Contributos para o estudo da identidade profissional dos psicólogos nas equipas de intervenção precoce: perspetiva dos outros técnicos da equipa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estrada, Florbela da Conceição Arnaud
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9745
Resumo: Abordamos neste trabalho as representações dos profissionais da educação e dos técnicos de reabilitação sobre a atividade dos psicólogos nas equipas de Intervenção Precoce. Trata-se de uma investigação qualitativa, com carácter exploratório, na perspectiva da Grounded Theory, visando descrever, relativamente aos psicólogos da IP: a) representação dos membros das equipas acerca do seu papel e funções; b) perceção dos técnicos da equipa acerca da especificidade das suas funções e competências; c) importância que lhe é atribuída no sucesso das intervenções. Os resultados obtidos apontam para uma perceção do psicólogo como intervindo ao nível da criança, família e equipa, sendo o técnico mais habilitado para desenvolver funções ao nível da avaliação e diagnóstico e para intervir em aspetos emocionais e comportamentais, remetendo a sua especificidade para: a) perspetiva holística e sistémica do ser humano; b) utilização de instrumentos psicométricos; c) desenvolvimento emocional do ser humano; d) atitudes e caraterísticas relacionais adequadas ao estabelecimento de uma relação empática e de confiança com todos os intervenientes no processo; e) importância do seu enquadramento numa perspetiva multidisciplinar e transdisciplinar; ABSTRACT: Contributions to the study of psychologist’s professional identity in early intervention teams: perspective of other technical team We approach in this work the representations of professional education and rehabilitation technicians on the activity of psychologists in Early Intervention Teams. This is a qualitative research with exploratory nature, in the perspective of Grounded Theory, aiming to describe, for psychologists in Early Intervention: a) representation of team members about their role and functions, b) perception of the technical team about specificity of their functions and abilities, c) importance that is attributed to it in the success of interventions. The results point to a perception of the psychologist as intervening at the level of the child, family and team, being enabled to develop more technical functions in the evaluation and diagnosis and to engage in emotional and behavioral aspects, referring to its specificity: a) systemic and holistic perspective of the human being, b) use of psychometric instruments c) emotional development of human d) attitudes and relational characteristics appropriate to establish an empathic relationship and trust with all stakeholders in the process, e) importance its framework in a multidisciplinary and transdisciplinary perspective.
id RCAP_41cecadf3302c1e07c9f34d675d5a51a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9745
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos para o estudo da identidade profissional dos psicólogos nas equipas de intervenção precoce: perspetiva dos outros técnicos da equipaIntervenção precocePsicólogosGrounded theoryIdentidade profissionalAbordamos neste trabalho as representações dos profissionais da educação e dos técnicos de reabilitação sobre a atividade dos psicólogos nas equipas de Intervenção Precoce. Trata-se de uma investigação qualitativa, com carácter exploratório, na perspectiva da Grounded Theory, visando descrever, relativamente aos psicólogos da IP: a) representação dos membros das equipas acerca do seu papel e funções; b) perceção dos técnicos da equipa acerca da especificidade das suas funções e competências; c) importância que lhe é atribuída no sucesso das intervenções. Os resultados obtidos apontam para uma perceção do psicólogo como intervindo ao nível da criança, família e equipa, sendo o técnico mais habilitado para desenvolver funções ao nível da avaliação e diagnóstico e para intervir em aspetos emocionais e comportamentais, remetendo a sua especificidade para: a) perspetiva holística e sistémica do ser humano; b) utilização de instrumentos psicométricos; c) desenvolvimento emocional do ser humano; d) atitudes e caraterísticas relacionais adequadas ao estabelecimento de uma relação empática e de confiança com todos os intervenientes no processo; e) importância do seu enquadramento numa perspetiva multidisciplinar e transdisciplinar; ABSTRACT: Contributions to the study of psychologist’s professional identity in early intervention teams: perspective of other technical team We approach in this work the representations of professional education and rehabilitation technicians on the activity of psychologists in Early Intervention Teams. This is a qualitative research with exploratory nature, in the perspective of Grounded Theory, aiming to describe, for psychologists in Early Intervention: a) representation of team members about their role and functions, b) perception of the technical team about specificity of their functions and abilities, c) importance that is attributed to it in the success of interventions. The results point to a perception of the psychologist as intervening at the level of the child, family and team, being enabled to develop more technical functions in the evaluation and diagnosis and to engage in emotional and behavioral aspects, referring to