A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Maria Iolanda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/514
Resumo: A pesquisa visou o entendimento dos saberes docentes de quatro educadoras bem sucedidas, que atuaram no Estado de São Paulo com o exercício da profissão nas décadas de 50 a 80. Teve o objetivo de compreender a contribuição da trajetória do curso de formação de professores para as práticas alfabetizadoras bem sucedidas. A análise do presente trabalho abarcou os dados relacionados com a história de vida no curso de formação, elucidando saberes que influenciaram o trabalho pedagógico, principalmente, na área de alfabetização. Utilizou-se o recurso do método autobiográfico com entrevistas sobre as várias dimensões de suas vidas e análises dos materiais pedagógicos utilizados. Os resultados revelaram uma segurança nas práticas alfabetizadoras e nas outras dimensões do trabalho educativo, pela verbalização coerente das etapas do ensino e pelos exemplos dos aspectos relevantes. Verificou-se que o curso de formação contribuiu para o sucesso escolar dos alunos não apenas com as práticas de leitura e escrita, para aquisição de saberes docentes, como também desencadeou o início da formação de um estilo de ensino, para diversificação das estratégias educativas, para identificação por algumas metodologias e a rejeição de outras e para identificação dos objetivos relacionados à formação dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Ressalta-se, assim, a importância dos cursos de formação de educadores ao reconhecerem o caráter plural e heterogêneo dos saberes docentes, visando a construção de uma pedagogia autônoma, subsidiada por uma ética profissional, comprometida com a democratização do ensino. - This research aimed to understand the educational knowledge of four well succeed educators which acted in the State of São Paulo working in this profession from 50 to 80 decades. Our target was to understand the contribution of the path of the teacher formation course for the literacy practices. The analysis of the present work included the data regarding to the life history in the teacher formation course, elucidating the knowledge which influenced the pedagogic work, mainly, in the literacy area. The resource of the autobiographical method was used with interviews on the several dimensions of their lives and the analyses of pedagogic materials used by those teachers. The results revealed a safety in the literacy practices and in the other dimensions of the educational work, for the coherent verbalization of the stages of the teaching and for the examples of the relevant aspects. It was verified that the teacher formation course contributed for the students' school success not just with the reading and writing practices, for acquisition of educational knowledge as well as it unchained the beginning of the formation of teaching style, for diversification of the educational strategies, for identification for some methodologies and the rejection of other and for identification of the objectives regarding to the students' of the initial series of the fundamental teaching. It is stood out, like this, the importance of the educator formation courses of how they recognize the plural and heterogeneous character of their educational knowledge, seeking the construction of an autonomous pedagogy, subsidized by a professional ethics, committed with the democratization of the teaching.
id RCAP_79802235148c89eeb39fb3c6e480ca67
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/514
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidasCurso de formação de professoresHistória de vidaPráticas de leitura e escritaSucesso escolarPedagogia autônomaA pesquisa visou o entendimento dos saberes docentes de quatro educadoras bem sucedidas, que atuaram no Estado de São Paulo com o exercício da profissão nas décadas de 50 a 80. Teve o objetivo de compreender a contribuição da trajetória do curso de formação de professores para as práticas alfabetizadoras bem sucedidas. A análise do presente trabalho abarcou os dados relacionados com a história de vida no curso de formação, elucidando saberes que influenciaram o trabalho pedagógico, principalmente, na área de alfabetização. Utilizou-se o recurso do método autobiográfico com entrevistas sobre as várias dimensões de suas vidas e análises dos materiais pedagógicos utilizados. Os resultados revelaram uma segurança nas práticas alfabetizadoras e nas outras dimensões do trabalho educativo, pela verbalização coerente das etapas do ensino e pelos exemplos dos aspectos relevantes. Verificou-se que o curso de formação contribuiu para o sucesso escolar dos alunos não apenas com as práticas de leitura e escrita, para aquisição de saberes docentes, como também desencadeou o início da formação de um estilo de ensino, para diversificação das estratégias educativas, para identificação por algumas metodologias e a rejeição de outras e para identificação dos objetivos relacionados à formação dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Ressalta-se, assim, a importância dos cursos de formação de educadores ao reconhecerem o caráter plural e heterogêneo dos saberes docentes, visando a construção de uma pedagogia autônoma, subsidiada por uma ética profissional, comprometida com a democratização do ensino. - This research aimed to understand the educational knowledge of four well succeed educators which acted in the State of São Paulo working in this profession from 50 to 80 decades. Our target was to understand the contribution of the path of the teacher formation course for the literacy practices. The analysis of the present work included the data regarding to the life history in the teacher formation course, elucidating the knowledge which influenced the pedagogic work, mainly, in the literacy area. The resource of the autobiographical method was used with interviews on the several dimensions of their lives and the analyses of pedagogic materials used by those teachers. The results revealed a safety in the literacy practices and in the other dimensions of the educational work, for the coherent verbalization of the stages of the teaching and for the examples of the relevant aspects. It was verified that the teacher formation course contributed for the students' school success not just with the reading and writing practices, for acquisition of educational knowledge as well as it unchained the beginning of the formation of teaching style, for diversification of the educational strategies, for identification for some methodologies and the rejection of other and for identification of the objectives regarding to the students' of the initial series of the fundamental teaching. It is stood out, like this, the importance of the educator formation courses of how they recognize the plural and heterogeneous character of their educational knowledge, seeking the construction of an autonomous pedagogy, subsidized by a professional ethics, committed with the democratization of the teaching.Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMonteiro, Maria Iolanda2011-08-19T22:56:28Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/514porMonteiro, M.I. (2011). A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas. Revista Interacções,18(7),10-23.1646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:24Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:04.631766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas
title A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas
spellingShingle A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas
Monteiro, Maria Iolanda
Curso de formação de professores
História de vida
Práticas de leitura e escrita
Sucesso escolar
Pedagogia autônoma
title_short A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas
title_full A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas
title_fullStr A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas
title_full_unstemmed A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas
title_sort A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas
author Monteiro, Maria Iolanda
author_facet Monteiro, Maria Iolanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Maria Iolanda
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de formação de professores
História de vida
Práticas de leitura e escrita
Sucesso escolar
Pedagogia autônoma
topic Curso de formação de professores
História de vida
Práticas de leitura e escrita
Sucesso escolar
Pedagogia autônoma
description A pesquisa visou o entendimento dos saberes docentes de quatro educadoras bem sucedidas, que atuaram no Estado de São Paulo com o exercício da profissão nas décadas de 50 a 80. Teve o objetivo de compreender a contribuição da trajetória do curso de formação de professores para as práticas alfabetizadoras bem sucedidas. A análise do presente trabalho abarcou os dados relacionados com a história de vida no curso de formação, elucidando saberes que influenciaram o trabalho pedagógico, principalmente, na área de alfabetização. Utilizou-se o recurso do método autobiográfico com entrevistas sobre as várias dimensões de suas vidas e análises dos materiais pedagógicos utilizados. Os resultados revelaram uma segurança nas práticas alfabetizadoras e nas outras dimensões do trabalho educativo, pela verbalização coerente das etapas do ensino e pelos exemplos dos aspectos relevantes. Verificou-se que o curso de formação contribuiu para o sucesso escolar dos alunos não apenas com as práticas de leitura e escrita, para aquisição de saberes docentes, como também desencadeou o início da formação de um estilo de ensino, para diversificação das estratégias educativas, para identificação por algumas metodologias e a rejeição de outras e para identificação dos objetivos relacionados à formação dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Ressalta-se, assim, a importância dos cursos de formação de educadores ao reconhecerem o caráter plural e heterogêneo dos saberes docentes, visando a construção de uma pedagogia autônoma, subsidiada por uma ética profissional, comprometida com a democratização do ensino. - This research aimed to understand the educational knowledge of four well succeed educators which acted in the State of São Paulo working in this profession from 50 to 80 decades. Our target was to understand the contribution of the path of the teacher formation course for the literacy practices. The analysis of the present work included the data regarding to the life history in the teacher formation course, elucidating the knowledge which influenced the pedagogic work, mainly, in the literacy area. The resource of the autobiographical method was used with interviews on the several dimensions of their lives and the analyses of pedagogic materials used by those teachers. The results revealed a safety in the literacy practices and in the other dimensions of the educational work, for the coherent verbalization of the stages of the teaching and for the examples of the relevant aspects. It was verified that the teacher formation course contributed for the students' school success not just with the reading and writing practices, for acquisition of educational knowledge as well as it unchained the beginning of the formation of teaching style, for diversification of the educational strategies, for identification for some methodologies and the rejection of other and for identification of the objectives regarding to the students' of the initial series of the fundamental teaching. It is stood out, like this, the importance of the educator formation courses of how they recognize the plural and heterogeneous character of their educational knowledge, seeking the construction of an autonomous pedagogy, subsidized by a professional ethics, committed with the democratization of the teaching.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-19T22:56:28Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/514
url http://hdl.handle.net/10400.15/514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Monteiro, M.I. (2011). A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas. Revista Interacções,18(7),10-23.
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137021673865216