Caracterização geotécnica de estradas não pavimentadas de baixo volume de tráfego: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/19159 |
Resumo: | As estradas de baixo volume de tráfego (EBVT) desempenham um papel relevante no âmbito de uma rede rodoviária nacional, pelo fato de complementarem a redes de âmbito nacional e regional e de representarem uma extensão considerável da malha rodoviária existente, sendo de grande importância social e econômica. Na maioria dos países as redes de EBVT integram estradas e caminhos não pavimentados, normalmente estabelecidos em uma perspectiva de ligação a lugares mais recônditos e/ou localizadas em áreas que, em muitos casos, integram zonas ecológicas e agrícolas protegidas. O presente trabalho objetiva o estudo de uma EBVT não pavimentada, na região do parque natural de Montesinho, a qual, pela sua importância na valorização deste parque natural e pelo fato de assegurar o acesso entre duas barragens que abastecem as localidades da região de Bragança, necessita de manutenção periódica por parte do organismo gestor da rede, concretamente da Câmara Municipal de Bragança. Tendo em vista assegurar a segurança e o conforto de quem a utiliza, sem alterar paisagens naturais e seminaturais e a diversidade ecológica do local. A manutenção adequada desta estrada exige que seja periodicamente avaliado o estado estrutural e funcional da mesma, envolvendo uma caracterização predominantemente geotécnica, pelo facto de ser não pavimentada (não revestida com camadas betuminosas). Portanto, para atingir os objetivos deste trabalho, analisou-se a superfície da estrada, o perfil transversal e o sistema de drenagem. Para avaliação estrutural, foi necessário dividir a extensão em seções homogêneas, por meio do método das diferenças acumuladas, proposto pela American Association of State Highway and Transportation Officials (AASHTO). A divisão foi realizada mediante a análise dos resultados de ensaios de carga em placa e do ensaio de penetrômetro dinâmico ligeiro. A partir das seções foi estimado o ponto representativo de cada seção para realização dos ensaios de granulometria, ensaio de Proctor, de California Bearing Ratio (CBR), e CBR in situ. |
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Caracterização geotécnica de estradas não pavimentadas de baixo volume de tráfego: estudo de casoEstradas de baixo volume de tráfegoEstrada não pavimentadaAvaliação funcional e estruturalConservaçãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilAs estradas de baixo volume de tráfego (EBVT) desempenham um papel relevante no âmbito de uma rede rodoviária nacional, pelo fato de complementarem a redes de âmbito nacional e regional e de representarem uma extensão considerável da malha rodoviária existente, sendo de grande importância social e econômica. Na maioria dos países as redes de EBVT integram estradas e caminhos não pavimentados, normalmente estabelecidos em uma perspectiva de ligação a lugares mais recônditos e/ou localizadas em áreas que, em muitos casos, integram zonas ecológicas e agrícolas protegidas. O presente trabalho objetiva o estudo de uma EBVT não pavimentada, na região do parque natural de Montesinho, a qual, pela sua importância na valorização deste parque natural e pelo fato de assegurar o acesso entre duas barragens que abastecem as localidades da região de Bragança, necessita de manutenção periódica por parte do organismo gestor da rede, concretamente da Câmara Municipal de Bragança. Tendo em vista assegurar a segurança e o conforto de quem a utiliza, sem alterar paisagens naturais e seminaturais e a diversidade ecológica do local. A manutenção adequada desta estrada exige que seja periodicamente avaliado o estado estrutural e funcional da mesma, envolvendo uma caracterização predominantemente geotécnica, pelo facto de ser não pavimentada (não revestida com camadas betuminosas). Portanto, para atingir os objetivos deste trabalho, analisou-se a superfície da estrada, o perfil transversal e o sistema de drenagem. Para avaliação estrutural, foi necessário dividir a extensão em seções homogêneas, por meio do método das diferenças acumuladas, proposto pela American Association of State Highway and Transportation Officials (AASHTO). A divisão foi realizada mediante a análise dos resultados de ensaios de carga em placa e do ensaio de penetrômetro dinâmico ligeiro. A partir das seções foi estimado o ponto representativo de cada seção para realização dos ensaios de granulometria, ensaio de Proctor, de California Bearing Ratio (CBR), e CBR in situ.Low volume roads (LVR) play an important role as part of a national road network, because they complement national and regional network and represent a considerable extension of the existing road network, being of great social and economic development. In most countries, the LVR networks integrate unpaved roads, usually established in a perspective of connecting to more remote places and / or located in areas that, in many cases, integrate ecological and agricultural protected zones. The present study aims to study an unpaved LVR in the region of the Montesinho natural park, due to its importance in the valorization of this natural park. Furthermore, it ensures access between two dams that supply the localities of the region of Bragança. This road requires periodic maintenance by the managing body of the road, specifically the Municipal Chamber of Bragança, in order to ensure the safety and comfort of those who use it, without altering natural and semi-natural landscapes and the ecological diversity of the place. Proper maintenance of this road requires that the structural and functional state of the road be evaluated periodically, involving a predominantly geotechnical characterization, because it is unpaved (not coated with bituminous layers). Therefore, to reach the objectives of this work, the road surface, the transversal profile and the drainage system were analyzed. For structural evaluation, it was necessary to divide the extension into homogeneous sections, using the method of Cumulative Difference, proposed by the American Association of State Highway and Transportation Officials (AASHTO). The division was performed by analyzing the results of plate load tests and the dynamic penetrometer light tests. Based on the sections, the representative point of each section was estimated, to perform the granulometry, Proctor, California Bearing Ratio (CBR), and CBR in situ tests.Paula, António MiguelMinhoto, ManuelFonseca, Ewerton Clayton Alves daBiblioteca Digital do IPBCabette, Marina Maria2019-03-18T16:32:50Z201920172019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19159TID:202196194porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:42Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:32.500950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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