A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.457 |
Resumo: | A pesquisa visou o entendimento dos saberes docentes de quatro educadoras bem sucedidas, que atuaram no Estado de São Paulo com o exercício da profissão nas décadas de 50 a 80. Teve o objetivo de compreender a contribuição da trajetória do curso de formação de professores para as práticas alfabetizadoras bem sucedidas. A análise do presente trabalho abarcou os dados relacionados com a história de vida no curso de formação, elucidando saberes que influenciaram o trabalho pedagógico, principalmente, na área de alfabetização. Utilizou-se o recurso do método autobiográfico com entrevistas sobre as várias dimensões de suas vidas e análises dos materiais pedagógicos utilizados. Os resultados revelaram uma segurança nas práticas alfabetizadoras e nas outras dimensões do trabalho educativo, pela verbalização coerente das etapas do ensino e pelos exemplos dos aspectos relevantes. Verificou-se que o curso de formação contribuiu para o sucesso escolar dos alunos não apenas com as práticas de leitura e escrita, para aquisição de saberes docentes, como também desencadeou o início da formação de um estilo de ensino, para diversificação das estratégias educativas, para identificação por algumas metodologias e a rejeição de outras e para identificação dos objetivos relacionados à formação dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Ressalta-se, assim, a importância dos cursos de formação de educadores ao reconhecerem o caráter plural e heterogêneo dos saberes docentes, visando a construção de uma pedagogia autônoma, subsidiada por uma ética profissional, comprometida com a democratização do ensino. |
id |
RCAP_41daa0c92331e1753475c8c2f4cf0405 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/457 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidasNúmero 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.A pesquisa visou o entendimento dos saberes docentes de quatro educadoras bem sucedidas, que atuaram no Estado de São Paulo com o exercício da profissão nas décadas de 50 a 80. Teve o objetivo de compreender a contribuição da trajetória do curso de formação de professores para as práticas alfabetizadoras bem sucedidas. A análise do presente trabalho abarcou os dados relacionados com a história de vida no curso de formação, elucidando saberes que influenciaram o trabalho pedagógico, principalmente, na área de alfabetização. Utilizou-se o recurso do método autobiográfico com entrevistas sobre as várias dimensões de suas vidas e análises dos materiais pedagógicos utilizados. Os resultados revelaram uma segurança nas práticas alfabetizadoras e nas outras dimensões do trabalho educativo, pela verbalização coerente das etapas do ensino e pelos exemplos dos aspectos relevantes. Verificou-se que o curso de formação contribuiu para o sucesso escolar dos alunos não apenas com as práticas de leitura e escrita, para aquisição de saberes docentes, como também desencadeou o início da formação de um estilo de ensino, para diversificação das estratégias educativas, para identificação por algumas metodologias e a rejeição de outras e para identificação dos objetivos relacionados à formação dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Ressalta-se, assim, a importância dos cursos de formação de educadores ao reconhecerem o caráter plural e heterogêneo dos saberes docentes, visando a construção de uma pedagogia autônoma, subsidiada por uma ética profissional, comprometida com a democratização do ensino.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2011-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.457por1646-2335Monteiro, Maria Iolandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:54Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:39.744674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas |
title |
A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas |
spellingShingle |
A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas Monteiro, Maria Iolanda Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores. |
title_short |
A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas |
title_full |
A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas |
title_fullStr |
A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas |
title_full_unstemmed |
A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas |
title_sort |
A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas |
author |
Monteiro, Maria Iolanda |
author_facet |
Monteiro, Maria Iolanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Maria Iolanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores. |
topic |
Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores. |
description |
A pesquisa visou o entendimento dos saberes docentes de quatro educadoras bem sucedidas, que atuaram no Estado de São Paulo com o exercício da profissão nas décadas de 50 a 80. Teve o objetivo de compreender a contribuição da trajetória do curso de formação de professores para as práticas alfabetizadoras bem sucedidas. A análise do presente trabalho abarcou os dados relacionados com a história de vida no curso de formação, elucidando saberes que influenciaram o trabalho pedagógico, principalmente, na área de alfabetização. Utilizou-se o recurso do método autobiográfico com entrevistas sobre as várias dimensões de suas vidas e análises dos materiais pedagógicos utilizados. Os resultados revelaram uma segurança nas práticas alfabetizadoras e nas outras dimensões do trabalho educativo, pela verbalização coerente das etapas do ensino e pelos exemplos dos aspectos relevantes. Verificou-se que o curso de formação contribuiu para o sucesso escolar dos alunos não apenas com as práticas de leitura e escrita, para aquisição de saberes docentes, como também desencadeou o início da formação de um estilo de ensino, para diversificação das estratégias educativas, para identificação por algumas metodologias e a rejeição de outras e para identificação dos objetivos relacionados à formação dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Ressalta-se, assim, a importância dos cursos de formação de educadores ao reconhecerem o caráter plural e heterogêneo dos saberes docentes, visando a construção de uma pedagogia autônoma, subsidiada por uma ética profissional, comprometida com a democratização do ensino. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.457 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130947454500864 |