A expressão dramática/teatro no 1º ciclo do ensino básico: conceções e práticas de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Berta Maria de Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2331
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, Especialidade em Educação Artística – Teatro na Educação
id RCAP_4207ae3eff3bae498672fcab08ae808b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2331
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A expressão dramática/teatro no 1º ciclo do ensino básico: conceções e práticas de professoresExpressão dramáticaTeatroEducação artísticaCurrículoEnsino básicoDramaTheatreArts educationFirst grade curriculumCurriculumDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, Especialidade em Educação Artística – Teatro na EducaçãoA Expressão Dramática/Teatro é parte integrante do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico constando nas orientações curriculares para este grau de Ensino como área curricular obrigatória. Todavia, nem sempre esta área tem o tratamento que merece, surgindo como subsidiária das outras áreas ou não existindo mesmo, nas práticas letivas dos professores do 1º Ciclo. Este estudo centra-se nas decisões de planeamento curricular e estratégias de ensino protagonizadas por professores do 1º Ciclo do Ensino Básico na área de Expressão Dramática/Teatro e pretende: i) conhecer as conceções dos professores do 1º Ciclo sobre a Expressão Dramática/Teatro; ii) Identificar o tipo de articulação que estabelecem entre a Expressão Dramática/Teatro e as outras áreas curriculares; iii) caracterizar as suas práticas em Expressão Dramática/Teatro; iv) relacionar as conceções e as práticas observadas. O trabalho desenvolveu-se através de um estudo de caso, centrando-se em três professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico, do mesmo Agrupamento de Escolas, responsáveis por três turmas do quarto ano de escolaridade. Como metodologia de recolha de dados utilizámos as técnicas da entrevista e da observação direta em sala de aula. Concluímos que, as professoras relegam a área de Expressão Dramática/Teatro para segundo plano, em relação às outras áreas, embora lhe reconheçam valor educativo, nomeadamente para a formação pessoal e social dos alunos. É menos reconhecida a sua relevância na formação artística e estética, mas reconhecem a importância da fruição para as crianças, já que as próprias professoras não são espectadoras a não ser quando são levadas pelos alunos. Assumem a necessidade de mais formação, nomeadamente no que ao que ao Teatro diz respeito e registam a escassez da mesma. De acordo com as declarações das docentes, a área de Expressão Dramática/Teatro surge quase sempre interligada com as outras áreas, embora nas aulas observadas tenha surgido como área curricular autónoma, desenvolvida em tempo próprio estabelecido no horário semanal. - Abstract Drama/Theatre in Education is an integrating part of Elementary Education, inscribed on curricular guidelines for this level of education as a compulsory curriculum area. However, this area don’t has always the attention it deserves, acting as subsidiary for other subjects or not existing at all at Elementary teachers academic practices. This study focuses on the decisions of curriculum planning and teaching strategies starring teachers of the elementary education in the area of Drama / Theatre and aims: i) to know the teacher’s ideas on the Drama / Theatre; ii) to identify the type of linkage established between the Drama / Theatre and other curricular areas, iii) to characterize their practices in Drama / Theater, iv) to relate their ideas and practices observed. This work was developed through a case study, focusing on three elementary teachers from the same group of schools, each one responsible for a 4th grade class. As data gathering methodology, we used interview and class direct observation techniques. We conclude that the teachers relegate the area of Drama / Theatre to the background, in relation to other areas, although they recognize it´s educational value, especially for personal and social education. It is less recognized its relevance in shaping artistic and aesthetic values, but they recognize the importance of enjoyment for children, since the teachers themselves are not spectators unless they are taken by students. They assume the need for more training, particularly in what concerns to the theater and they noticed the lack of training in that area. According to the statements of teachers, the area of Drama / Theatre is almost always intertwined with the other areas, although in lessons observed it arose as a separate curricular area, developed during a period of time established itself in the weekly schedule.Leite, TeresaRCIPLPereira, Berta Maria de Almeida2013-03-01T16:28:16Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2331porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:07.022285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A expressão dramática/teatro no 1º ciclo do ensino básico: conceções e práticas de professores
title A expressão dramática/teatro no 1º ciclo do ensino básico: conceções e práticas de professores
spellingShingle A expressão dramática/teatro no 1º ciclo do ensino básico: conceções e práticas de professores
Pereira, Berta Maria de Almeida
Expressão dramática
Teatro
Educação artística
Currículo
Ensino básico
Drama
Theatre
Arts education
First grade curriculum
Curriculum
title_short A expressão dramática/teatro no 1º ciclo do ensino básico: conceções e práticas de professores
title_full A expressão dramática/teatro no 1º ciclo do ensino básico: conceções e práticas de professores
title_fullStr A expressão dramática/teatro no 1º ciclo do ensino básico: conceções e práticas de professores
title_full_unstemmed A expressão dramática/teatro no 1º ciclo do ensino básico: conceções e práticas de professores
title_sort A expressão dramática/teatro no 1º ciclo do ensino básico: conceções e práticas de professores
author Pereira, Berta Maria de Almeida
author_facet Pereira, Berta Maria de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Berta Maria de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão dramática
Teatro
Educação artística
Currículo
Ensino básico
Drama
Theatre
Arts education
First grade curriculum
Curriculum
topic Expressão dramática
Teatro
Educação artística
Currículo
Ensino básico
Drama
Theatre
Arts education
First grade curriculum
Curriculum
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, Especialidade em Educação Artística – Teatro na Educação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2012-12-01T00:00:00Z
2013-03-01T16:28:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/2331
url http://hdl.handle.net/10400.21/2331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133375740510208