its specificity: a) systemic and holistic perspective of the human being, b) use of psychometric instruments c) emotional development of human d) attitudes and relational characteristics appropriate to establish an empathic relationship and trust with all stakeholders in the process, e) importance its framework in a multidisciplinary and transdisciplinary perspective.Universidade de Évora2014-01-17T17:26:41Z2014-01-172013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9745http://hdl.handle.net/10174/9745TID:201233959porflorbela.estrada@gmail.com681Estrada, Florbela da Conceição Arnaudinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:46.412118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos para o estudo da identidade profissional dos psicólogos nas equipas de intervenção precoce: perspetiva dos outros técnicos da equipa
title Contributos para o estudo da identidade profissional dos psicólogos nas equipas de intervenção precoce: perspetiva dos outros técnicos da equipa
spellingShingle Contributos para o estudo da identidade profissional dos psicólogos nas equipas de intervenção precoce: perspetiva dos outros técnicos da equipa
Estrada, Florbela da Conceição Arnaud
Intervenção precoce
Psicólogos
Grounded theory
Identidade profissional
title_short Contributos para o estudo da identidade profissional dos psicólogos nas equipas de intervenção precoce: perspetiva dos outros técnicos da equipa
title_full Contributos para o estudo da identidade profissional dos psicólogos nas equipas de intervenção precoce: perspetiva dos outros técnicos da equipa
title_fullStr Contributos para o estudo da identidade profissional dos psicólogos nas equipas de intervenção precoce: perspetiva dos outros técnicos da equipa
title_full_unstemmed Contributos para o estudo da identidade profissional dos psicólogos nas equipas de intervenção precoce: perspetiva dos outros técnicos da equipa
title_sort Contributos para o estudo da identidade profissional dos psicólogos nas equipas de intervenção precoce: perspetiva dos outros técnicos da equipa
author Estrada, Florbela da Conceição Arnaud
author_facet Estrada, Florbela da Conceição Arnaud
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estrada, Florbela da Conceição Arnaud
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção precoce
Psicólogos
Grounded theory
Identidade profissional
topic Intervenção precoce
Psicólogos
Grounded theory
Identidade profissional
description Abordamos neste trabalho as representações dos profissionais da educação e dos técnicos de reabilitação sobre a atividade dos psicólogos nas equipas de Intervenção Precoce. Trata-se de uma investigação qualitativa, com carácter exploratório, na perspectiva da Grounded Theory, visando descrever, relativamente aos psicólogos da IP: a) representação dos membros das equipas acerca do seu papel e funções; b) perceção dos técnicos da equipa acerca da especificidade das suas funções e competências; c) importância que lhe é atribuída no sucesso das intervenções. Os resultados obtidos apontam para uma perceção do psicólogo como intervindo ao nível da criança, família e equipa, sendo o técnico mais habilitado para desenvolver funções ao nível da avaliação e diagnóstico e para intervir em aspetos emocionais e comportamentais, remetendo a sua especificidade para: a) perspetiva holística e sistémica do ser humano; b) utilização de instrumentos psicométricos; c) desenvolvimento emocional do ser humano; d) atitudes e caraterísticas relacionais adequadas ao estabelecimento de uma relação empática e de confiança com todos os intervenientes no processo; e) importância do seu enquadramento numa perspetiva multidisciplinar e transdisciplinar; ABSTRACT: Contributions to the study of psychologist’s professional identity in early intervention teams: perspective of other technical team We approach in this work the representations of professional education and rehabilitation technicians on the activity of psychologists in Early Intervention Teams. This is a qualitative research with exploratory nature, in the perspective of Grounded Theory, aiming to describe, for psychologists in Early Intervention: a) representation of team members about their role and functions, b) perception of the technical team about specificity of their functions and abilities, c) importance that is attributed to it in the success of interventions. The results point to a perception of the psychologist as intervening at the level of the child, family and team, being enabled to develop more technical functions in the evaluation and diagnosis and to engage in emotional and behavioral aspects, referring to its specificity: a) systemic and holistic perspective of the human being, b) use of psychometric instruments c) emotional development of human d) attitudes and relational characteristics appropriate to establish an empathic relationship and trust with all stakeholders in the process, e) importance its framework in a multidisciplinary and transdisciplinary perspective.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-17T17:26:41Z
2014-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9745
http://hdl.handle.net/10174/9745
TID:201233959
url http://hdl.handle.net/10174/9745
identifier_str_mv TID:201233959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv florbela.estrada@gmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136521472704512