group of children from the 1st Cicle of basic learning, starting with a dialogic reading program, adapted by me for this range of ages. This type of reading, assumes an exchange of roles between the adult and the children in the moment when story is told and, during which, the adult questions children leading them to re-tell the story, therefore promoting developments in terms of language. This investigation has been developed in different moments, the reading of the story, the re-telling and recording of the story and the analysis and evaluation of collected data in a spreadsheet, and later in greater detail. In this investigation took part a class of 16 children, with ages between 6 and 7 years. After analysis of gathered results, it was remarkable the evolution capacity of re-telling stories, as well as the increase in vocabulary, of all children.Montiel, António LuísRepositório do ISPASantos, Carolina Maria Leitão Pinhanços dos2019-09-12T16:03:13Z2019-07-19T00:00:00Z2019-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7163202274438porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:52Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:59.350905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Leitura dialógica de histórias no 1º Ciclo
title A Leitura dialógica de histórias no 1º Ciclo
spellingShingle A Leitura dialógica de histórias no 1º Ciclo
Santos, Carolina Maria Leitão Pinhanços dos
Leitura dialógica
Leitura de histórias
Reconto de histórias
Dialogic reading
Storybook reading
Storytelling
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short A Leitura dialógica de histórias no 1º Ciclo
title_full A Leitura dialógica de histórias no 1º Ciclo
title_fullStr A Leitura dialógica de histórias no 1º Ciclo
title_full_unstemmed A Leitura dialógica de histórias no 1º Ciclo
title_sort A Leitura dialógica de histórias no 1º Ciclo
author Santos, Carolina Maria Leitão Pinhanços dos
author_facet Santos, Carolina Maria Leitão Pinhanços dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montiel, António Luís
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carolina Maria Leitão Pinhanços dos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura dialógica
Leitura de histórias
Reconto de histórias
Dialogic reading
Storybook reading
Storytelling
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Leitura dialógica
Leitura de histórias
Reconto de histórias
Dialogic reading
Storybook reading
Storytelling
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Relatório da prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino de 1º Ciclo Do Ensino Básico,
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12T16:03:13Z
2019-07-19T00:00:00Z
2019-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7163
202274438
url http://hdl.handle.net/10400.12/7163
identifier_str_mv 202274438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130111186829312