As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15722 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_31c4552f1fb0035e835b7eb95f38ce1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15722 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básicoEducação artísticaTeatro na educaçãoExpressão dramáticaCurrículoFruição artísticaArts educationTheater in educationTheaterCourseworkArtistic developmentRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. O relatório encontra-se dividido em duas partes, que estabelecem uma relação entre si: a primeira é dedicada à descrição, análise e reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas nos estágios curriculares de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; a segunda parte integra um estudo empírico desenvolvido numa turma de 3.º ano de escolaridade. A investigação decorreu da perceção da parte da investigadora, tendo em conta a sua colaboração em contextos de educação formal e outros estudos já realizados, de que as áreas de educação artística, e concretamente Expressão Dramática/Teatro, não são lecionadas pelos professores titulares do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ou são-no de forma irregular e nem sempre consistente. Tendo em conta esta problemática, foram definidos um objetivo geral, “perceber as conceções dos alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridade sobre o Teatro em contexto curricular”, e dois objetivos específicos: “reconhecer a área da Expressão Dramática/Teatro como área curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico” e “reconhecer diferentes práticas de experimentação, criação, estudo e fruição realizáveis em contexto curricular”. Esta investigação centra-se numa metodologia qualitativa que tem por base os princípios da investigação-ação. A recolha de dados foi realizada através de observação direta, com registo em diários de bordo, e de dois focus group realizados antes e após a intervenção. Os dados foram tratados através de análise de conteúdo. Concluímos que, inicialmente, as crianças não associavam a área de Expressão Dramática/Teatro ao currículo. Após a intervenção, que compreendeu dez sessões de uma hora cada durante seis semanas, nas quais foram propostas atividades enquadradas nos vários domínios organizadores das Aprendizagens Essenciais, verificámos que as conceções das crianças se modificaram, em particular quanto às práticas teatrais em contexto curricular e aos respetivos objetivos artístico-pedagógicos.ABSTRACT This report was written for the Supervised Teaching Practice class, part of the Master’s in Education for Elementary school and Middle school Portuguese and History and Geography of the ESELx - Lisbon School of Education. The report is divided in two parts that are related: the first part is focused on the description, analysis, and observation of teaching practices developed during the internships in elementary and middle schools; the second part focuses on a study that was applied on a 3rd grade class of elementary school. The investigation occurred from the perception of the investigator, considering their collaboration in formal education contexts and other studies already carried out, that the areas of artistic education, more specifically Theater classes, are not taught by the teachers of the 1st cycle of basic education, or are taught irregularly and not always consistently. Considering this problematic, were defined one general objective, “understand the conceptions of 3rd graders about Theater in the school context”, and two specific objectives: “recognize Theater as part of the curriculum in elementary school” and “recognize different practices of experimentation, creation, study and fruition achievable in a curricular context”. This investigation focuses on a qualitative methodology that is based on the principles of action research. The data collection was carried out through direct observation, with registration in journals, and two focus groups, carried out before and after the intervention. The data were analyzed through content analysis. We concluded that, initially, the children did not associate the area of Theater with the curriculum. After the intervention, which comprehended eleven sessions of one hour each, for six weeks, in which activities were proposed within the various organizing domains of Essential Learning, we found that the children's conceptions had changed, particularly in terms of theatrical practices in the curricular context and the respective artistic-pedagogical objectives.Falcão, MiguelRCIPLFerreira, Carolina da Costa e Silva Formigo2023-02-28T14:21:43Z2022-07-182022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15722TID:203188080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:20.481013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico |
title |
As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico Ferreira, Carolina da Costa e Silva Formigo Educação artística Teatro na educação Expressão dramática Currículo Fruição artística Arts education Theater in education Theater Coursework Artistic development |
title_short |
As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico |
title_full |
As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
As conceções dos alunos acerca de expressão dramática/teatro no currículo do 1.º ciclo do ensino básico |
author |
Ferreira, Carolina da Costa e Silva Formigo |
author_facet |
Ferreira, Carolina da Costa e Silva Formigo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Falcão, Miguel RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carolina da Costa e Silva Formigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Teatro na educação Expressão dramática Currículo Fruição artística Arts education Theater in education Theater Coursework Artistic development |
topic |
Educação artística Teatro na educação Expressão dramática Currículo Fruição artística Arts education Theater in education Theater Coursework Artistic development |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-18 2022-07-18T00:00:00Z 2023-02-28T14:21:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15722 TID:203188080 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15722 |
identifier_str_mv |
TID:203188080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133506050195456 |