Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Isabel
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sousa Ferreira, Ana Maria, Caetano, Ana, Veiga Simão, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33679
Resumo: Neste artigo apresenta-se um estudo empírico realizado numa escola portuguesa do 1º ciclo do ensino básico (1º ao 4º ano de escolaridade), através da aplicação de um questionário aos alunos das suas 10 turmas. Teoricamente apoia-se em estudos portugueses e de outros países que apontam para a importância de uma abordagem preventiva e humanista à problemática da violência nas escolas. A análise dos dados permite perceber como os alunos descrevem o problema da violência no seu quotidiano escolar. Para a maior parte dos alunos, a maior parte das situações de violência são episódios ocasionais. Na verdade, a violência reiterada é referida por 16.1% dos alunos, que se manifestam vítimas de bullying. Mais de 50% dos s alunos não recorreram aos professores, em situação de violência, e numa percentagem semelhante não recorreram aos pais e quando recorreram só em cerca de metade das situações estes atuaram. O papel dos pares, nomeadamente dos amigos, é um fator de proteção e parece estar bem presente nas relações entre estas crianças. No entanto, ainda assim, há 9% de alunos que dão sinais de insatisfação a este nível, sendo particularmente relevante a tendência das vítimas para não brincarem com amigos.
id RCAP_42045898d1520ac6c29a035614303da4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33679
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básicoViolência entre paresEscolaFatores protetoresFatores de riscoAmizadesNeste artigo apresenta-se um estudo empírico realizado numa escola portuguesa do 1º ciclo do ensino básico (1º ao 4º ano de escolaridade), através da aplicação de um questionário aos alunos das suas 10 turmas. Teoricamente apoia-se em estudos portugueses e de outros países que apontam para a importância de uma abordagem preventiva e humanista à problemática da violência nas escolas. A análise dos dados permite perceber como os alunos descrevem o problema da violência no seu quotidiano escolar. Para a maior parte dos alunos, a maior parte das situações de violência são episódios ocasionais. Na verdade, a violência reiterada é referida por 16.1% dos alunos, que se manifestam vítimas de bullying. Mais de 50% dos s alunos não recorreram aos professores, em situação de violência, e numa percentagem semelhante não recorreram aos pais e quando recorreram só em cerca de metade das situações estes atuaram. O papel dos pares, nomeadamente dos amigos, é um fator de proteção e parece estar bem presente nas relações entre estas crianças. No entanto, ainda assim, há 9% de alunos que dão sinais de insatisfação a este nível, sendo particularmente relevante a tendência das vítimas para não brincarem com amigos.Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de ForaRepositório da Universidade de LisboaFreire, IsabelSousa Ferreira, Ana MariaCaetano, AnaVeiga Simão, Ana2018-05-28T12:47:41Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33679porFreire, I., Ferreira, A. S., Caetano, A. P., & Simão, A. V. (2010). Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico. Educação em Foco, 15(1), 37-57.0104-3293 (Print)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:53.408833Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico
title Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico
Freire, Isabel
Violência entre pares
Escola
Fatores protetores
Fatores de risco
Amizades
title_short Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico
title_full Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico
author Freire, Isabel
author_facet Freire, Isabel
Sousa Ferreira, Ana Maria
Caetano, Ana
Veiga Simão, Ana
author_role author
author2 Sousa Ferreira, Ana Maria
Caetano, Ana
Veiga Simão, Ana
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Isabel
Sousa Ferreira, Ana Maria
Caetano, Ana
Veiga Simão, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Violência entre pares
Escola
Fatores protetores
Fatores de risco
Amizades
topic Violência entre pares
Escola
Fatores protetores
Fatores de risco
Amizades
description Neste artigo apresenta-se um estudo empírico realizado numa escola portuguesa do 1º ciclo do ensino básico (1º ao 4º ano de escolaridade), através da aplicação de um questionário aos alunos das suas 10 turmas. Teoricamente apoia-se em estudos portugueses e de outros países que apontam para a importância de uma abordagem preventiva e humanista à problemática da violência nas escolas. A análise dos dados permite perceber como os alunos descrevem o problema da violência no seu quotidiano escolar. Para a maior parte dos alunos, a maior parte das situações de violência são episódios ocasionais. Na verdade, a violência reiterada é referida por 16.1% dos alunos, que se manifestam vítimas de bullying. Mais de 50% dos s alunos não recorreram aos professores, em situação de violência, e numa percentagem semelhante não recorreram aos pais e quando recorreram só em cerca de metade das situações estes atuaram. O papel dos pares, nomeadamente dos amigos, é um fator de proteção e parece estar bem presente nas relações entre estas crianças. No entanto, ainda assim, há 9% de alunos que dão sinais de insatisfação a este nível, sendo particularmente relevante a tendência das vítimas para não brincarem com amigos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2018-05-28T12:47:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33679
url http://hdl.handle.net/10451/33679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Freire, I., Ferreira, A. S., Caetano, A. P., & Simão, A. V. (2010). Violência entre pares numa escola básica do 1º ciclo do ensino básico. Educação em Foco, 15(1), 37-57.
0104-3293 (Print)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134406815776768