Inscrição do desejo no desenho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/5270 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Filosofia |
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Inscrição do desejo no desenhoDesenhoEscutarLinguagemCorpoDissertação de Mestrado em FilosofiaO desenho e o desejo como harmónicos de inscrição. Entender o desenho, não pela a habilidade gráfica e/ou plástica, mas sim pela consciência do corpo, através da mão e olhos: um método de conhecimento, estudo, investigação, registo e documento. Aquirir realização individual na própria linguagem do desenho, disciplina e atenção, que ajuda a organizar a desordem interna do corpo - o repouso dinâmico no embalo do pincel que mancha a superfície e o despertar do papel no traço do lápis a grafite: o devaneio de uma intimidade. Ver com os olhos, percorrendo figuras, objectos, paisagens, etc, e aprender a forma de cada “modelo”; contornar e preencher, articulando, os olhos que vêm, à mão que inscreve, e escutar a vibração do lápis no traço da linha. No exercício de desenho cego, a disciplina, o rigor, a paciência, a tensão, o medo e o desejo, encontram intensidade e despojamento. Habituar o desejo e o medo a serem quietude, pelo esquecimento do tempo e de si, no acto de desenhar. Estimular o desejo, alimentando a sua curiosidade, não permitindo que ele possua o papel, mas que seja ele o manto que acolhe o corpo do desenhador e na inscrição da linha, o desejo se assuma como carimbo do tempo presente, traçe a sua vontade sobre o papel, fazendo do medo a sua cama, branca. Entrelaçamento do corpo - carne, orgãos, ossos, sopro, ar – do desenhador no corpo do papel, aceitando a tensão e transformando-a em reflexão, contemplação e compreensão (intuitiva), como consciência única, de si próprio e do que está perante e ao redor de si. Pela mão fazedora, acordar o sonhador/desenhador, apaziguando o medo e o desejo.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaMolder, Maria FilomenaRUNPinto, Ana Cristina Robalo2010-092010-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5270porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:35:42Zoai:run.unl.pt:10362/5270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:10.326616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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