Educação em Investigação Operacional no Ensino Superior: a primeira fase de um estudo europeu
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6719 |
Resumo: | A educação na área de Investigação Operacional (IO - Operational Research / Management Science) tem vindo a registar avanços signi cativos, mas importa perspetivar novos desenvolvimentos para o que poderá contribuir a identi cação de fatores-chave relacionados com os programas de IO no Ensino Superior. No nosso país, o tema educação em IO foi pela primeira vez objeto de sessão, tanto quanto é do conhecimento dos autores, no IO2006 – XII Congresso da APDIO [2], tendo o estudo desta temática prosseguido ao longo de vários congressos e workshops da APDIO, quer na vertente de educação em IO, quer na vertente de metodologias de IO aplicadas em ensino [5,1]. Num contexto de cooperação internacional, parceiros de instituições abrangidas pela Association of the European Operational Research Societies (EURO), e da qual fazem parte sociedades nacionais da Europa e de África, decidiram desenvolver um estudo sobre educação em IO, tendo como principal objetivo contribuir para uma visão geral das práticas educativas neste domínio. Na primeira fase, pretende-se conhecer os principais aspetos relativos a: matrícula, redução da taxa de insucesso dos estudantes de primeira matrícula, promoção da continuidade, relevância de cursos e transição de diplomados para o mercado de trabalho. Com este propósito, a equipa elaborou um questionário dirigido à comunidade de IO.Este estudo conduzirá a uma melhor compreensão sobre a forma como, essencialmente na Europa, Instituições de Ensino Superior (IES) - universidades, faculdades, politécnicos e centros de investigação - estão a abordar os tópicos de IO. |
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