Impacto da satisfação dos formandos sobre a reformulação dos cursos: O caso dos auditores do 30º Curso de Formação Inicial de Magistrados
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/6596 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas |
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Impacto da satisfação dos formandos sobre a reformulação dos cursos: O caso dos auditores do 30º Curso de Formação Inicial de MagistradosSatisfaçãoLealdadeEnvolvimentoCEJAuditoresECSISatisfactionLoyaltyInvolvementCEJAuditorsECSITese de Mestrado em Gestão e Políticas PúblicasO presente estudo científico decorreu nas instalações do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e envolveu os alunos/auditores do 30.º Curso de Formação Inicial de Magistrados. O principal objetivo residiu na avaliação à qualidade dos serviços prestados durante o período de formação inicial de um magistrado judicial ou do Ministério Público e se o grau de Satisfação com a prestação de serviços contribui para a Lealdade dos auditores e em que medida essa Lealdade se traduz no seu Envolvimento com a instituição. Este objetivo assentou no Índice Europeu de Satisfação do Cliente – ECSI – cujos modelos estrutural e de medida foram devidamente adaptado à realidade do CEJ. Este instrumento científico de avaliação da satisfação e da perceção de qualidade dos serviços possibilitará à instituição, se assim o entender, definir as áreas de atuação e que se promovam ações que favoreçam a satisfação do futuro magistrado enquanto na fase de aluno/auditor e superem as suas expectativas; se prossiga uma contínua melhoria dos serviços oferecidos numa perspetiva de otimização dos recursos disponíveis e, consequentemente, se aumente os índices de satisfação. Em adição, o CEJ poderá ponderar candidatar-se à certificação enquanto organismo com um sistema de Gestão da Qualidade pela norma NP EN ISO 9001:2008.This scientific study took place at the premises of the Center for Judiciary Studies (CEJ) and involved students/auditors of the 30th Initial Training Course of Magistrates. Its main objective was to evaluate the quality of services provided during the period of the initial formation of a judicial magistrate or Public Prosecutor and if the degree of Satisfaction with the provision of services contributes to the Loyalty of auditors, and to what extent this Loyalty is translated into Involvement with the institution. This objective was based on the European Index of Customer Satisfaction ECSI whose structural and measurement models were duly adapted to the reality of CEJ. This scientific instrument for evaluating the satisfaction and the perception of service quality will enable the institution, if wished, to define areas and promote actions that encourage the satisfaction of future magistrates during the auditor stage and exceed their expectations. This should lead to a continuous improvement of the services offered from the perspective of an optimization of available resources and, consequently, to an increase in the levels of satisfaction. In addition, the CEJ may consider applying for certification as an organization with a Quality Management System by standard NP EN ISO 9001: 2008.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCorreia, PedroRepositório da Universidade de LisboaRainho, Paulo Alexandre Jorge2014-03-20T14:13:12Z2014-02-182014-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6596TID:201511495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:57.029001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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