Dançando com a dor: um estudo qualitativo sobre a experiência de bailarinas de dança clássica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6086 |
Resumo: | A presente dissertação pretende compreender qual o significado que a dor assume no discurso de um grupo de bailarinas de dança clássica. Para tal acedemos às suas experiências e vivências através de uma entrevista semiestruturada de forma a entender a dor que faz parte do seu dia antes, durante e após estarem a dançar. Para tal, recorreu-se a uma abordagem de carácter qualitativo, na medida em que esta metodologia permite analisar a experiência de ser bailarina de dança clássica, nas suas múltiplas dimensões. Os resultados aqui apresentados referem-se à vivência do binómio dor-dança, e são fruto da aplicação de uma entrevista semiestruturada a um grupo de dez bailarinas, com mais de seis anos de formação, selecionadas através do processo bola de neve. A opção da presente investigação por um estudo qualitativo foi enquadrada por um interesse na descrição e na compreensão do processo de experienciar a dor, por parte de bailarinas clássicas, permitindo aceder à complexidade e diversidade da realidade em estudo, de forma contextualizada e enriquecida pelos significados que lhe são atribuídos pelos participantes (Marques, 2005), neste caso, jovens bailarinas de dança clássica. O método para aceder aos significados providenciados pelos seus discursos foi a Grounded Analysis ou Análise Sustentada nos Dados que consiste num conjunto de procedimentos sistemáticos e flexíveis, de recolha e análise de dados qualitativos, com o objetivo de construir uma teoria fundada nos dados emergentes, através de um processo indutivo (Fernandes & Maia, 2001). A análise dos discursos recolhidos revelou que com o tempo surgem dificuldades e aumentam as exigências experienciadas pelas bailarinas, paralelamente ao desejo de querer permanecer no mundo do espetáculo, e de corresponder às expetativas de professores, coreógrafos e mestres que acreditam que apenas os melhores podem fazer parte deste grupo de elite. Assim são os treinos excessivos e os movimentos repetitivos que fazem surgir a dor e as lesões, que são ocultadas, negadas de modo a poder continuar no foco de querer alcançar a perfeição. O encantamento com a dança faz com que esta surja como parte integradora das suas identidades. Metaforicamente, para os bailarinos dançar faz parte do seu esqueleto. Deste modo, quando imaginam ter que parar por uma eventual dor ou lesão anteveem isso com preocupação, porque sentem-se perdidas. Em geral, os resultados obtidos salientam a paixão pela dança que configura a dor como aliada desta prática, e obriga as bailarinas a várias estratégias de confronto. Paralelamente a dor liga-se ao medo da lesão, ao fim do percurso como bailarina e ao abdicar de sonho que organizou a sua existência muitas vezes desde a infância. |
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Dançando com a dor: um estudo qualitativo sobre a experiência de bailarinas de dança clássicaDançaDorLesãoGrounded AnalysisDancePainInjuryDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA presente dissertação pretende compreender qual o significado que a dor assume no discurso de um grupo de bailarinas de dança clássica. Para tal acedemos às suas experiências e vivências através de uma entrevista semiestruturada de forma a entender a dor que faz parte do seu dia antes, durante e após estarem a dançar. Para tal, recorreu-se a uma abordagem de carácter qualitativo, na medida em que esta metodologia permite analisar a experiência de ser bailarina de dança clássica, nas suas múltiplas dimensões. Os resultados aqui apresentados referem-se à vivência do binómio dor-dança, e são fruto da aplicação de uma entrevista semiestruturada a um grupo de dez bailarinas, com mais de seis anos de formação, selecionadas através do processo bola de neve. A opção da presente investigação por um estudo qualitativo foi enquadrada por um interesse na descrição e na compreensão do processo de experienciar a dor, por parte de bailarinas clássicas, permitindo aceder à complexidade e diversidade da realidade em estudo, de forma contextualizada e enriquecida pelos significados que lhe são atribuídos pelos participantes (Marques, 2005), neste caso, jovens bailarinas de dança clássica. O método para aceder aos significados providenciados pelos seus discursos foi a Grounded Analysis ou Análise Sustentada nos Dados que consiste num conjunto de procedimentos sistemáticos e flexíveis, de recolha e análise de dados qualitativos, com o objetivo de construir uma teoria fundada nos dados emergentes, através de um processo indutivo (Fernandes & Maia, 2001). A análise dos discursos recolhidos revelou que com o tempo surgem dificuldades e aumentam as exigências experienciadas pelas bailarinas, paralelamente ao desejo de querer permanecer no mundo do espetáculo, e de corresponder às expetativas de professores, coreógrafos e mestres que acreditam que apenas os melhores podem fazer parte deste grupo de elite. Assim são os treinos excessivos e os movimentos repetitivos que fazem surgir a dor e as lesões, que são ocultadas, negadas de modo a poder continuar no foco de querer alcançar a perfeição. O encantamento com a dança faz com que esta surja como parte integradora das suas identidades. Metaforicamente, para os bailarinos dançar faz parte do seu esqueleto. Deste modo, quando imaginam ter que parar por uma eventual dor ou lesão anteveem isso com preocupação, porque sentem-se perdidas. Em geral, os resultados obtidos salientam a paixão pela dança que configura a dor como aliada desta prática, e obriga as bailarinas a várias estratégias de confronto. Paralelamente a dor liga-se ao medo da lesão, ao fim do percurso como bailarina e ao abdicar de sonho que organizou a sua existência muitas vezes desde a infância.This essay wants to understand the mean of pain and related with a group of classical music dancers. So, we try to know theirs experiences and their own life with an interview semi-structured to understand the pain, that they have day by day during and after their dance. For that we serve by and approach with quality because this method is able to analyse the experience to be a classic dancers in their multiple dimensions. The results here submitted are related with pain-dance and ate the same time they are the results of application the same time they are the results of application an interview semi-structured to a ten dancers group, with more than six years in development, selected by a snowball process. The option by this investigation in a quality study was made in description and comprehension in a progress to experiment the pain by classic dancers. All this, allows to access to a complexity and diversity by this reality in studies and in a way to enrich across meanings that they are given to participants (Marques, 2005), in this case, young classic dancers. The method to obtain the meanings provided by their discourse it was a “Grounded Analysis” or sustained analyse in qualitied details, that comprises a range of systematic procedures the flexible one, collection point and analysis of qualitative data, with a goal to construed a theory founded in emergent details through an inductive process (Fernandes & Maia, 2001). The study by speeches collected disclosed that with time that provided difficulties and increase the demands experimented by dancers, besides the desires to want stand firm in the show world and corresponds expectations of teachers, choreographers and masters that believe only the best can make an elite group. So, these are excessive practices and repetitive movements that makes appear the pain, lesions which are denied and hidden in a way to can go on to obtain and wanted the perfection. The enchantment with dance makes it be an integrate part by both identities. Metaphorically the dancers, dance belongs to their skeleton. In this way, when you imagine that you must stop by a potential pain or lesion, you saw that as a big problem, as a big concern, because they feel lost. In general, the results obtained emphasized the passion through the dance that configure the pain as allied with this practice and obligated the dancers a several dimensions or strategies of comfort. At the same times the pain turns on to fear damage area, at the end of description as dancer and give up the dream that organized their own existence many times since childhood.Teixeira, ZéliaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCosta, Cátia Vanessa Fernandes2017-08-10T07:20:03Z2017-07-28T00:00:00Z2017-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6086porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:28Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:56.722228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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