Coriandrum sativum L. e Cuminum cyminum L.: comercialização e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, F.M.G.
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Silva, A.C.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/927
Resumo: As espécies em estudo Coriandrum sativum L. (coentro) e Cominum cyminum L (cominho), surgem no âmbito nacional como duas das mais importantes, quando pensamos na utilização de plantas como condimento. O coentro é fundamentalmente utilizado na cozinha regional como erva (em verde), enquanto o cominho se utiliza como especiaria (sementes secas trituradas ou não). Muitas outras potencialidades têm surgido para estas plantas contribuindo para aumentar a importância das mesmas, tendo por isso, neste trabalho, sido realizada uma compilação exaustiva e actual dos fins utilitários mais importantes. O panorama nacional destas espécies em termos de comercialização, será analisado, tendo em conta que neste âmbito, o comércio internacional se efectua fundamentalmente sob forma de frutos secos triturados ou não. O cominho apresenta-se como uma das espécies com maior relevância nas importações nacionais, podendo desde já admitir-se a importância que o aumento das superfícies cultivadas desta espécie teriam no decréscimo dos valores importados. As sementes de coentro têm sofrido um acréscimo em termos de importação e exportação nacionais, não se encontrando porem, entre as espécies de maior importância para a balança comercial.
id RCAP_420b1a8ece5458af58b875720b46b295
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/927
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Coriandrum sativum L. e Cuminum cyminum L.: comercialização e potencialidadesCoriandrum sativumCominum cyminumPlanta condimentarAs espécies em estudo Coriandrum sativum L. (coentro) e Cominum cyminum L (cominho), surgem no âmbito nacional como duas das mais importantes, quando pensamos na utilização de plantas como condimento. O coentro é fundamentalmente utilizado na cozinha regional como erva (em verde), enquanto o cominho se utiliza como especiaria (sementes secas trituradas ou não). Muitas outras potencialidades têm surgido para estas plantas contribuindo para aumentar a importância das mesmas, tendo por isso, neste trabalho, sido realizada uma compilação exaustiva e actual dos fins utilitários mais importantes. O panorama nacional destas espécies em termos de comercialização, será analisado, tendo em conta que neste âmbito, o comércio internacional se efectua fundamentalmente sob forma de frutos secos triturados ou não. O cominho apresenta-se como uma das espécies com maior relevância nas importações nacionais, podendo desde já admitir-se a importância que o aumento das superfícies cultivadas desta espécie teriam no decréscimo dos valores importados. As sementes de coentro têm sofrido um acréscimo em termos de importação e exportação nacionais, não se encontrando porem, entre as espécies de maior importância para a balança comercial.CNPAMRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDelgado, F.M.G.Silva, A.C.2011-11-11T16:09:31Z19961996-01-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/927porDELGADO, M.F.G. ; SILVA, A.C. (1996) - Coriandrum sativum L. e Cuminum cyminum L.: comercialização e potencialidades. In Colóquio Nacional de Plantas Aromáticas e Medicinais, 1, Vilamoura, 26-29 Março - Actas. P. 263-268.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-04T01:50:06Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-04T01:50:06Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Coriandrum sativum L. e Cuminum cyminum L.: comercialização e potencialidades
title Coriandrum sativum L. e Cuminum cyminum L.: comercialização e potencialidades
spellingShingle Coriandrum sativum L. e Cuminum cyminum L.: comercialização e potencialidades
Delgado, F.M.G.
Coriandrum sativum
Cominum cyminum
Planta condimentar
title_short Coriandrum sativum L. e Cuminum cyminum L.: comercialização e potencialidades
title_full Coriandrum sativum L. e Cuminum cyminum L.: comercialização e potencialidades
title_fullStr Coriandrum sativum L. e Cuminum cyminum L.: comercialização e potencialidades
title_full_unstemmed Coriandrum sativum L. e Cuminum cyminum L.: comercialização e potencialidades
title_sort Coriandrum sativum L. e Cuminum cyminum L.: comercialização e potencialidades
author Delgado, F.M.G.
author_facet Delgado, F.M.G.
Silva, A.C.
author_role author
author2 Silva, A.C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado, F.M.G.
Silva, A.C.
dc.subject.por.fl_str_mv Coriandrum sativum
Cominum cyminum
Planta condimentar
topic Coriandrum sativum
Cominum cyminum
Planta condimentar
description As espécies em estudo Coriandrum sativum L. (coentro) e Cominum cyminum L (cominho), surgem no âmbito nacional como duas das mais importantes, quando pensamos na utilização de plantas como condimento. O coentro é fundamentalmente utilizado na cozinha regional como erva (em verde), enquanto o cominho se utiliza como especiaria (sementes secas trituradas ou não). Muitas outras potencialidades têm surgido para estas plantas contribuindo para aumentar a importância das mesmas, tendo por isso, neste trabalho, sido realizada uma compilação exaustiva e actual dos fins utilitários mais importantes. O panorama nacional destas espécies em termos de comercialização, será analisado, tendo em conta que neste âmbito, o comércio internacional se efectua fundamentalmente sob forma de frutos secos triturados ou não. O cominho apresenta-se como uma das espécies com maior relevância nas importações nacionais, podendo desde já admitir-se a importância que o aumento das superfícies cultivadas desta espécie teriam no decréscimo dos valores importados. As sementes de coentro têm sofrido um acréscimo em termos de importação e exportação nacionais, não se encontrando porem, entre as espécies de maior importância para a balança comercial.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-01-01T00:00:00Z
2011-11-11T16:09:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/927
url http://hdl.handle.net/10400.11/927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DELGADO, M.F.G. ; SILVA, A.C. (1996) - Coriandrum sativum L. e Cuminum cyminum L.: comercialização e potencialidades. In Colóquio Nacional de Plantas Aromáticas e Medicinais, 1, Vilamoura, 26-29 Março - Actas. P. 263-268.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNPAM
publisher.none.fl_str_mv CNPAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817542956341526528