Avaliação do comportamento mecânico e funcional de uma estrada de baixo volume de tráfego não pavimentada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kolodi, William Eduardo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/28616
Resumo: Mestrado de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
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Durante muitos anos foram desenvolvidos métodos e ensaios para melhor descrever o nível de degradação destas estradas, que compõem as denominadas avaliações estruturais e funcionais. A avaliação estrutural serve para caracterizar a capacidade mecânica da estrada e é realizada por meio de ensaios de capacidade de carga. Neste tipo de avaliação, os ensaio de caráter dinâmico, o Light Weight Deflectometer (LWD) e o CBR dinâmico, assumem grande importância. Estes ensaios são relativamente recentes se comparados a outros no mercado e, por esse motivo, há uma carência de estudos sobre eles. A avaliação funcional se ocupa de conceituar a estrada da perspectiva do usuário e define o estado de degradação da via em relação ao conforto e segurança que ela proporciona a quem a utiliza. Diversas metodologias foram desenvolvidas com o objetivo de avaliar o estado funcional da estrada, onde todas remetem a uma nota ou conceito que expressa o grau de degradações das vias. Neste trabalho estudou-se uma estrada de baixo volume de tráfego (EBVT) não pavimentada, localizada no Parque Natural do Montesinho, no Conselho de Bragança. Foram realizadas campanhas de avaliações tanto funcionais, utilizando uma metodologia proposta por Cabette (2018), quanto estruturais, realizando ensaios dinâmicos. Estudos anteriores foram realizados na mesma estrada, utilizando a mesma metodologia e ensaios deste trabalho, e, por conta disso, foi possível comparar resultados de campanhas de avaliações de outros três autores ao longo de 6 anos. É realizado também um comparativo do estado funcional da estrada nos diferentes períodos de avaliação funcional, a fim de discutir sobre a evolução da estrada ao longo do período que foi avaliada. A avaliação estrutural apresentou resultados consistentes para o LWD, mas o mesmo não pode ser dito para o CBR dinâmico. Quanto a avaliação funcional, os diversos registros apresentados por quatro avaliadores apontam a subjetividade do método, onde são demonstradas diferenças substanciais entre todas as campanhas de ensaio.Unpaved low-volume roads are often an important mean of access to regions with low population density and mountain areas, and are considerably important because they represent high percentages in the extension of the road networks of several nations. In view of their relevance, a process of continuous monitoring of the state of their degradation is necessary, so that they indicate the need for interventions without reaching a critical level and losing their functionality. For many years, methods and tests have been developed to better describe the level of degradation of these roads, which are integrated in structural or functional evaluations. The structural evaluation serves to characterize the mechanical capacity of the road, and is done through load capacity tests. In this type of evaluation, there are dynamic tests, like the Light Weight Deflectometer (LWD) and the dynamic CBR. The dynamic tests are relatively new compared to others on the market, and for this reason there is a lack of studies on them. The functional evaluation is needed to evaluate the road from the user's perspective, and defines the state of degradation of the road in relation to the comfort and safety it provides to those who pass through it. Several methodologies were developed with the objective of evaluating the functional state of the road, where all refer to a note or concept that expresses the level of degradation of the roads. In this work, an unpaved low-volume road (LVR) was studied, which is located within the Natural Park of Montesinho, in the Council of Bragança. Both, functional evaluation, using a methodology proposed by Cabette (2018), and structural evaluation, performing dynamic tests campaigns, were performed on the LVR. Previous studies were carried out on the same road, using the same methodology and tests that this work, and because of this, it was possible to compare results of evaluation campaigns by three other authors over 6 years. Is also realized a comparison of the functional state of the road in the different periods of functional evaluation, in order to discuss the behavior of the road over the period that was evaluated. Structural evaluation showed consistent results for LWD, but the same cannot be said for dynamic CBR. For the functional evaluation, the various records presented by four evaluators point to the subjectivity of the method, where substantial differences are demonstrated between all test campaigns.Paula, António MiguelMinhoto, ManuelBisconsini, Danilo RinaldiBiblioteca Digital do IPBKolodi, William Eduardo2023-07-28T07:52:14Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/28616TID:203334760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T11:02:35Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:37.132276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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