Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33679 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se um estudo empírico realizado numa escola portuguesa do 1º ciclo do ensino básico (1º ao 4º ano de escolaridade), através da aplicação de um questionário aos alunos das suas 10 turmas. Teoricamente apoia-se em estudos portugueses e de outros países que apontam para a importância de uma abordagem preventiva e humanista à problemática da violência nas escolas. A análise dos dados permite perceber como os alunos descrevem o problema da violência no seu quotidiano escolar. Para a maior parte dos alunos, a maior parte das situações de violência são episódios ocasionais. Na verdade, a violência reiterada é referida por 16.1% dos alunos, que se manifestam vítimas de bullying. Mais de 50% dos s alunos não recorreram aos professores, em situação de violência, e numa percentagem semelhante não recorreram aos pais e quando recorreram só em cerca de metade das situações estes atuaram. O papel dos pares, nomeadamente dos amigos, é um fator de proteção e parece estar bem presente nas relações entre estas crianças. No entanto, ainda assim, há 9% de alunos que dão sinais de insatisfação a este nível, sendo particularmente relevante a tendência das vítimas para não brincarem com amigos. |
id |
RCAP_42045898d1520ac6c29a035614303da4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/33679 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básicoViolência entre paresEscolaFatores protetoresFatores de riscoAmizadesNeste artigo apresenta-se um estudo empírico realizado numa escola portuguesa do 1º ciclo do ensino básico (1º ao 4º ano de escolaridade), através da aplicação de um questionário aos alunos das suas 10 turmas. Teoricamente apoia-se em estudos portugueses e de outros países que apontam para a importância de uma abordagem preventiva e humanista à problemática da violência nas escolas. A análise dos dados permite perceber como os alunos descrevem o problema da violência no seu quotidiano escolar. Para a maior parte dos alunos, a maior parte das situações de violência são episódios ocasionais. Na verdade, a violência reiterada é referida por 16.1% dos alunos, que se manifestam vítimas de bullying. Mais de 50% dos s alunos não recorreram aos professores, em situação de violência, e numa percentagem semelhante não recorreram aos pais e quando recorreram só em cerca de metade das situações estes atuaram. O papel dos pares, nomeadamente dos amigos, é um fator de proteção e parece estar bem presente nas relações entre estas crianças. No entanto, ainda assim, há 9% de alunos que dão sinais de insatisfação a este nível, sendo particularmente relevante a tendência das vítimas para não brincarem com amigos.Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de ForaRepositório da Universidade de LisboaFreire, IsabelSousa Ferreira, Ana MariaCaetano, AnaVeiga Simão, Ana2018-05-28T12:47:41Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33679porFreire, I., Ferreira, A. S., Caetano, A. P., & Simão, A. V. (2010). Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico. Educação em Foco, 15(1), 37-57.0104-3293 (Print)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:53.408833Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico |
title |
Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico Freire, Isabel Violência entre pares Escola Fatores protetores Fatores de risco Amizades |
title_short |
Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Freire, Isabel |
author_facet |
Freire, Isabel Sousa Ferreira, Ana Maria Caetano, Ana Veiga Simão, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Sousa Ferreira, Ana Maria Caetano, Ana Veiga Simão, Ana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Isabel Sousa Ferreira, Ana Maria Caetano, Ana Veiga Simão, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência entre pares Escola Fatores protetores Fatores de risco Amizades |
topic |
Violência entre pares Escola Fatores protetores Fatores de risco Amizades |
description |
Neste artigo apresenta-se um estudo empírico realizado numa escola portuguesa do 1º ciclo do ensino básico (1º ao 4º ano de escolaridade), através da aplicação de um questionário aos alunos das suas 10 turmas. Teoricamente apoia-se em estudos portugueses e de outros países que apontam para a importância de uma abordagem preventiva e humanista à problemática da violência nas escolas. A análise dos dados permite perceber como os alunos descrevem o problema da violência no seu quotidiano escolar. Para a maior parte dos alunos, a maior parte das situações de violência são episódios ocasionais. Na verdade, a violência reiterada é referida por 16.1% dos alunos, que se manifestam vítimas de bullying. Mais de 50% dos s alunos não recorreram aos professores, em situação de violência, e numa percentagem semelhante não recorreram aos pais e quando recorreram só em cerca de metade das situações estes atuaram. O papel dos pares, nomeadamente dos amigos, é um fator de proteção e parece estar bem presente nas relações entre estas crianças. No entanto, ainda assim, há 9% de alunos que dão sinais de insatisfação a este nível, sendo particularmente relevante a tendência das vítimas para não brincarem com amigos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2018-05-28T12:47:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/33679 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/33679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Freire, I., Ferreira, A. S., Caetano, A. P., & Simão, A. V. (2010). Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico. Educação em Foco, 15(1), 37-57. 0104-3293 (Print) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134406815776768 |